BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores. |
id |
Feevale-1_ff0528b5bf15dca214d2bab7c8814f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/682 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.Universidade Feevale2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/68210.25112/rp.v1i0.682Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 19-282448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682/754Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Eliane C. AraujoSilva, Vanessa Mariane da2017-07-06T22:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/682Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
title |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
spellingShingle |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? Schneider, Eliane C. Araujo |
title_short |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
title_full |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
title_fullStr |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
title_full_unstemmed |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
title_sort |
BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA? |
author |
Schneider, Eliane C. Araujo |
author_facet |
Schneider, Eliane C. Araujo Silva, Vanessa Mariane da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa Mariane da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Eliane C. Araujo Silva, Vanessa Mariane da |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682 10.25112/rp.v1i0.682 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682/754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 19-28 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123845980160 |