CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallon, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Carla Melo, Galle, Lorita Aparecida Veloso, Madruga, Zulma Elisabete de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1178
Resumo: O presente estudo aborda as concepções iniciais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância do componente curricular de Química. Assim, o problema central da pesquisa é: Quais as concepções iniciais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância do componente curricular de Química?. A investigação foi realizada com estudantes de três turmas do 1º ano do Ensino Médio, totalizando 69 participantes, com idade média de 16 anos, pertencentes a uma escola pública estadual da região do Vale do Sinos, RS, Brasil. Para coleta de dados, o professor perguntou aos estudantes: Qual a relevância que você percebe na Química? Cabe ressaltar que o questionamento foi realizado por escrito na primeira semana de aula do ano letivo de 2016, antes do professor do referido componente iniciar o trabalho relacionado aos conteúdos para aquele ano. O material coletado foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013). A análise possibilitou compreender que os estudantes apresentam concepções distintas sobre a relevância do componente curricular de Química. Acredita-se que tais concepções tenham sido construídas por meio de vivências escolares, durante os anos anteriores de escolarização, e fortalecidas no 9º ano do Ensino Fundamental, onde o componente de Ciências aborda tópicos relativos à Química, ou ainda, a partir do cotidiano desses estudantes. Os resultados obtidos podem auxiliar os professores deste componente curricular no sentido de desenvolverem práticas mais efetivas que proporcionem aos estudantes compreender a real função e relevância do estudo da Química, enquanto ciência.Palavras-chave: Educação Básica. Ensino de Ciências. Ensino de Química. Concepções dos Estudantes. Química. ABSTRACTThe present study approaches the initial conceptions of students of the 1st year of High School on the relevance of the curricular component of Chemistry. Thus, the central problem of the research is: What are the initial conceptions of students of the 1st year of High School on the relevance of the curricular component of Chemistry? The research was carried out with students from three classes of the 1st year of High School, totaling 69 participants, with a mean age of 16 years, belonging to a state public school in the region of Vale do Sinos, RS, Brazil. For data collection, the teacher asked the students: How relevant do you perceive in chemistry? It should be noted that the questioning was done in writing in the first week of class in the 2016 school year, before the professor of chemistry began to work with the planned the course for that year. The collected material was analyzed through Discursive Textual Analysis, (MORAES; GALIAZZI, 2013). With the analysis it was possible to understand that the students pointed out different conceptions about the relevance of the curricular component of Chemistry. It is believed that such conceptions were constructed through school experiences, during the previous school years and emphasised in the 9th year of Elementary School, where the Science component covers topics related to Chemistry, or even, from the daily life of these students. The collected data can help the teachers from this subject to develop more effective practices that allow students to understand the real function and relevance of the study of Chemistry as a science.Keywords: Basic education. Science teaching. Chemistry teaching. Conceptions of Students. Chemistry.
id Feevale-3_5ee65d65fe9d72772ece7d4862b5f660
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1178
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICAO presente estudo aborda as concepções iniciais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância do componente curricular de Química. Assim, o problema central da pesquisa é: Quais as concepções iniciais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância do componente curricular de Química?. A investigação foi realizada com estudantes de três turmas do 1º ano do Ensino Médio, totalizando 69 participantes, com idade média de 16 anos, pertencentes a uma escola pública estadual da região do Vale do Sinos, RS, Brasil. Para coleta de dados, o professor perguntou aos estudantes: Qual a relevância que você percebe na Química? Cabe ressaltar que o questionamento foi realizado por escrito na primeira semana de aula do ano letivo de 2016, antes do professor do referido componente iniciar o trabalho relacionado aos conteúdos para aquele ano. O material coletado foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013). A análise possibilitou compreender que os estudantes apresentam concepções distintas sobre a relevância do componente curricular de Química. Acredita-se que tais concepções tenham sido construídas por meio de vivências escolares, durante os anos anteriores de escolarização, e fortalecidas no 9º ano do Ensino Fundamental, onde o componente de Ciências aborda tópicos relativos à Química, ou ainda, a partir do cotidiano desses estudantes. Os resultados obtidos podem auxiliar os professores deste componente curricular no sentido de desenvolverem práticas mais efetivas que proporcionem aos estudantes compreender a real função e relevância do estudo da Química, enquanto ciência.Palavras-chave: Educação Básica. Ensino de Ciências. Ensino de Química. Concepções dos Estudantes. Química. ABSTRACTThe present study approaches the initial conceptions of students of the 1st year of High School on the relevance of the curricular component of Chemistry. Thus, the central problem of the research is: What are the initial conceptions of students of the 1st year of High School on the relevance of the curricular component of Chemistry? The research was carried out with students from three classes of the 1st year of High School, totaling 69 participants, with a mean age of 16 years, belonging to a state public school in the region of Vale do Sinos, RS, Brazil. For data collection, the teacher asked the students: How relevant do you perceive in chemistry? It should be noted