EMPREENDEDOR SOCIAL: ANÁLISE COM BASE NA TÉCNICA LADDERING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engelman, Raquel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Menezes, Uiara Gonçalves De, Zingano, Elisa, Pojo, Sabrina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/334
Resumo: A pesquisa visou identificar valores dos empreendedores sociais com base na técnica Laddering, bem como a relação com o marketing social. Os principais atributos se referem ao engajamento social, ser proprietário de negócio e ter poder de decisão sobre sua própria vida. As principais consequências são autonomia, reconhecimento e transformação da sociedade. Entre os principais valores estão satisfação pessoal, bem-estar social e felicidade. As oportunidades estão relacionadas ao envolvimento prévio com a causa social, área de formação do empreendedor e suas redes de relacionamentos. As principais formas utilizadas para a comunicação e mobilização das pessoas são as mídias sociais. O estudo se mostrou importante para contribuir com maior conhecimento sobre as características peculiares do empreendedor social. Sobre a técnica Laddering, apesar de comumente ser utilizada para compreender relações de consumo, também se mostrou extremamente útil para compreender os valores mais íntimos que levam as pessoas a empreender socialmente, ao invés de empreender em negócios tradicionais ou se tornarem voluntários em uma organização social já constituída.Palavras-chave: Marketing Social. Empreendedorismo social. Laddering.
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