DIFUSÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM MEIOS DE PAGAMENTO: O CASO DO PAGAMENTO MÓVEL EM CURITIBA
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/968 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo verificar a existência de relações entre as características pessoais dos consumidores (idade e classe econômica), a adoção prévia de outro serviço inovador (e-commerce) e a intenção de adoção de uma inovação tecnológica nos meios de pagamento, o m-payment ou pagamento móvel. O m-payment caracterizase por uma nova tecnologia que permite aos consumidores pagarem suas compras utilizando apenas seu telefone celular, sem a necessidade de uso de cartões ou dinheiro. O estudo está embasado na Teoria da Difusão de Inovações, tendo como principais referências a obra seminal de Rogers (1962) e o trabalho de Gatignon e Robertson (1991). Os resultados auferidos mostram que é possível verificar a existência de relacionamento entre a intenção de adoção do m-payment e a idade do indivíduo, sendo que os consumidores mais jovens demonstram maior interesse pela inovação em questão. Observou-se também que a adoção prévia do e-commerce apresenta uma relação positiva com a intenção de adoção do m-payment. Por fim, refutou-se a hipótese da existência de uma relação entre a intenção de adoção do m-payment e as classes econômicas dos consumidores. Esse resultado pode ter sido influenciado pela não contemplação de indivíduos das classes D e E, fato que constitui uma limitação desta pesquisa.Palavras-chave: Difusão de inovações. M-payment. Celular. |
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DIFUSÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM MEIOS DE PAGAMENTO: O CASO DO PAGAMENTO MÓVEL EM CURITIBAEste trabalho tem por objetivo verificar a existência de relações entre as características pessoais dos consumidores (idade e classe econômica), a adoção prévia de outro serviço inovador (e-commerce) e a intenção de adoção de uma inovação tecnológica nos meios de pagamento, o m-payment ou pagamento móvel. O m-payment caracterizase por uma nova tecnologia que permite aos consumidores pagarem suas compras utilizando apenas seu telefone celular, sem a necessidade de uso de cartões ou dinheiro. O estudo está embasado na Teoria da Difusão de Inovações, tendo como principais referências a obra seminal de Rogers (1962) e o trabalho de Gatignon e Robertson (1991). Os resultados auferidos mostram que é possível verificar a existência de relacionamento entre a intenção de adoção do m-payment e a idade do indivíduo, sendo que os consumidores mais jovens demonstram maior interesse pela inovação em questão. Observou-se também que a adoção prévia do e-commerce apresenta uma relação positiva com a intenção de adoção do m-payment. Por fim, refutou-se a hipótese da existência de uma relação entre a intenção de adoção do m-payment e as classes econômicas dos consumidores. Esse resultado pode ter sido influenciado pela não contemplação de indivíduos das classes D e E, fato que constitui uma limitação desta pesquisa.Palavras-chave: Difusão de inovações. M-payment. Celular.Universidade Feevale2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/96810.25112/rgd.v7i2.968Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v7i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/968/1310Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPavarini, Sara Cordeiro CoelhoSilva, Wesley Vieira daRocha, Daniela Torres daCorso, Jansen Maia Del2019-02-13T22:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/968Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:01Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
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