A influência do uso dos Sistemas de Informação de Marketing na tomada de decisão e criação de vantagem competitiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23124 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação |
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A influência do uso dos Sistemas de Informação de Marketing na tomada de decisão e criação de vantagem competitivaMarketingSistemas de InformaçãoSistema de Informação de MarketingTomada de decisãoVantagem competitivaVRINMarketingInformation SystemMarketing Information SystemDecision MakingCompetitive AdvantageMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoAtualmente com a necessidade e dependência da informação e conhecimentos nas organizações é necessário a utilização de Sistemas de Informação que permitam às organizações a melhor gestão dessa informação, assim como, apoiar na tomada de decisões. Na área do marketing, os SI permitem as empresas melhorar a sua eficácia e eficiência das operações e estratégias, para auxiliar na vantagem competitiva (Li et al., 2001). Para isso os objetivos desta dissertação são conhecer as variáveis em estudo, Sistemas de Informação de Marketing, Tomada de Decisão e Vantagem competitiva, perceber o impacto das três variáveis mencionadas assim como poder analisar a relação entre si. Com o propósito de desenvolvimento deste estudo foi realizada uma análise quantitativa, com recurso a um questionário direcionado a profissionais de Marketing, contou com a participação de 47 inquiridos. Para o tratamento das respostas foi utilizado o software Smart PLS 3 de modo a avaliar o modelo concetual. De modo a elaborar uma análise mais correta, recorreu-se ao construto VRIN, apresentado na literatura, que define-se como características que são pertinentes para a análise. Os resultados obtidos divulgam que a maioria dos construtos apresenta uma relação estatisticamente significativa, com exceção do Uso de Sistemas de Informação de Marketing que não revela impacto estatisticamente significativo em relação à vantagem competitiva. Assim é possível concluir que, através dos resultados divulgados, que os construtos, Uso de Sistemas de Informação, Tomada de Decisão, Vantagem Competitiva e VRIN apresenta uma relação estatisticamente significativa entre si, com exceção do Uso de Sistemas de Informação de Marketing que não revela impacto estatisticamente significativo em relação à vantagem competitiva.Currently, with the need and dependence of information and knowledge in organizations, it is necessary to use Information Systems that allow organizations to better manage this information, as well as support decision-making. In the marketing area, IS allows companies to improve their effectiveness and efficiency of operations and strategies, to assist in competitive advantage (Li et al., 2001). The main goals of this dissertation are to know the variables under study, Marketing Information Systems, Decision Making, and Competitive Advantage, to understand the impact of the three mentioned variables as well as to be able to analyze the relationship between them. To develop this study, a quantitative analysis was carried out, using a questionnaire directed at Marketing professionals, with the participation of 47 respondents. For the treatment of responses, the Smart PLS 3 software was used to evaluate the conceptual model. To elaborate a more correct analysis, the VRIN construct, presented in the literature, was used, which is shown as characteristics that are relevant for the analysis. The results obtained show that most constructs present a statistically significant relationship, except for the Use of Marketing Information Systems, which does not reveal a statistically significant impact on competitive advantage. Thus, it is possible to conclude that, through the results disclosed, that the constructs, Use of Information Systems, Decision Making, Competitive Advantage, and VRIN present a statistically significant relationship with each other, except the Use of Marketing Information Systems, which does not reveal the statistically significant impact on competitive advantage.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Libânia Galrão2022-01-18T14:12:15Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23124porLourenço, Libânia Galrão (2021). “A influência do uso dos Sistemas de Informação de Marketing na tomada de decisão e criação de vantagem competitiva”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:25.224267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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