INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilberto Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Meinhardt, Moana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1316
Resumo: A sociedade do século XXI e os desafios que ela apresenta, advindos especialmente da globalização e do desenvolvimento tecnológico, requer a produção de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados, o que impacta diretamente no papel das universidades. Nesse contexto, o ensino superior e, especialmente, os cursos de bacharelado não podem mais restringir-se à formação de profissionais com conhecimentos técnicos e específicos de uma determinada área, mas precisam preparar os alunos para resolverem problemas complexos com criatividade e criticidade, além de desenvolverem habilidades como comunicação e trabalho em equipe. Para tanto, ressalta-se as contribuições da interdisciplinaridade que, embora não constitua uma ideia nova no campo educacional, no âmbito do ensino superior, ainda esbarra nas históricas, rígidas e fragmentadas estruturas universitárias. Considerando o exposto, realizou-se uma revisão sistemática de conteúdo, em teses e dissertações realizadas nos últimos três anos, a fim de identificar as experiências interdisciplinares desenvolvidas no ensino de graduação. Optou-se pela análise aprofundada dos trabalhos referentes à implantação de bacharelados interdisciplinares. A análise dos resultados revelou um duplo movimento, de um lado a insegurança dos estudantes frente ao novo, a preocupação com as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e a necessidade de formação dos professores para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. De outro, apontou o reconhecimento por parte dos egressos da formação de caráter generalista, humanista e artística proporcionada pelos bacharelados interdisciplinares, com ênfase na autonomia do estudante nas escolhas curriculares, questões que constituem um dos planos de fundo do projeto pedagógico desses cursos.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares. ABSTRACTThe 21st century society and the challenges it presents, resulting especially from the globalization and the technological development, require a production of new knowledge and a qualified human resources training, which impacts directly in the role played by universities. In this context, the higher education and, especially, the bachelor’s degrees, may no longer restrict themselves to the qualification of professionals with technical knowledge, specific of a determined area, but need to prepare them to solve complex problems with creativity and criticality, in addition to develop abilities such as communication and group work. For this purpose, we highlight the contributions of interdisciplinarity that, although it doesn’t constitute a new idea in the educational field, still faces historical, rigid and fragmented academic structures in the higher education scope. Considering what was now exposed, we realized a systematic review of material, through the analysis of thesis and dissertations made in the last three years, in order to identify the interdisciplinary experiences developed in the undergraduate teaching. A deeper analysis of the works that refer to the implantation of interdisciplinary bachelor’s was opted. The analysis of the results revealed a double movement, from one side the insecurity of the students when faced with the new, the preoccupation with the possibilities of insertion in the job market and the necessity of professors’ training for the development of interdisciplinary practices. From the other side, it indicated recognition from the graduated students of the generalist, humanistic and artistic qualification offered by the interdisciplinary bachelor’s, with emphasis in the autonomy of the students in their choice of courses, aspects that constitute one of the backgrounds of these bachelor’s pedagogical project.Keywords: Interdisciplinarity. Undergraduate teaching. Interdisciplinary bachelor’s.
id Feevale-3_d13b4dd8251b1ad9f44eb3b4919d5006
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1316
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRASInterdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares.A sociedade do século XXI e os desafios que ela apresenta, advindos especialmente da globalização e do desenvolvimento tecnológico, requer a produção de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados, o que impacta diretamente no papel das universidades. Nesse contexto, o ensino superior e, especialmente, os cursos de bacharelado não podem mais restringir-se à formação de profissionais com conhecimentos técnicos e específicos de uma determinada área, mas precisam preparar os alunos para resolverem problemas complexos com criatividade e criticidade, além de desenvolverem habilidades como comunicação e trabalho em equipe. Para tanto, ressalta-se as contribuições da interdisciplinaridade que, embora não constitua uma ideia nova no campo educacional, no âmbito do ensino superior, ainda esbarra nas históricas, rígidas e fragmentadas estruturas universitárias. Considerando o exposto, realizou-se uma revisão sistemática de conteúdo, em teses e dissertações realizadas nos últimos três anos, a fim de identificar as experiências interdisciplinares desenvolvidas no ensino de graduação. Optou-se pela análise aprofundada dos trabalhos referentes à implantação de bacharelados interdisciplinares. A análise dos resultados revelou um duplo movimento, de um lado a insegurança dos estudantes frente ao novo, a preocupação com as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e a necessidade de formação dos professores para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. De outro, apontou o reconhecimento por parte dos egressos da formação de caráter generalista, humanista e artística proporcionada pelos bacharelados interdisciplinares, com ênfase na autonomia do estudante nas escolhas curriculares, questões que constituem um dos planos de fundo do projeto pedagógico desses cursos.