Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leonor Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1864
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_b0eb0fd4b99e2602e0819b1ea7b81e9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?manual escolartexto narrativoleituramultimodalidadeimagemschool manualnarrative textreadingmultimodalityimageRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEste relatório foi elaborado, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do 2º Ciclo – Matemática e Ciências, para a obtenção do grau de mestre em ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste mestrado, o estágio dividiu-se em duas fases: a primeira fase foi na valência de 1.º ciclo, no primeiro ano de mestrado e a segunda, na valência de 2.º ciclo, no segundo ano. Relativamente à parte I, deste relatório, apresentamos a caraterização dos contextos de estágios, das turmas e refletimos acerca do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios, na área do Português, Matemática, Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, apontando aspetos positivos e estratégias utilizadas para tentar ultrapassar dificuldades que se forma sentindo. Na parte II introduzimos a problemática surgida durante a prática letiva - Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português? - , na qual destacamos os objetivos: i) analisar a (des)articulação entre a imagem e texto e ii) averiguar a existência de possíveis interferências na compreensão textual, bem como a opção metodológica adotada. Os dados obtidos apontam para a falta de articulação e, consequentemente, em nosso entender, para a indução de incompreensão textual. Finalmente terminamos o presente relatório, com uma reflexão de todo o percurso, na qual apresentamos os aspetos que mais contribuíram para o nosso progresso pessoal e profissional.This report was prepared under the discipline of 2nd Cycle Supervised Practice - Mathematics and Science for the Master’s degree of elementary education. In this master, the internship was divided into two phases: first phase was the valence of 1st cycle during the first year of the master’s and the second phase the valence of 2nd cycle in during the second year of the master’s. For part I of this report , we present the characterization of internships, of classes and we reflect about the work done over the internships in the Portuguese, Mathematics, Environmental Studies, History and Geography of Portugal and Sciences areas, identifying positive aspects and strategies used to try to overcome difficulties that we felt along the way. In Part II we introduce the problems that appeared during teaching practice - How to articulate the image and texts written in Portuguese manuals? - , in which we highlighted the following objectives: i ) analyze the (in)articulation between image and text and ii ) check the existence of possible interference in text comprehension as well as the methodological approach adopted. The data obtained point to the lack of articulation and consequently, in our view, for the induction of textual misunderstanding. Finally we finished this report, with a reflection of the entire way in which we present the aspects that contributed to our personal and professional growth.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlmeida, Leonor Monteiro2017-08-18T11:04:03Z2014-07-022014-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1864TID:201160757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.610128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
title Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
spellingShingle Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
Almeida, Leonor Monteiro
manual escolar
texto narrativo
leitura
multimodalidade
imagem
school manual
narrative text
reading
multimodality
image
title_short Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
title_full Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
title_fullStr Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
title_full_unstemmed Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
title_sort Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?
author Almeida, Leonor Monteiro
author_facet Almeida, Leonor Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leonor Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv manual escolar
texto narrativo
leitura
multimodalidade
imagem
school manual
narrative text
reading
multimodality
image
topic manual escolar
texto narrativo
leitura
multimodalidade
imagem
school manual
narrative text
reading
multimodality
image
description Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
2014-07-02T00:00:00Z
2017-08-18T11:04:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1864
TID:201160757
url http://hdl.handle.net/10400.15/1864
identifier_str_mv TID:201160757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030387531776