O IMPACTO DA CRIATIVIDADE E DO DESIGN NA COCRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS: O CASO DOS EMPREENDIMENTOS TER NA REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mafalda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moura, Andreia Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1815
Resumo: As zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de despovoamento e desertificação e os empreendimentos de Turismo em Espaço Rural (TER) parecem ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas. O TER deverá, portanto, articular os três pilares fundamentais ao desenvolvimento sustentável: comunidade, ambiente e turista, sobre os quais devem assentar os processos criativos de cocriação de experiências turísticas que, por sua vez, poderão se beneficiar da aplicação do método de design thinking, que promove a importância do produto/serviço para atender às reais necessidades do cliente. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é compreender a influência da criatividade e do design na cocriação de experiências turísticas. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas semiestruturadas realizadas com proprietários de empreendimentos TER da região centro de Portugal, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, é possível obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.Palavras-chave: TER. Experiência turística. Criatividade. Design. Cocriação.ABSTRACTThe rural areas of Portugal are facing serious difficulties of depopulation and desertification, and the rural accommodation establishments seem to be a link to the positive development of these areas. This sort of accommodation should comprehend the three fundamental pillars to sustainable development: community, environment and tourists, on which should be based the creative processes of co-creation of tourism experiences that, in turn, may benefit from the application of the design thinking method, which promotes the importance of the product/service to meet the real needs of the client. Thus, the main objective of this study is to understand the influence of creativity and design on the cocreation of tourism experiences. Through a quality survey that was based on the content of 13 semi-structured interviews carried out with the owners of rural accommodation establishments, it was possible to verify that with the use of creativity and design, we can obtain positive results in terms of the experiences offered to the client during his stay.Keywords: Rural Accommodation Establishments. Tourism experience. Creativity. Design. Cocreation.
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