A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ritzel, Marcelo Iserhardt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217
Resumo: As novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem.
id Feevale-3_83375bd9c4720a261d4215afafb20931
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONALAs novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem.Universidade Feevale2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/21710.25112/rco.v2i0.217Revista Conhecimento Online; v. 2 (2013): Julho / Dezembro2176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217/194Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Ana PaulaRitzel, Marcelo Iserhardt2017-06-29T23:05:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:04Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
spellingShingle A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Bueno, Ana Paula
title_short A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_full A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_fullStr A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_sort A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
author Bueno, Ana Paula
author_facet Bueno, Ana Paula
Ritzel, Marcelo Iserhardt
author_role author
author2 Ritzel, Marcelo Iserhardt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Ana Paula
Ritzel, Marcelo Iserhardt
description As novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217
10.25112/rco.v2i0.217
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217/194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2013): Julho / Dezembro
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524630130688