BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Eliane C. Araujo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Vanessa Mariane da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.
id Feevale-1_ff0528b5bf15dca214d2bab7c8814f26
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/682
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.Universidade Feevale2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/68210.25112/rp.v1i0.682Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 19-282448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682/754Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Eliane C. AraujoSilva, Vanessa Mariane da2017-07-06T22:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/682Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
title BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
spellingShingle BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
Schneider, Eliane C. Araujo
title_short BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
title_full BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
title_fullStr BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
title_full_unstemmed BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
title_sort BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?
author Schneider, Eliane C. Araujo
author_facet Schneider, Eliane C. Araujo
Silva, Vanessa Mariane da
author_role author
author2 Silva, Vanessa Mariane da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Eliane C. Araujo
Silva, Vanessa Mariane da
description Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682
10.25112/rp.v1i0.682
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/682/754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 19-28
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123845980160