A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copatti, Carina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barcellos, Carla Riethmüller Haas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189
Resumo: Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades.
id UFPR-7_b1477c83959264d534cfe7742bb90ecf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82189
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGARMUSIC IN GEOGRAPHY TEACHING: CONTRIBUTIONS TO UNDERSTAND REGIONALITIES FROM THE PLACEMúsica. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.Song; Teaching Geography; Place; Regionalities.Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades.Teaching geography in the contemporary context has been something challenging for teachers considering that, despite the amount of resources and didactic strategies and advances in understanding the learning processes, difficulties are faced daily. Therefore, the objective of this article is to debate about music, understanding it as a possibility for teaching and learning Geography, considering the study of place and regionality based on this resource as central. It is understood, in this sense, that when teaching Geography, the first look must be on the place, in order to understand other spatialities based on it. It is a qualitative research, whose purpose is to take the theoretical support as support for, through the basic concepts of geography: geographic space, landscape, place, territory and region, to understand geographic analyzes supported by thematic song lyrics regional. In the didactic proposals, it is proposed that regional music is suitable for each year of learning, considering the complexity of each cognitive level and related to possible themes/contents and concepts that can be worked on in each proposal. For that, songs known in the voices of the interpreters were selected: Dante Ramon Ledesma and Joca Martins. Eight songs were selected, analyzed and understood in their relationship with geographic knowledge, taking the concepts listed as fundamental in the interpretation and proposition of the use of these songs to address place and regionalities. UFPRPNPD - CapesCopatti, CarinaBarcellos, Carla Riethmüller Haas2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8218910.5380/geografar.v16i2.82189REVISTA GEOGRAFAR; v. 16, n. 2 (2021); 470-4851981-089X10.5380/geografar.v16i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45576https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45535https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/49632https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/50731Direitos autorais 2021 Carina Copatti, Carla Riethmüller Haas Barcelloshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-31T16:14:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/82189Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2021-12-31T16:14:22Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
MUSIC IN GEOGRAPHY TEACHING: CONTRIBUTIONS TO UNDERSTAND REGIONALITIES FROM THE PLACE
title A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
spellingShingle A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
Copatti, Carina
Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.
Song; Teaching Geography; Place; Regionalities.
title_short A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
title_full A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
title_fullStr A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
title_full_unstemmed A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
title_sort A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
author Copatti, Carina
author_facet Copatti, Carina
Barcellos, Carla Riethmüller Haas
author_role author
author2 Barcellos, Carla Riethmüller Haas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PNPD - Capes

dc.contributor.author.fl_str_mv Copatti, Carina
Barcellos, Carla Riethmüller Haas
dc.subject.por.fl_str_mv Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.
Song; Teaching Geography; Place; Regionalities.
topic Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.
Song; Teaching Geography; Place; Regionalities.
description Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189
10.5380/geografar.v16i2.82189
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v16i2.82189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45576
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45535
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/49632
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/82189/50731
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Carina Copatti, Carla Riethmüller Haas Barcellos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Carina Copatti, Carla Riethmüller Haas Barcellos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 16, n. 2 (2021); 470-485
1981-089X
10.5380/geografar.v16i2
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019944316928