O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620 |
Resumo: | O artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão. |
id |
Feevale-1_ffb90b4ac456e1c90b3184738750b7cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃOO artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/62010.25112/rp.v2i0.620Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 115-1182448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620/624Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Kátia De ContoTorman, Ronalisa2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
title |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
spellingShingle |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO Lopes, Kátia De Conto |
title_short |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
title_full |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
title_fullStr |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
title_sort |
O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO |
author |
Lopes, Kátia De Conto |
author_facet |
Lopes, Kátia De Conto Torman, Ronalisa |
author_role |
author |
author2 |
Torman, Ronalisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Kátia De Conto Torman, Ronalisa |
description |
O artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620 10.25112/rp.v2i0.620 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/620/624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 115-118 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123510435840 |