O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1039
Resumo: Busca-se, neste trabalho, compreender o significado das relações interpessoais estabelecidas nos processos de transição do contribuidor individual (professor) para líder (reitor ou pró-reitor) e de líder para contribuidor individual em universidades. A abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais, através das entrevistas em três tempos, realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Somente fazendo parte da gestão universitária os professores perceberam a complexidade dessa prática. O relacionamento interpessoal foi um fator importante na prática gerencial desses professores, fato este corroborado pela literatura (MINTZBERG, 1990). Recorrendo às entrevistas transcritas, foi possível resgatar três grandes temas centrais: as relações profissionais, o relacionamento com os alunos e as relações familiares. Nas relações profissionais estabelecidas, eles perceberam a necessidade do gerenciamento do trabalho em equipe. O relacionamento frequente com os alunos fez parte do dia a dia do gestor universitário, configurando-se como um dos seus grandes desafios. A família esteve ao lado dos professores, apoiando-os e cobrando deles mais tempo de convívio familiar.Palavras-chave: Relações interpessoais. Professor universitário. Líder. Transição.
id Feevale-2_87cc6be96ed6f12cd2f427844defe050
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1039
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSBusca-se, neste trabalho, compreender o significado das relações interpessoais estabelecidas nos processos de transição do contribuidor individual (professor) para líder (reitor ou pró-reitor) e de líder para contribuidor individual em universidades. A abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais, através das entrevistas em três tempos, realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Somente fazendo parte da gestão universitária os professores perceberam a complexidade dessa prática. O relacionamento interpessoal foi um fator importante na prática gerencial desses professores, fato este corroborado pela literatura (MINTZBERG, 1990). Recorrendo às entrevistas transcritas, foi possível resgatar três grandes temas centrais: as relações profissionais, o relacionamento com os alunos e as relações familiares. Nas relações profissionais estabelecidas, eles perceberam a necessidade do gerenciamento do trabalho em equipe. O relacionamento frequente com os alunos fez parte do dia a dia do gestor universitário, configurando-se como um dos seus grandes desafios. A família esteve ao lado dos professores, apoiando-os e cobrando deles mais tempo de convívio familiar.Palavras-chave: Relações interpessoais. Professor universitário. Líder. Transição.Universidade Feevale2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/103910.25112/rgd.v10i2.1039Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 10 n. 2 (2013): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v10i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1039/1444Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabiula Meneguete Vides daCunha, Cristiano José Castro de Almeida2019-02-13T22:30:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1039Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:23Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Silva, Fabiula Meneguete Vides da
title_short O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_sort O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
author Silva, Fabiula Meneguete Vides da
author_facet Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
author_role author
author2 Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
description Busca-se, neste trabalho, compreender o significado das relações interpessoais estabelecidas nos processos de transição do contribuidor individual (professor) para líder (reitor ou pró-reitor) e de líder para contribuidor individual em universidades. A abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais, através das entrevistas em três tempos, realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Somente fazendo parte da gestão universitária os professores perceberam a complexidade dessa prática. O relacionamento interpessoal foi um fator importante na prática gerencial desses professores, fato este corroborado pela literatura (MINTZBERG, 1990). Recorrendo às entrevistas transcritas, foi possível resgatar três grandes temas centrais: as relações profissionais, o relacionamento com os alunos e as relações familiares. Nas relações profissionais estabelecidas, eles perceberam a necessidade do gerenciamento do trabalho em equipe. O relacionamento frequente com os alunos fez parte do dia a dia do gestor universitário, configurando-se como um dos seus grandes desafios. A família esteve ao lado dos professores, apoiando-os e cobrando deles mais tempo de convívio familiar.Palavras-chave: Relações interpessoais. Professor universitário. Líder. Transição.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1039
10.25112/rgd.v10i2.1039
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1039
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v10i2.1039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1039/1444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 10 n. 2 (2013): Julho / Dezembro
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v10i2
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325145175064576