ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adam, Erlon Roberto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Vargas, Édina Patrícia, Martins, Rosemari Lorenz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131
Resumo: Muitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual.
id Feevale-3_09b535c61e7469a03c1a52deddf52212
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊSMuitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual.Universidade Feevale2010-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/13110.25112/rco.v1i0.131Revista Conhecimento Online; v. 1 (2010): Janeiro / Junho; 9-222176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131/1648Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdam, Erlon Robertode Vargas, Édina PatríciaMartins, Rosemari Lorenz2017-06-29T23:05:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
title ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
spellingShingle ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
Adam, Erlon Roberto
title_short ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
title_full ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
title_fullStr ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
title_full_unstemmed ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
title_sort ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
author Adam, Erlon Roberto
author_facet Adam, Erlon Roberto
de Vargas, Édina Patrícia
Martins, Rosemari Lorenz
author_role author
author2 de Vargas, Édina Patrícia
Martins, Rosemari Lorenz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adam, Erlon Roberto
de Vargas, Édina Patrícia
Martins, Rosemari Lorenz
description Muitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131
10.25112/rco.v1i0.131
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131/1648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2010): Janeiro / Junho; 9-22
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524218040320