SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohn, Maitê Francine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878
Resumo: RESUMOAs transformações estruturais pelas quais a linguagem e a comunicação têm passado revelam o dinamismo e a plasticidade característicos de ambas. Ao mesmo tempo em que essas reestruturações são em parte decorrentes dos avanços tecnológicos, cada vez mais voláteis e promissores, elas os subsidiam, estabelecendo-se uma relação recíproca e produtora de novos gêneros discursivos. Estes, por sua vez, instauram circunstâncias enunciativas híbridas tanto em termos composicionais como semânticos, veiculando textos multimodais e reivindicando, em consequência, práticas multiletradas. Diante desse panorama, este estudo justifica sua importância pela atenção que dá às novas configurações de leitura que emergem em um contexto hipermidiático crescente. A partir disso, propõe-se como objetivo refletir sobre práticas de leitura e compreensão de sentidos em textos de gêneros multimodais realizadas pelo sujeito-leitor que exigem, além do letramento, um olhar multiletrado para o objeto, para o mundo. Neste estudo, utilizam-se as contribuições de Bakhtin (2011), Dionisio (2011), Lemke (2010) e Rojo e Barbosa (2015). Por meio de pesquisa qualitativa e bibliográfica, é feita análise de corpus representado por um trailer de uma série de entretenimento, revelando a importância da reflexão acerca das multissemioses e da percepção, nessas, das hibridizações entre os diferentes gêneros discursivos que, dialogicamente, são responsáveis pela construção do sentido de um texto. Finalmente, espera-se, com este trabalho, contribuir com as questões que se voltem às metodologias de ensino empregadas especialmente na educação básica, em que o ensino-aprendizagem, para não se tornar arbitrário, precisa reconhecer que a formação discursiva do aluno, hoje, é pautada no prefixo multi: redes multimídia, textos multimodais, percepções multiculturais, olhares multifocais.Palavras-chave: Ensino. Gêneros Discursivos. Gêneros Multimodais. Multiletramento. ABSTRACTThe structural transformations through which language and communication have passed reveal the dynamism and plasticity characteristic of both. At the same time that these restructurings are partly due to technological advances, which are increasingly volatile and promising, they subsidize them by establishing a reciprocal relationship and producing new discursive genres. These, in turn, establish hybrid enunciative circumstances in both compositional and semantic terms, conveying multimodal texts and claiming, as a consequence, practices of multiliteracy. In face of that, this study justifies its importance by its focus on the new reading forms, which emerge in a growing hypermedia context. The objective of this study is to reflect on reading practices and comprehension of meanings in texts of multimodal genres, what requires from the reader, besides literacy, multiliteracy to read the world. This research is based on contributions of Bakhtin (2011), Dionisio (2011), Lemke (2010) and Rojo and Barbosa (2015). Through a qualitative and bibliographical research, an analysis of a TV series trailer shows the importance of the reflection about the multisemiosis and the perception, in these, of hybridizations between different discursive genres that, dialogically, are responsible for construction of the meaning of a text. Finally, this research intends to contribute with the issues about teaching methodologies that are used especially in elementary and high school, in which the relation teaching-learning, in order not to become arbitrary, must recognize that the discursive formation of a student is based on the prefix multi nowadays: multimedia networks, multimodal texts, multicultural perceptions, multifocal perspectives.Keywords: Teaching. Discursive Genres. Multimodal Genres. Multiliteracy.
id Feevale-3_0da8dc4544f11df764dca488e41fe646
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1878
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAISRESUMOAs transformações estruturais pelas quais a linguagem e a comunicação têm passado revelam o dinamismo e a plasticidade característicos de ambas. Ao mesmo tempo em que essas reestruturações são em parte decorrentes dos avanços tecnológicos, cada vez mais voláteis e promissores, elas os subsidiam, estabelecendo-se uma relação recíproca e produtora de novos gêneros discursivos. Estes, por sua vez, instauram circunstâncias enunciativas híbridas tanto em termos composicionais como semânticos, veiculando textos multimodais e reivindicando, em consequência, práticas multiletradas. Diante desse panorama, este estudo justifica sua importância pela atenção que dá às novas configurações de leitura que emergem em um contexto hipermidiático crescente. A partir disso, propõe-se como objetivo refletir sobre práticas de leitura e compreensão de sentidos em textos de gêneros multimodais realizadas pelo sujeito-leitor que exigem, além do letramento, um olhar multiletrado para o objeto, para o mundo. Neste estudo, utilizam-se as contribuições de Bakhtin (2011), Dionisio (2011), Lemke (2010) e Rojo e Barbosa (2015). Por meio de pesquisa qualitativa e bibliográfica, é feita análise de corpus representado por um trailer de uma série de entretenimento, revelando a importância da reflexão acerca das multissemioses e da percepção, nessas, das hibridizações entre os diferentes gêneros discursivos que, dialogicamente, são responsáveis pela construção do sentido de um texto. Finalmente, espera-se, com este trabalho, contribuir com as questões que se voltem às metodologias de ensino empregadas especialmente na educação básica, em que o ensino-aprendizagem, para não se tornar arbitrário, precisa reconhecer que a formação discursiva do aluno, hoje, é pautada no prefixo multi: redes multimídia, textos multimodais, percepções multiculturais, olhares multifocais.Palavras-chave: Ensino. Gêneros Discursivos. Gêneros Multimodais. Multiletramento. ABSTRACTThe structural transformations through which language and communication have passed reveal the dynamism and plasticity characteristic of both. At the same time that these restructurings are partly due to technological advances, which are increasingly volatile and promising, they subsidize them by establishing a reciprocal relationship and producing new discursive genres. These, in turn, establish hybrid enunciative circumstances in both compositional and semantic terms, conveying multimodal texts and claiming, as a consequence, practices of multiliteracy. In face of that, this study justifies its importance by its focus on the new reading forms, which emerge in a growing hypermedia context. The