O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Kátia De Conto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Torman, Ronalisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620
Resumo: O artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão.
id Feevale-1_ffb90b4ac456e1c90b3184738750b7cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃOO artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/62010.25112/rp.v2i0.620Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 115-1182448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620/624Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Kátia De ContoTorman, Ronalisa2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
title O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
spellingShingle O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
Lopes, Kátia De Conto
title_short O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
title_full O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
title_fullStr O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
title_full_unstemmed O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
title_sort O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
author Lopes, Kátia De Conto
author_facet Lopes, Kátia De Conto
Torman, Ronalisa
author_role author
author2 Torman, Ronalisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Kátia De Conto
Torman, Ronalisa
description O artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620
10.25112/rp.v2i0.620
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620/624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 115-118
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123510435840