INSERSÃO LABORAL, TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E ARTICULAÇÃO
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/655 |
Resumo: | Objetivamos, neste artigo, apresentar o relato de experiência oriundo da elaboração de “Oficinas de Psicologia”, inseridas em um projeto de profissionalização para jovens com faixa etária entre 15 e 21 anos, provenientes de escolas públicas do município de Novo Hamburgo - RS. As ações desenvolvidas através da prática de estágio profissionalizante, exigida para a conclusão do Bacharelado em Psicologia, tiveram como intuito potencializar a inserção social dos jovens pela via do trabalho, fazendo uma interface entre estas duas facetas subjacentes da sociedade em que nos encontramos. Contribuímos para o desenvolvimento de habilidades sociais e desmistificação de conceitos culturais equivocados, trazidos acerca do âmbito laboral, assim como houve potencialização do repertório de atitudes assertivas a serem tomadas diante da vivência em busca de emprego. As “Oficinas de Psicologia” contribuíram, desta forma, no incremento da saúde e do bem-estar desses jovens em sua inserção no mercado de trabalho.Palavras-chave: Programa de Inserção Laboral. Mercado de Trabalho. Inserção Social. Juventude. |
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INSERSÃO LABORAL, TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E ARTICULAÇÃOObjetivamos, neste artigo, apresentar o relato de experiência oriundo da elaboração de “Oficinas de Psicologia”, inseridas em um projeto de profissionalização para jovens com faixa etária entre 15 e 21 anos, provenientes de escolas públicas do município de Novo Hamburgo - RS. As ações desenvolvidas através da prática de estágio profissionalizante, exigida para a conclusão do Bacharelado em Psicologia, tiveram como intuito potencializar a inserção social dos jovens pela via do trabalho, fazendo uma interface entre estas duas facetas subjacentes da sociedade em que nos encontramos. Contribuímos para o desenvolvimento de habilidades sociais e desmistificação de conceitos culturais equivocados, trazidos acerca do âmbito laboral, assim como houve potencialização do repertório de atitudes assertivas a serem tomadas diante da vivência em busca de emprego. As “Oficinas de Psicologia” contribuíram, desta forma, no incremento da saúde e do bem-estar desses jovens em sua inserção no mercado de trabalho.Palavras-chave: Programa de Inserção Laboral. Mercado de Trabalho. Inserção Social. Juventude.Universidade Feevale2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/65510.25112/rp.v2i0.655Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 79-842448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/655/690Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneguetti, Aldo DavidBraun, Ana ClaudiaBerlim, Cynthia Schwarcz2017-07-06T22:10:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/655Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:37Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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