A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189 |
Resumo: | Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades. |
id |
UFPR-7_b1477c83959264d534cfe7742bb90ecf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/82189 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGARMUSIC IN GEOGRAPHY TEACHING: CONTRIBUTIONS TO UNDERSTAND REGIONALITIES FROM THE PLACEMúsica. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.Song; Teaching Geography; Place; Regionalities.Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades.Teaching geography in the contemporary context has been something challenging for teachers considering that, despite the amount of resources and didactic strategies and advances in understanding the learning processes, difficulties are faced daily. Therefore, the objective of this article is to debate about music, understanding it as a possibility for teaching and learning Geography, considering the study of place and regionality based on this resource as central. It is understood, in this sense, that when teaching Geography, the first look must be on the place, in order to understand other spatialities based on it. It is a qualitative research, whose purpose is to take the theoretical support as support for, through the basic concepts of geography: geographic space, landscape, place, territory and region, to understand geographic analyzes supported by thematic song lyrics regional. In the didactic proposals, it is proposed that regional music is suitable for each year of learning, considering the complexity of each cognitive level and related to possible themes/contents and concepts that can be worked on in each proposal. For that, songs known in the voices of the interpreters were selected: Dante Ramon Ledesma and Joca Martins. Eight songs were selected, analyzed and understood in their relationship with geographic knowledge, taking the concepts listed as fundamental in the interpretation and proposition of the use of these songs to address place and regionalities. UFPRPNPD - CapesCopatti, CarinaBarcellos, Carla Riethmüller Haas2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8218910.5380/geografar.v16i2.82189REVISTA GEOGRAFAR; v. 16, n. 2 (2021); 470-4851981-089X10.5380/geografar.v16i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45576https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45535https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/49632https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/50731Direitos autorais 2021 Carina Copatti, Carla Riethmüller Haas Barcelloshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-31T16:14:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/82189Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2021-12-31T16:14:22Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR MUSIC IN GEOGRAPHY TEACHING: CONTRIBUTIONS TO UNDERSTAND REGIONALITIES FROM THE PLACE |
title |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR |
spellingShingle |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR Copatti, Carina Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades. Song; Teaching Geography; Place; Regionalities. |
title_short |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR |
title_full |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR |
title_fullStr |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR |
title_full_unstemmed |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR |
title_sort |
A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR |
author |
Copatti, Carina |
author_facet |
Copatti, Carina Barcellos, Carla Riethmüller Haas |
author_role |
author |
author2 |
Barcellos, Carla Riethmüller Haas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PNPD - Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Copatti, Carina Barcellos, Carla Riethmüller Haas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades. Song; Teaching Geography; Place; Regionalities. |
topic |
Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades. Song; Teaching Geography; Place; Regionalities. |
description |
Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189 10.5380/geografar.v16i2.82189 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v16i2.82189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45576 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45535 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/49632 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/50731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Carina Copatti, Carla Riethmüller Haas Barcellos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Carina Copatti, Carla Riethmüller Haas Barcellos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 16, n. 2 (2021); 470-485 1981-089X 10.5380/geografar.v16i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990019944316928 |