A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alessandra Mendes Vilar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32918
Resumo: Esta pesquisa assume como objeto de investigação a compreensão que os (as) professores (as) das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) têm quanto à Inclusão Escolar e as suas necessidades formativas. Para tanto, são identificados os conceitos, as barreiras, as estratégias e os desafios vividos em três escolas do ensino regular da cidade de Coimbra, em Portugal. A metodologia usada centrou-se na pesquisa qualitativa, descrevendo um estudo de caso, tendo em vista intervir junto dos professores das AEC ao nível das suas práticas inclusivas. Para o efeito, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas a professores (as) das AEC. A pesquisa apontou para a necessidade de reforçar conceitos e práticas inclusivas, percebendo-se a pertinência de elaborar um material (in) formativo que permitisse aos professores uma autoformação.
id RCAP_3d4e8854912c1931320ddd835c357628
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)Inclusão EscolarProfessores das AEC'sBarreiras InclusivasBrochura InformativaEsta pesquisa assume como objeto de investigação a compreensão que os (as) professores (as) das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) têm quanto à Inclusão Escolar e as suas necessidades formativas. Para tanto, são identificados os conceitos, as barreiras, as estratégias e os desafios vividos em três escolas do ensino regular da cidade de Coimbra, em Portugal. A metodologia usada centrou-se na pesquisa qualitativa, descrevendo um estudo de caso, tendo em vista intervir junto dos professores das AEC ao nível das suas práticas inclusivas. Para o efeito, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas a professores (as) das AEC. A pesquisa apontou para a necessidade de reforçar conceitos e práticas inclusivas, percebendo-se a pertinência de elaborar um material (in) formativo que permitisse aos professores uma autoformação.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumLima, Alessandra Mendes Vilar2020-07-16T10:16:23Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32918202491765porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:56.595064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
title A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
spellingShingle A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
Lima, Alessandra Mendes Vilar
Inclusão Escolar
Professores das AEC's
Barreiras Inclusivas
Brochura Informativa
title_short A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
title_full A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
title_fullStr A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
title_full_unstemmed A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
title_sort A inclusão escolar segundo o olhar dos professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC)
author Lima, Alessandra Mendes Vilar
author_facet Lima, Alessandra Mendes Vilar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alessandra Mendes Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Professores das AEC's
Barreiras Inclusivas
Brochura Informativa
topic Inclusão Escolar
Professores das AEC's
Barreiras Inclusivas
Brochura Informativa
description Esta pesquisa assume como objeto de investigação a compreensão que os (as) professores (as) das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) têm quanto à Inclusão Escolar e as suas necessidades formativas. Para tanto, são identificados os conceitos, as barreiras, as estratégias e os desafios vividos em três escolas do ensino regular da cidade de Coimbra, em Portugal. A metodologia usada centrou-se na pesquisa qualitativa, descrevendo um estudo de caso, tendo em vista intervir junto dos professores das AEC ao nível das suas práticas inclusivas. Para o efeito, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas a professores (as) das AEC. A pesquisa apontou para a necessidade de reforçar conceitos e práticas inclusivas, percebendo-se a pertinência de elaborar um material (in) formativo que permitisse aos professores uma autoformação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16T10:16:23Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32918
202491765
url http://hdl.handle.net/10400.26/32918
identifier_str_mv 202491765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032796336128