Concepções pedagógicas da escola Bauhaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scatolin, Juliana Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121098
Resumo: Levando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuais
id UNSP_330fc995c371870ec0e7046eca7e383d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121098
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções pedagógicas da escola BauhausBauhausEducação artística (Ensino fundamental)Arte e educaçãoAlemanhaLevando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuaisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scatolin, Juliana Fernandes [UNESP]2015-03-23T15:28:41Z2015-03-23T15:28:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfSCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121098000691445scatolin_jf_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:20:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:53:53.525762Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
title Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
spellingShingle Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
Scatolin, Juliana Fernandes [UNESP]
Bauhaus
Educação artística (Ensino fundamental)
Arte e educação
Alemanha
title_short Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
title_full Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
title_fullStr Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
title_full_unstemmed Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
title_sort Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
author Scatolin, Juliana Fernandes [UNESP]
author_facet Scatolin, Juliana Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Scatolin, Juliana Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bauhaus
Educação artística (Ensino fundamental)
Arte e educação
Alemanha
topic Bauhaus
Educação artística (Ensino fundamental)
Arte e educação
Alemanha
description Levando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuais
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:28:41Z
2015-03-23T15:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/121098
000691445
scatolin_jf_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv SCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000691445
scatolin_jf_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/121098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129261679149056