A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/158 |
Resumo: | Há um crescente fluxo migratório de jovens expatriados para o Brasil com fins de formação acadêmica. Esse artigo estudou o caso de estudantes africanos que cursam graduação em instituições de ensino superior brasileiras e realizam estágio em organizações locais, mais especificamente estudantes residindo em Fortaleza-Ce. A revisão da literatura foi à luz das correntes sobre expatriação de executivos propostas por Nunes, Vasconcelos e Jaussaud (2008). Foram realizadas seis entrevistas com estudantes expatriados e constatou-se a partir dos discursos dos entrevistados que a vivência acadêmica destes no exterior tem vários pontos de encontro com as tipologias abordadas teoricamente sobre expatriação. Por outro lado, embora as correntes de estudo sobre executivos podem até abranger em alguns pontos a experiência dos estudantes vindos de países da África para cursar ensino superior aqui no Brasil, há aspectos específicos que devem ser mais amplamente pesquisados e analisados neste grupo. A maioria dos respondentes enfatiza a formação acadêmica como o ponto mais importante dentro da experiência da expatriação, sobressaindo inclusive um caráter “missionário” em relação a essa experiência, uma vez que os jovens têm uma forte intenção de voltar para seus países de origem e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de uma nação melhor. A pesquisa é relevante para a o melhor entendimento da experiência do estudante expatriado e consequentemente para o melhoramento dos programas de cooperação, formação acadêmica e estágio, assim como em que dimensões a sociedade civil pode ser integrada nas decisões de políticas públicas no cenário internacional. |
id |
Feevale-2_09a90a1fd2b57959c9d57921ff451210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃOHá um crescente fluxo migratório de jovens expatriados para o Brasil com fins de formação acadêmica. Esse artigo estudou o caso de estudantes africanos que cursam graduação em instituições de ensino superior brasileiras e realizam estágio em organizações locais, mais especificamente estudantes residindo em Fortaleza-Ce. A revisão da literatura foi à luz das correntes sobre expatriação de executivos propostas por Nunes, Vasconcelos e Jaussaud (2008). Foram realizadas seis entrevistas com estudantes expatriados e constatou-se a partir dos discursos dos entrevistados que a vivência acadêmica destes no exterior tem vários pontos de encontro com as tipologias abordadas teoricamente sobre expatriação. Por outro lado, embora as correntes de estudo sobre executivos podem até abranger em alguns pontos a experiência dos estudantes vindos de países da África para cursar ensino superior aqui no Brasil, há aspectos específicos que devem ser mais amplamente pesquisados e analisados neste grupo. A maioria dos respondentes enfatiza a formação acadêmica como o ponto mais importante dentro da experiência da expatriação, sobressaindo inclusive um caráter “missionário” em relação a essa experiência, uma vez que os jovens têm uma forte intenção de voltar para seus países de origem e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de uma nação melhor. A pesquisa é relevante para a o melhor entendimento da experiência do estudante expatriado e consequentemente para o melhoramento dos programas de cooperação, formação acadêmica e estágio, assim como em que dimensões a sociedade civil pode ser integrada nas decisões de políticas públicas no cenário internacional. Universidade Feevale2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/15810.25112/rgd.v13i1.158Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 13 n. 1 (2016): Políticas Públicas: múltiplas perspectivas de análise - Janeiro / Junho; 112-1292446-68751807-543610.25112/rgd.v13i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/158/390Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Valério CarvalhoLemos, Anderson QueirozMoreira, Márcia ZabdieleFernandes, Felipe Kaiser2019-02-13T22:30:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:44Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
title |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO Filho, Valério Carvalho |
title_short |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
title_full |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO |
author |
Filho, Valério Carvalho |
author_facet |
Filho, Valério Carvalho Lemos, Anderson Queiroz Moreira, Márcia Zabdiele Fernandes, Felipe Kaiser |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Anderson Queiroz Moreira, Márcia Zabdiele Fernandes, Felipe Kaiser |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Valério Carvalho Lemos, Anderson Queiroz Moreira, Márcia Zabdiele Fernandes, Felipe Kaiser |
description |
Há um crescente fluxo migratório de jovens expatriados para o Brasil com fins de formação acadêmica. Esse artigo estudou o caso de estudantes africanos que cursam graduação em instituições de ensino superior brasileiras e realizam estágio em organizações locais, mais especificamente estudantes residindo em Fortaleza-Ce. A revisão da literatura foi à luz das correntes sobre expatriação de executivos propostas por Nunes, Vasconcelos e Jaussaud (2008). Foram realizadas seis entrevistas com estudantes expatriados e constatou-se a partir dos discursos dos entrevistados que a vivência acadêmica destes no exterior tem vários pontos de encontro com as tipologias abordadas teoricamente sobre expatriação. Por outro lado, embora as correntes de estudo sobre executivos podem até abranger em alguns pontos a experiência dos estudantes vindos de países da África para cursar ensino superior aqui no Brasil, há aspectos específicos que devem ser mais amplamente pesquisados e analisados neste grupo. A maioria dos respondentes enfatiza a formação acadêmica como o ponto mais importante dentro da experiência da expatriação, sobressaindo inclusive um caráter “missionário” em relação a essa experiência, uma vez que os jovens têm uma forte intenção de voltar para seus países de origem e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de uma nação melhor. A pesquisa é relevante para a o melhor entendimento da experiência do estudante expatriado e consequentemente para o melhoramento dos programas de cooperação, formação acadêmica e estágio, assim como em que dimensões a sociedade civil pode ser integrada nas decisões de políticas públicas no cenário internacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/158 10.25112/rgd.v13i1.158 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/158 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v13i1.158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/158/390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 13 n. 1 (2016): Políticas Públicas: múltiplas perspectivas de análise - Janeiro / Junho; 112-129 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v13i1 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325143960813568 |