Gêneros discursivos multimodais: multiletramentos em práticas leitoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1747 |
Resumo: | O maior propósito das práticas leitoras é o de capacitar sujeitos a compreender, interpretar e produzir textos de gêneros discursivos constituídos na sociedade. A comunicação é realizada através de diferentes gêneros discursivos que circulam em todas as esferas da sociedade. Muitos desses gêneros são multimodais, marcados na contemporaneidade pela mescla de diferentes linguagens, verbais e não verbais, e por diferentes manifestações culturais que interagem pelo ciberespaço e estreitam as distâncias entre enunciadores e enunciados. Tendo em vista a necessidade de se estudar os gêneros discursivos que comportam múltiplas linguagens e meios, o objetivo geral deste estudo é analisar os movimentos de leitura, inerentes à compreensão de possíveis sentidos em gêneros discursivos multimodais nas práticas leitoras, para chegar aos multiletramentos. Esta pesquisa está fundamentada nas contribuições de Bakhtin (1997) e Volochínov (2009) acerca da interação verbal, dos gêneros do discurso, dialogismo e responsividade; nos estudos de Lemke (2010) sobre letramento multimidiático; nos conceitos de Rojo (2012) referente aos multiletramentos, além de outros referenciais complementares à temática. O estudo envolve uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo em vista a consulta de materiais já publicados, com uma abordagem qualitativa, na análise de corpus, dois infográficos publicados na revista Superinteressante. A análise da materialidade viabiliza distinguir os elementos constituintes de gêneros multimodais para a compreensão destes textos nas práticas leitoras. |
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Muitos desses gêneros são multimodais, marcados na contemporaneidade pela mescla de diferentes linguagens, verbais e não verbais, e por diferentes manifestações culturais que interagem pelo ciberespaço e estreitam as distâncias entre enunciadores e enunciados. Tendo em vista a necessidade de se estudar os gêneros discursivos que comportam múltiplas linguagens e meios, o objetivo geral deste estudo é analisar os movimentos de leitura, inerentes à compreensão de possíveis sentidos em gêneros discursivos multimodais nas práticas leitoras, para chegar aos multiletramentos. Esta pesquisa está fundamentada nas contribuições de Bakhtin (1997) e Volochínov (2009) acerca da interação verbal, dos gêneros do discurso, dialogismo e responsividade; nos estudos de Lemke (2010) sobre letramento multimidiático; nos conceitos de Rojo (2012) referente aos multiletramentos, além de outros referenciais complementares à temática. 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