A INFLUÊNCIA DA ESCOLA DE ULM E BAUHAUS NA ESTRUTURA CURRICULAR DAS ESCOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Cláudia Rafaela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Staudt, Daiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/144
Resumo: A instalação dos primeiros cursos de graduação em Design, no Brasil, foi um processo longo. As discussões iniciais surgiram em ambientes dedicados à arte e à arquitetura e, mesmo após o estudo e a organização de um curso próprio, houve a demora na sua implantação. É notória a influência da Escola de Ulm e da Bauhaus no ensino do Design no Brasil. A maior influência foi através da Escola de Ulm, uma vez que a estrutura curricular das primeiras escolas foi criada com base no modelo estruturado por Max Bill e alguns dos primeiros professores se graduaram lá. As influências da Bauhaus também são percebidas através de uma comparação entre os modelos curriculares brasileiros com a Escola Alemã. Essa análise comparativa entre as escolas estrangeiras e os modelos adotados nas primeiras escolas de Design, no Brasil, é a base para entender o panorama do design nacional.Palavras-chave: Bauhaus. Escola de Ulm. Escolas de Design Brasileiras.
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