O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telocken, Suelen Geíse
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garlet, Valéria, Favarin, Rodrigo, Madruga, Lúcia Rejane, Trevisan, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1124
Resumo: RESUMOEste trabalho teve como objetivo evidenciar e comparar o comportamento de consumidor consciente nos diferentes níveis de escolaridade/aprendizagem dos estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal Brasileira. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com 290 alunos de diferentes níveis de ensino de Administração: técnico, graduação diurno, graduação noturno, mestrado e doutorado. Foi observado que onível de escolaridade/aprendizagem influenciou no comportamento de consumidor consciente nas dimensões de reciclagem, consciência ecológica e frugalidade, nas quais houve maior valor percentual identificado de consumo consciente entre os alunos do doutorado. Porém, este comportamento dos doutorandos não ocorreu na dimensão de economia de recursos. Logo, não se pode afirmar que os níveis mais altos de escolaridade estão associados ao nível de conscientização nas quatro dimensões apresentadas no estudo uma vez que os alunos do técnico e da graduação também manifestaram valores percentuais altos de conscientização desse consumo, respectivamente, na dimensão de reciclagem e na dimensão de economia de recursos, o que não foi constatado entre os alunos do mestrado. Com esse estudo, ressalta-se a importância de inserir a sustentabilidade como tema transversal não só nas universidades, mas em todas as escolas afim de criar e desenvolver a consciência sustentável.Palavras-chave: Consumo Consciente. Educação. Sustentabilidade. Instituição Pública de Ensino Superior. ABSTRACTThis study aimed to highlight and compare the conscious consumer behaviour among different levels of education / learning of management’s students from a Brazilian public university. A questionnaire was applied to 290 students from different levels of administration’s courses: technical, daytime graduation, graduation night, master's and doctorate to reach the aim. It was observed that the level of education / learning influenced the conscious consumer behaviour in the dimensions of recycling, environmental consciousness and thrift, in which there was identified a higher percentage of consumer consciousness among students of the doctorate. However, this behaviour of doctoral candidates not occurred in the dimension of recourses savings. Then, it can’t be said that higher levels of education are associated with the level of awareness in the four dimensions presented in the study, since students of technical and management graduation also showed high percentages of consumption awareness, respectively, in the dimension of recycling and resource savings, that was not found among the students of the master degree. This study highlights the importance of including sustainability as a cross-cutting theme not only in universities but in all schools in order to create and develop sustainable consciousness.Keywords: Conscious Consumption. Education. Sustainability. Public Institution of Higher Education.
id Feevale-2_680e8b466311659635da764b3bebcfd5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1124
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADERESUMOEste trabalho teve como objetivo evidenciar e comparar o comportamento de consumidor consciente nos diferentes níveis de escolaridade/aprendizagem dos estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal Brasileira. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com 290 alunos de diferentes níveis de ensino de Administração: técnico, graduação diurno, graduação noturno, mestrado e doutorado. Foi observado que onível de escolaridade/aprendizagem influenciou no comportamento de consumidor consciente nas dimensões de reciclagem, consciência ecológica e frugalidade, nas quais houve maior valor percentual identificado de consumo consciente entre os alunos do doutorado. Porém, este comportamento dos doutorandos não ocorreu na dimensão de economia de recursos. Logo, não se pode afirmar que os níveis mais altos de escolaridade estão associados ao nível de conscientização nas quatro dimensões apresentadas no estudo uma vez que os alunos do técnico e da graduação também manifestaram valores percentuais altos de conscientização desse consumo, respectivamente, na dimensão de reciclagem e na dimensão de economia de recursos, o que não foi constatado entre os alunos do mestrado. Com esse estudo, ressalta-se a importância de inserir a sustentabilidade como tema transversal não só nas universidades, mas em todas as escolas afim de criar e desenvolver a consciência sustentável.Palavras-chave: Consumo Consciente. Educação. Sustentabilidade. Instituição Pública de Ensino Superior. ABSTRACTThis study aimed to highlight and compare the conscious consumer behaviour among different levels of education / learning of management’s students from a Brazilian public university. A questionnaire was applied to 290 students from different levels of administration’s courses: technical, daytime graduation, graduation night, master's and doctorate to reach the aim. It was observed that the level of education / learning influenced the conscious consumer behaviour in the dimensions of recycling, environmental consciousness and thrift, in which there was identified a higher percentage of consumer consciousness among students of the doctorate. However, this behaviour of doctoral candidates not occurred in the dimension of recourses