APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Fernando Frederico
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Francischett, Mafalda Nesi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2414
Resumo: O presente artigo reflete sobre a prática da Geografia Escolar contemporânea, inspirada por dois paradigmas principais: o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. Inicialmente, após a introdução, apontamos reflexões sobre o conteúdo semântico e científico referente aos termos “ensino” e “educação”, “Ensino de Geografia” e “Educação Geográfica”. Posto isto, a partir das análises e constatações teóricas, almejamos, também, reconhecer na ação empírica a relação entre os os principais objetos da pesquisa. Tais verificações se tornam fundamentais para a construção, concepção, distinção (encontros e desencontros) desses termos geográficos, bem como para repensar e até mesmo reconsiderar o sentido da Geografia em meio escolar. Ao concluir o presente trabalho, foi possível demonstrar e fundamentar que, na Geografia Escolar contemporânea, temos como paradigmas principais o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. E a amostra de caso se demonstrou mais próxima da vertente Educação Geográfica, utilizando frequentemente os seguintes termos: “crítico”, “mediação”, “processo”, “cidadania” e “subjetividade”. Os aportes preliminares foram lançados, e cabe ao leitor/professor fazer mover a sua dinâmica pedagógica com clareza e consciência (ação planejada), elegendo a inspiração didático-pedagógica que mais acredita/se identifica.Palavras-chave: Educação Geográfica. Ensino de Geografia. Geografia Escolar.ABSTRACTThis article reflects on the practice of contemporary School Geography, inspired by two main paradigms: Geography Teaching and Geographic Education. Initially, after the introduction, we point to reflections on the semantic and scientific content referring to the terms "teaching" and "education", "Geography Teaching" and "Geographic Education". Having said that, from the analysis and theoretical findings, we also aim to recognize in the empirical action the relationship between the main research objects. Such verifications become fundamental for the construction, conception, distinction (encounters and mismatches) of these geographical terms, as well as for rethinking and even reconsidering the meaning of geography in schools. At the end of this work, it was possible to demonstrate and substantiate, that in contemporary School Geography, we have as main paradigms the Teaching of Geography and Geographic Education. And the case sample proved to be closer to the Geographic Education aspect, frequently using the following terms: “critical”, “mediation”, “process”, “citizenship” and “subjectivity”. The preliminary contributions were launched and, it is up to the reader / teacher, to make their pedagogical dynamics move with clarity and awareness (planned action), choosing the didactic-pedagogical inspiration with which he / she most believes / identifies.Keywords: Geographic Education. Geography Teaching. School Geography.
id Feevale-1_ff30486924f0c5ac314bc566f6e231b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2414
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICAO presente artigo reflete sobre a prática da Geografia Escolar contemporânea, inspirada por dois paradigmas principais: o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. Inicialmente, após a introdução, apontamos reflexões sobre o conteúdo semântico e científico referente aos termos “ensino” e “educação”, “Ensino de Geografia” e “Educação Geográfica”. Posto isto, a partir das análises e constatações teóricas, almejamos, também, reconhecer na ação empírica a relação entre os os principais objetos da pesquisa. Tais verificações se tornam fundamentais para a construção, concepção, distinção (encontros e desencontros) desses termos geográficos, bem como para repensar e até mesmo reconsiderar o sentido da Geografia em meio escolar. Ao concluir o presente trabalho, foi possível demonstrar e fundamentar que, na Geografia Escolar contemporânea, temos como paradigmas principais o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. E a amostra de caso se demonstrou mais próxima da vertente Educação Geográfica, utilizando frequentemente os seguintes termos: “crítico”, “mediação”, “processo”, “cidadania” e “subjetividade”. Os aportes preliminares foram lançados, e cabe ao leitor/professor fazer mover a sua dinâmica pedagógica com clareza e consciência (ação planejada), elegendo a inspiração didático-pedagógica que mais acredita/se identifica.Palavras-chave: Educação Geográfica. Ensino de Geografia. Geografia Escolar.ABSTRACTThis article reflects on the practice of contemporary School Geography, inspired by two main paradigms: Geography Teaching and Geographic Education. Initially, after the introduction, we point to reflections on the semantic and scientific content referring to the terms "teaching" and "education", "Geography Teaching" and "Geographic Education". Having said that, from the analysis and theoretical findings, we also aim to recognize in the empirical action the relationship between the main research objects. Such verifications become fundamental for the construction, conception, distinction (encounters and mismatches) of these geographical terms, as well as for rethinking and even reconsidering the meaning of geography in schools. At the end of this work, it was possible to demonstrate and substantiate, that in contemporary School Geography, we have as main paradigms the Teaching of Geography and Geographic Education. And the case sample proved to be closer to the Geographic Education aspect, frequently using the following terms: “critical”, “mediation”, “process”, “citizenship” and “subjectivity”. The preliminary contributions were launched and, it is up to the reader / teacher, to make their pedagogical dynamics move with clarity and awareness (planned action), choosing the didactic-pedagogical inspiration with which he / she most believes / identifies.Keywords: Geographic Education. Geography Teaching. School Geography.Universidade Feevale2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/241410.25112/rpr.v1i0.2414Revista Prâksis; v. 1 (2021): Literatura e História; 169-1862448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2414/2726Copyright (c) 2021 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Fernando FredericoFrancischett, Mafalda Nesi2021-01-11T20:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2414Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-01-11T20:29:34Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
spellingShingle APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Bernardes, Fernando Frederico
title_short APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_full APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_fullStr APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_sort APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
author Bernardes, Fernando Frederico
author_facet Bernardes, Fernando Frederico
Francischett, Mafalda Nesi
author_role author
author2 Francischett, Mafalda Nesi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Fernando Frederico
Francischett, Mafalda Nesi
description O presente artigo reflete sobre a prática da Geografia Escolar contemporânea, inspirada por dois paradigmas principais: o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. Inicialmente, após a introdução, apontamos reflexões sobre o conteúdo semântico e científico referente aos termos “ensino” e “educação”, “Ensino de Geografia” e “Educação Geográfica”. Posto isto, a partir das análises e constatações teóricas, almejamos, também, reconhecer na ação empírica a relação entre os os principais objetos da pesquisa. Tais verificações se tornam fundamentais para a construção, concepção, distinção (encontros e desencontros) desses termos geográficos, bem como para repensar e até mesmo reconsiderar o sentido da Geografia em meio escolar. Ao concluir o presente trabalho, foi possível demonstrar e fundamentar que, na Geografia Escolar contemporânea, temos como paradigmas principais o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. E a amostra de caso se demonstrou mais próxima da vertente Educação Geográfica, utilizando frequentemente os seguintes termos: “crítico”, “mediação”, “processo”, “cidadania” e “subjetividade”. Os aportes preliminares foram lançados, e cabe ao leitor/professor fazer mover a sua dinâmica pedagógica com clareza e consciência (ação planejada), elegendo a inspiração didático-pedagógica que mais acredita/se identifica.Palavras-chave: Educação Geográfica. Ensino de Geografia. Geografia Escolar.ABSTRACTThis article reflects on the practice of contemporary School Geography, inspired by two main paradigms: Geography Teaching and Geographic Education. Initially, after the introduction, we point to reflections on the semantic and scientific content referring to the terms "teaching" and "education", "Geography Teaching" and "Geographic Education". Having said that, from the analysis and theoretical findings, we also aim to recognize in the empirical action the relationship between the main research objects. Such verifications become fundamental for the construction, conception, distinction (encounters and mismatches) of these geographical terms, as well as for rethinking and even reconsidering the meaning of geography in schools. At the end of this work, it was possible to demonstrate and substantiate, that in contemporary School Geography, we have as main paradigms the Teaching of Geography and Geographic Education. And the case sample proved to be closer to the Geographic Education aspect, frequently using the following terms: “critical”, “mediation”, “process”, “citizenship” and “subjectivity”. The preliminary contributions were launched and, it is up to the reader / teacher, to make their pedagogical dynamics move with clarity and awareness (planned action), choosing the didactic-pedagogical inspiration with which he / she most believes / identifies.Keywords: Geographic Education. Geography Teaching. School Geography.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2414
10.25112/rpr.v1i0.2414
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2414
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.2414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2414/2726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2021): Literatura e História; 169-186
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125302452224