A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217 |
Resumo: | As novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem. |
id |
Feevale-3_83375bd9c4720a261d4215afafb20931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONALAs novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem.Universidade Feevale2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/21710.25112/rco.v2i0.217Revista Conhecimento Online; v. 2 (2013): Julho / Dezembro2176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217/194Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Ana PaulaRitzel, Marcelo Iserhardt2017-06-29T23:05:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:04Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL Bueno, Ana Paula |
title_short |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_full |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_sort |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
author |
Bueno, Ana Paula |
author_facet |
Bueno, Ana Paula Ritzel, Marcelo Iserhardt |
author_role |
author |
author2 |
Ritzel, Marcelo Iserhardt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Ana Paula Ritzel, Marcelo Iserhardt |
description |
As novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217 10.25112/rco.v2i0.217 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2i0.217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/217/194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2013): Julho / Dezembro 2176-8501 10.25112/rco.v2i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464524630130688 |