A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
DOI: | 10.25112/rco.v1i0.261 |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/261 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a importância de atividades lúdicas para crianças do ensino fundamental em fase de alfabetização. São muitos os autores que fazem referência ao brincar, afirmando que este é fator fundamental ao desenvolvimento de aptidões físicas e mentais da criança. Brincando, a criança estabelece vínculos sociais, descobre a personalidade, aprende a viver em sociedade, prepara-se para a idade adulta. A escolha deste tema surgiu de experiências vivenciadas em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo, através do Projeto PIBID, que busca contribuir para a aprendizagem das crianças através de atividades lúdicas e em outros espaços da escola, além da sala de aula.Palavras-chave: Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem |
id |
Feevale-3_6957407a50cc81eec4c44a72d5674206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃOO presente artigo tem como finalidade refletir sobre a importância de atividades lúdicas para crianças do ensino fundamental em fase de alfabetização. São muitos os autores que fazem referência ao brincar, afirmando que este é fator fundamental ao desenvolvimento de aptidões físicas e mentais da criança. Brincando, a criança estabelece vínculos sociais, descobre a personalidade, aprende a viver em sociedade, prepara-se para a idade adulta. A escolha deste tema surgiu de experiências vivenciadas em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo, através do Projeto PIBID, que busca contribuir para a aprendizagem das crianças através de atividades lúdicas e em outros espaços da escola, além da sala de aula.Palavras-chave: Alfabetização. Ludicidade. AprendizagemUniversidade Feevale2012-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/26110.25112/rco.v1i0.261Revista Conhecimento Online; v. 1 (2012): Janeiro / Junho2176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/261/238Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessHartz, AlinePaulo, Angélica da SilvaKussler, DaianeSantos, Gabrielle dosSantos, Viviane C. Cardoso dosFranco, Letícia do Amaral2017-06-29T23:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:06Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
title |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO Hartz, Aline Hartz, Aline |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
author |
Hartz, Aline |
author_facet |
Hartz, Aline Hartz, Aline Paulo, Angélica da Silva Kussler, Daiane Santos, Gabrielle dos Santos, Viviane C. Cardoso dos Franco, Letícia do Amaral Paulo, Angélica da Silva Kussler, Daiane Santos, Gabrielle dos Santos, Viviane C. Cardoso dos Franco, Letícia do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Paulo, Angélica da Silva Kussler, Daiane Santos, Gabrielle dos Santos, Viviane C. Cardoso dos Franco, Letícia do Amaral |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartz, Aline Paulo, Angélica da Silva Kussler, Daiane Santos, Gabrielle dos Santos, Viviane C. Cardoso dos Franco, Letícia do Amaral |
description |
O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a importância de atividades lúdicas para crianças do ensino fundamental em fase de alfabetização. São muitos os autores que fazem referência ao brincar, afirmando que este é fator fundamental ao desenvolvimento de aptidões físicas e mentais da criança. Brincando, a criança estabelece vínculos sociais, descobre a personalidade, aprende a viver em sociedade, prepara-se para a idade adulta. A escolha deste tema surgiu de experiências vivenciadas em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo, através do Projeto PIBID, que busca contribuir para a aprendizagem das crianças através de atividades lúdicas e em outros espaços da escola, além da sala de aula.Palavras-chave: Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/261 10.25112/rco.v1i0.261 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/261 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/261/238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2012): Janeiro / Junho 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1822183563681857537 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.261 |