objective of this study is to reflect on reading practices and comprehension of meanings in texts of multimodal genres, what requires from the reader, besides literacy, multiliteracy to read the world. This research is based on contributions of Bakhtin (2011), Dionisio (2011), Lemke (2010) and Rojo and Barbosa (2015). Through a qualitative and bibliographical research, an analysis of a TV series trailer shows the importance of the reflection about the multisemiosis and the perception, in these, of hybridizations between different discursive genres that, dialogically, are responsible for construction of the meaning of a text. Finally, this research intends to contribute with the issues about teaching methodologies that are used especially in elementary and high school, in which the relation teaching-learning, in order not to become arbitrary, must recognize that the discursive formation of a student is based on the prefix multi nowadays: multimedia networks, multimodal texts, multicultural perceptions, multifocal perspectives.Keywords: Teaching. Discursive Genres. Multimodal Genres. Multiliteracy.Universidade Feevale2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/187810.25112/rco.v3i0.1878Revista Conhecimento Online; v. 3 (2020): Setembro / Dezembro; 85-1032176-850110.25112/rco.v3i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878/2650http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878/2684Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBohn, Maitê FrancineFreitas, Ernani Cesar de2020-10-10T02:52:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1878Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2020-10-10T02:52:43Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
title SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
spellingShingle SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
Bohn, Maitê Francine
title_short SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
title_full SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
title_fullStr SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
title_full_unstemmed SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
title_sort SOB LENTES DO MULTILETRAMENTO: LEITURA E COMPREENSÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DE GÊNEROS MULTIMODAIS
author Bohn, Maitê Francine
author_facet Bohn, Maitê Francine
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohn, Maitê Francine
Freitas, Ernani Cesar de
description RESUMOAs transformações estruturais pelas quais a linguagem e a comunicação têm passado revelam o dinamismo e a plasticidade característicos de ambas. Ao mesmo tempo em que essas reestruturações são em parte decorrentes dos avanços tecnológicos, cada vez mais voláteis e promissores, elas os subsidiam, estabelecendo-se uma relação recíproca e produtora de novos gêneros discursivos. Estes, por sua vez, instauram circunstâncias enunciativas híbridas tanto em termos composicionais como semânticos, veiculando textos multimodais e reivindicando, em consequência, práticas multiletradas. Diante desse panorama, este estudo justifica sua importância pela atenção que dá às novas configurações de leitura que emergem em um contexto hipermidiático crescente. A partir disso, propõe-se como objetivo refletir sobre práticas de leitura e compreensão de sentidos em textos de gêneros multimodais realizadas pelo sujeito-leitor que exigem, além do letramento, um olhar multiletrado para o objeto, para o mundo. Neste estudo, utilizam-se as contribuições de Bakhtin (2011), Dionisio (2011), Lemke (2010) e Rojo e Barbosa (2015). Por meio de pesquisa qualitativa e bibliográfica, é feita análise de corpus representado por um trailer de uma série de entretenimento, revelando a importância da reflexão acerca das multissemioses e da percepção, nessas, das hibridizações entre os diferentes gêneros discursivos que, dialogicamente, são responsáveis pela construção do sentido de um texto. Finalmente, espera-se, com este trabalho, contribuir com as questões que se voltem às metodologias de ensino empregadas especialmente na educação básica, em que o ensino-aprendizagem, para não se tornar arbitrário, precisa reconhecer que a formação discursiva do aluno, hoje, é pautada no prefixo multi: redes multimídia, textos multimodais, percepções multiculturais, olhares multifocais.Palavras-chave: Ensino. Gêneros Discursivos. Gêneros Multimodais. Multiletramento. ABSTRACTThe structural transformations through which language and communication have passed reveal the dynamism and plasticity characteristic of both. At the same time that these restructurings are partly due to technological advances, which are increasingly volatile and promising, they subsidize them by establishing a reciprocal relationship and producing new discursive genres. These, in turn, establish hybrid enunciative circumstances in both compositional and semantic terms, conveying multimodal texts and claiming, as a consequence, practices of multiliteracy. In face of that, this study justifies its importance by its focus on the new reading forms, which emerge in a growing hypermedia context. The objective of this study is to reflect on reading practices and comprehension of meanings in texts of multimodal genres, what requires from the reader, besides literacy, multiliteracy to read the world. This research is based on contributions of Bakhtin (2011), Dionisio (2011), Lemke (2010) and Rojo and Barbosa (2015). Through a qualitative and bibliographical research, an analysis of a TV series trailer shows the importance of the reflection about the multisemiosis and the perception, in these, of hybridizations between different discursive genres that, dialogically, are responsible for construction of the meaning of a text. Finally, this research intends to contribute with the issues about teaching methodologies that are used especially in elementary and high school, in which the relation teaching-learning, in order not to become arbitrary, must recognize that the discursive formation of a student is based on the prefix multi nowadays: multimedia networks, multimodal texts, multicultural perceptions, multifocal perspectives.Keywords: Teaching. Discursive Genres. Multimodal Genres. Multiliteracy.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878
10.25112/rco.v3i0.1878
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878
identifier_str_mv 10.25112/rco.v3i0.1878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878/2650
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1878/2684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 3 (2020): Setembro / Dezembro; 85-103
2176-8501
10.25112/rco.v3i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320931099115520