that the questioning was done in writing in the first week of class in the 2016 school year, before the professor of chemistry began to work with the planned the course for that year. The collected material was analyzed through Discursive Textual Analysis, (MORAES; GALIAZZI, 2013). With the analysis it was possible to understand that the students pointed out different conceptions about the relevance of the curricular component of Chemistry. It is believed that such conceptions were constructed through school experiences, during the previous school years and emphasised in the 9th year of Elementary School, where the Science component covers topics related to Chemistry, or even, from the daily life of these students. The collected data can help the teachers from this subject to develop more effective practices that allow students to understand the real function and relevance of the study of Chemistry as a science.Keywords: Basic education. Science teaching. Chemistry teaching. Conceptions of Students. Chemistry.Universidade Feevale2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/117810.25112/rco.v1i0.1178Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 03-132176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1178/2082Copyright (c) 2017 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGallon, Mônica da SilvaSilva, Carla MeloGalle, Lorita Aparecida VelosoMadruga, Zulma Elisabete de Freitas2019-08-17T01:11:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1178Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:21Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
title CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
spellingShingle CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
Gallon, Mônica da Silva
title_short CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
title_full CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
title_fullStr CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
title_sort CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
author Gallon, Mônica da Silva
author_facet Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo
Galle, Lorita Aparecida Veloso
Madruga, Zulma Elisabete de Freitas
author_role author
author2 Silva, Carla Melo
Galle, Lorita Aparecida Veloso
Madruga, Zulma Elisabete de Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo
Galle, Lorita Aparecida Veloso
Madruga, Zulma Elisabete de Freitas
description O presente estudo aborda as concepções iniciais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância do componente curricular de Química. Assim, o problema central da pesquisa é: Quais as concepções iniciais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância do componente curricular de Química?. A investigação foi realizada com estudantes de três turmas do 1º ano do Ensino Médio, totalizando 69 participantes, com idade média de 16 anos, pertencentes a uma escola pública estadual da região do Vale do Sinos, RS, Brasil. Para coleta de dados, o professor perguntou aos estudantes: Qual a relevância que você percebe na Química? Cabe ressaltar que o questionamento foi realizado por escrito na primeira semana de aula do ano letivo de 2016, antes do professor do referido componente iniciar o trabalho relacionado aos conteúdos para aquele ano. O material coletado foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013). A análise possibilitou compreender que os estudantes apresentam concepções distintas sobre a relevância do componente curricular de Química. Acredita-se que tais concepções tenham sido construídas por meio de vivências escolares, durante os anos anteriores de escolarização, e fortalecidas no 9º ano do Ensino Fundamental, onde o componente de Ciências aborda tópicos relativos à Química, ou ainda, a partir do cotidiano desses estudantes. Os resultados obtidos podem auxiliar os professores deste componente curricular no sentido de desenvolverem práticas mais efetivas que proporcionem aos estudantes compreender a real função e relevância do estudo da Química, enquanto ciência.Palavras-chave: Educação Básica. Ensino de Ciências. Ensino de Química. Concepções dos Estudantes. Química. ABSTRACTThe present study approaches the initial conceptions of students of the 1st year of High School on the relevance of the curricular component of Chemistry. Thus, the central problem of the research is: What are the initial conceptions of students of the 1st year of High School on the relevance of the curricular component of Chemistry? The research was carried out with students from three classes of the 1st year of High School, totaling 69 participants, with a mean age of 16 years, belonging to a state public school in the region of Vale do Sinos, RS, Brazil. For data collection, the teacher asked the students: How relevant do you perceive in chemistry? It should be noted that the questioning was done in writing in the first week of class in the 2016 school year, before the professor of chemistry began to work with the planned the course for that year. The collected material was analyzed through Discursive Textual Analysis, (MORAES; GALIAZZI, 2013). With the analysis it was possible to understand that the students pointed out different conceptions about the relevance of the curricular component of Chemistry. It is believed that such conceptions were constructed through school experiences, during the previous school years and emphasised in the 9th year of Elementary School, where the Science component covers topics related to Chemistry, or even, from the daily life of these students. The collected data can help the teachers from this subject to develop more effective practices that allow students to understand the real function and relevance of the study of Chemistry as a science.Keywords: Basic education. Science teaching. Chemistry teaching. Conceptions of Students. Chemistry.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1178
10.25112/rco.v1i0.1178
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1178
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.1178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1178/2082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 03-13
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930119745536