savings. Then, it can’t be said that higher levels of education are associated with the level of awareness in the four dimensions presented in the study, since students of technical and management graduation also showed high percentages of consumption awareness, respectively, in the dimension of recycling and resource savings, that was not found among the students of the master degree. This study highlights the importance of including sustainability as a cross-cutting theme not only in universities but in all schools in order to create and develop sustainable consciousness.Keywords: Conscious Consumption. Education. Sustainability. Public Institution of Higher Education.Universidade Feevale2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/112410.25112/rgd.v14i1.1124Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 14 n. 1 (2017): Inovação e Sustentabilidade I - Janeiro / Junho; 100-1132446-68751807-543610.25112/rgd.v14i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1124/1866Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTelocken, Suelen GeíseGarlet, ValériaFavarin, RodrigoMadruga, Lúcia RejaneTrevisan, Marcelo2019-02-13T22:30:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1124Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:51Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
title O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
spellingShingle O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Telocken, Suelen Geíse
title_short O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
title_full O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
title_fullStr O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
title_sort O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
author Telocken, Suelen Geíse
author_facet Telocken, Suelen Geíse
Garlet, Valéria
Favarin, Rodrigo
Madruga, Lúcia Rejane
Trevisan, Marcelo
author_role author
author2 Garlet, Valéria
Favarin, Rodrigo
Madruga, Lúcia Rejane
Trevisan, Marcelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telocken, Suelen Geíse
Garlet, Valéria
Favarin, Rodrigo
Madruga, Lúcia Rejane
Trevisan, Marcelo
description RESUMOEste trabalho teve como objetivo evidenciar e comparar o comportamento de consumidor consciente nos diferentes níveis de escolaridade/aprendizagem dos estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal Brasileira. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com 290 alunos de diferentes níveis de ensino de Administração: técnico, graduação diurno, graduação noturno, mestrado e doutorado. Foi observado que onível de escolaridade/aprendizagem influenciou no comportamento de consumidor consciente nas dimensões de reciclagem, consciência ecológica e frugalidade, nas quais houve maior valor percentual identificado de consumo consciente entre os alunos do doutorado. Porém, este comportamento dos doutorandos não ocorreu na dimensão de economia de recursos. Logo, não se pode afirmar que os níveis mais altos de escolaridade estão associados ao nível de conscientização nas quatro dimensões apresentadas no estudo uma vez que os alunos do técnico e da graduação também manifestaram valores percentuais altos de conscientização desse consumo, respectivamente, na dimensão de reciclagem e na dimensão de economia de recursos, o que não foi constatado entre os alunos do mestrado. Com esse estudo, ressalta-se a importância de inserir a sustentabilidade como tema transversal não só nas universidades, mas em todas as escolas afim de criar e desenvolver a consciência sustentável.Palavras-chave: Consumo Consciente. Educação. Sustentabilidade. Instituição Pública de Ensino Superior. ABSTRACTThis study aimed to highlight and compare the conscious consumer behaviour among different levels of education / learning of management’s students from a Brazilian public university. A questionnaire was applied to 290 students from different levels of administration’s courses: technical, daytime graduation, graduation night, master's and doctorate to reach the aim. It was observed that the level of education / learning influenced the conscious consumer behaviour in the dimensions of recycling, environmental consciousness and thrift, in which there was identified a higher percentage of consumer consciousness among students of the doctorate. However, this behaviour of doctoral candidates not occurred in the dimension of recourses savings. Then, it can’t be said that higher levels of education are associated with the level of awareness in the four dimensions presented in the study, since students of technical and management graduation also showed high percentages of consumption awareness, respectively, in the dimension of recycling and resource savings, that was not found among the students of the master degree. This study highlights the importance of including sustainability as a cross-cutting theme not only in universities but in all schools in order to create and develop sustainable consciousness.Keywords: Conscious Consumption. Education. Sustainability. Public Institution of Higher Education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1124
10.25112/rgd.v14i1.1124
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1124
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v14i1.1124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1124/1866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 14 n. 1 (2017): Inovação e Sustentabilidade I - Janeiro / Junho; 100-113
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v14i1
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325145235881984