Marketing de causas sociais : a influência da causa social na intenção de compra em campanhas de marketing de causas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Maria Isabel Calheiros Lobo de Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19375
Resumo: O marketing de causas sociais é uma ferramenta do marketing de grande crescimento, devido aos diversos benefícios que oferece às empresas e marcas que os implementam. Os benefícios não se limitam apenas às empresas que os implementam mas aos restantes intervenientes no programa, como as causas sociais apoiadas e o próprio consumidor. O objetivo deste trabalho está em determinar como é que a escolha de um tipo específico de causa pode maximizar a intenção de compra do consumidor. Nesse sentido, combinaram-se diferentes características de causas sociais para depois analisar como é que a intenção de compra do consumidor está relacionada com a sua identificação com a causa social e com a sua atitude relativamente a esta. Os resultados da investigação indicaram que de facto a identificação do consumidor com a causa social e sua atitude relativamente à causa variam positivamente com a intenção de compra de produtos associados ao marketing de causas sociais. Foram ainda analisadas características demográficas específicas para perceber quais os segmentos que apresentam maiores níveis de identificação e de intenção de compra.
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