ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131 |
Resumo: | Muitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual. |
id |
Feevale-3_09b535c61e7469a03c1a52deddf52212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊSMuitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual.Universidade Feevale2010-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/13110.25112/rco.v1i0.131Revista Conhecimento Online; v. 1 (2010): Janeiro / Junho; 9-222176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131/1648Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdam, Erlon Robertode Vargas, Édina PatríciaMartins, Rosemari Lorenz2017-06-29T23:05:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
title |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
spellingShingle |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS Adam, Erlon Roberto |
title_short |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
title_full |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
title_fullStr |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
title_full_unstemmed |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
title_sort |
ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS |
author |
Adam, Erlon Roberto |
author_facet |
Adam, Erlon Roberto de Vargas, Édina Patrícia Martins, Rosemari Lorenz |
author_role |
author |
author2 |
de Vargas, Édina Patrícia Martins, Rosemari Lorenz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adam, Erlon Roberto de Vargas, Édina Patrícia Martins, Rosemari Lorenz |
description |
Muitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131 10.25112/rco.v1i0.131 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131/1648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2010): Janeiro / Junho; 9-22 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464524218040320 |