A REALIDADE DO MARKETING DE CAUSAS SOCIAIS: O USO PELAS MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berto, Andréia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bortolin, Adriana, Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/954
Resumo: O presente artigo tem como proposta verificar a prática do marketing de causas – marketing relacionado a causas sociais – das maiores empresas em seu segmento, apresentadas pela Revista Exame no Anuário das Melhores e Maiores Empresas Brasileiras de 2006 e de 2009. Com o intuito de verificar a utilização do marketing relacionado a causas sociais, esta pesquisa exploratória fez um estudo bibliográfico relacionado ao tema e uma análise comparativa nos sítios da Internet das empresas estudadas. A responsabilidade social e o respeito ao consumidor têm sido ações cada vez mais reconhecidas e valorizadas, conferindo credibilidade às empresas e benefícios à sociedade. As maiores empresas analisadas, em ambas as edições, exemplificam o investimento neste tipo de marketing, o que pode ser um indicativo da sua posição em um ranking de liderança, no devido segmento. No cerne conclusivo deste trabalho, nota-se que a prática social das empresas, estrategicamente, é um negócio e, como tal, pode e deve ser utilizada como instrumento de marketing, no qual clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governo, sociedade e meio ambiente ganham.Palavras-chave: Marketing Social. Maiores Empresas Brasileiras. Prática Social.
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