A PESQUISA DE MARKETING COMO UM MEIO DE INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1062 |
Resumo: | As decisões tomadas nas organizações indicam a necessidade da realização de pesquisa mercadológica e a constante busca da satisfação dos seus clientes. A partir destes aspectos, cabe questionar se a tomada de decisões com base em pesquisa gera impacto na satisfação dos clientes. Para tanto, foi utilizada como base teórica a pesquisa mercadológica, a tomada de decisões e a satisfação dos clientes. Também foi realizado um estudo de caso comparativo em duas empresas de insumos químicos, sendo que uma realiza pesquisa mercadológica e a outra não. As conclusões deste estudo indicam que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta que proporciona a busca de informações seguras e precisas do mercado para a tomada de decisões. Entretanto, os indicadores de satisfação de clientes apontam que a tomada de decisões, com base na pesquisa, não influencia diretamente na satisfação de clientes. Portanto, sugere-se que sejam pesquisados outros indicadores nos quais as decisões tomadas com base em pesquisa possam gerar impacto.Palavras-chave: tomada de decisão; pesquisa mercadológica; satisfação de clientes. |
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A PESQUISA DE MARKETING COMO UM MEIO DE INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICAAs decisões tomadas nas organizações indicam a necessidade da realização de pesquisa mercadológica e a constante busca da satisfação dos seus clientes. A partir destes aspectos, cabe questionar se a tomada de decisões com base em pesquisa gera impacto na satisfação dos clientes. Para tanto, foi utilizada como base teórica a pesquisa mercadológica, a tomada de decisões e a satisfação dos clientes. Também foi realizado um estudo de caso comparativo em duas empresas de insumos químicos, sendo que uma realiza pesquisa mercadológica e a outra não. As conclusões deste estudo indicam que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta que proporciona a busca de informações seguras e precisas do mercado para a tomada de decisões. Entretanto, os indicadores de satisfação de clientes apontam que a tomada de decisões, com base na pesquisa, não influencia diretamente na satisfação de clientes. Portanto, sugere-se que sejam pesquisados outros indicadores nos quais as decisões tomadas com base em pesquisa possam gerar impacto.Palavras-chave: tomada de decisão; pesquisa mercadológica; satisfação de clientes.Universidade Feevale2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/106210.25112/rgd.v2i1.1062Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 2 n. 1 (2005): Janeiro / Junho2446-68751807-543610.25112/rgd.v2i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1062/1498Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstätter, Cássia RebeloHoppe, Luciana2019-02-13T22:31:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1062Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:31:50Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
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