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares. ABSTRACTThe 21st century society and the challenges it presents, resulting especially from the globalization and the technological development, require a production of new knowledge and a qualified human resources training, which impacts directly in the role played by universities. In this context, the higher education and, especially, the bachelor’s degrees, may no longer restrict themselves to the qualification of professionals with technical knowledge, specific of a determined area, but need to prepare them to solve complex problems with creativity and criticality, in addition to develop abilities such as communication and group work. For this purpose, we highlight the contributions of interdisciplinarity that, although it doesn’t constitute a new idea in the educational field, still faces historical, rigid and fragmented academic structures in the higher education scope. Considering what was now exposed, we realized a systematic review of material, through the analysis of thesis and dissertations made in the last three years, in order to identify the interdisciplinary experiences developed in the undergraduate teaching. A deeper analysis of the works that refer to the implantation of interdisciplinary bachelor’s was opted. The analysis of the results revealed a double movement, from one side the insecurity of the students when faced with the new, the preoccupation with the possibilities of insertion in the job market and the necessity of professors’ training for the development of interdisciplinary practices. From the other side, it indicated recognition from the graduated students of the generalist, humanistic and artistic qualification offered by the interdisciplinary bachelor’s, with emphasis in the autonomy of the students in their choice of courses, aspects that constitute one of the backgrounds of these bachelor’s pedagogical project.Keywords: Interdisciplinarity. Undergraduate teaching. Interdisciplinary bachelor’s.Universidade Feevale2018-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131610.25112/rco.v2i0.1316Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 03-242176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1316/2223Copyright (c) 2018 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gilberto Ferreira daMeinhardt, Moana2019-08-17T01:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1316Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:12:07Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
Silva, Gilberto Ferreira da
Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares.
title_short INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_full INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
author Silva, Gilberto Ferreira da
author_facet Silva, Gilberto Ferreira da
Meinhardt, Moana
author_role author
author2 Meinhardt, Moana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilberto Ferreira da
Meinhardt, Moana
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares.
topic Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares.
description A sociedade do século XXI e os desafios que ela apresenta, advindos especialmente da globalização e do desenvolvimento tecnológico, requer a produção de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados, o que impacta diretamente no papel das universidades. Nesse contexto, o ensino superior e, especialmente, os cursos de bacharelado não podem mais restringir-se à formação de profissionais com conhecimentos técnicos e específicos de uma determinada área, mas precisam preparar os alunos para resolverem problemas complexos com criatividade e criticidade, além de desenvolverem habilidades como comunicação e trabalho em equipe. Para tanto, ressalta-se as contribuições da interdisciplinaridade que, embora não constitua uma ideia nova no campo educacional, no âmbito do ensino superior, ainda esbarra nas históricas, rígidas e fragmentadas estruturas universitárias. Considerando o exposto, realizou-se uma revisão sistemática de conteúdo, em teses e dissertações realizadas nos últimos três anos, a fim de identificar as experiências interdisciplinares desenvolvidas no ensino de graduação. Optou-se pela análise aprofundada dos trabalhos referentes à implantação de bacharelados interdisciplinares. A análise dos resultados revelou um duplo movimento, de um lado a insegurança dos estudantes frente ao novo, a preocupação com as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e a necessidade de formação dos professores para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. De outro, apontou o reconhecimento por parte dos egressos da formação de caráter generalista, humanista e artística proporcionada pelos bacharelados interdisciplinares, com ênfase na autonomia do estudante nas escolhas curriculares, questões que constituem um dos planos de fundo do projeto pedagógico desses cursos.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares. ABSTRACTThe 21st century society and the challenges it presents, resulting especially from the globalization and the technological development, require a production of new knowledge and a qualified human resources training, which impacts directly in the role played by universities. In this context, the higher education and, especially, the bachelor’s degrees, may no longer restrict themselves to the qualification of professionals with technical knowledge, specific of a determined area, but need to prepare them to solve complex problems with creativity and criticality, in addition to develop abilities such as communication and group work. For this purpose, we highlight the contributions of interdisciplinarity that, although it doesn’t constitute a new idea in the educational field, still faces historical, rigid and fragmented academic structures in the higher education scope. Considering what was now exposed, we realized a systematic review of material, through the analysis of thesis and dissertations made in the last three years, in order to identify the interdisciplinary experiences developed in the undergraduate teaching. A deeper analysis of the works that refer to the implantation of interdisciplinary bachelor’s was opted. The analysis of the results revealed a double movement, from one side the insecurity of the students when faced with the new, the preoccupation with the possibilities of insertion in the job market and the necessity of professors’ training for the development of interdisciplinary practices. From the other side, it indicated recognition from the graduated students of the generalist, humanistic and artistic qualification offered by the interdisciplinary bachelor’s, with emphasis in the autonomy of the students in their choice of courses, aspects that constitute one of the backgrounds of these bachelor’s pedagogical project.Keywords: Interdisciplinarity. Undergraduate teaching. Interdisciplinary bachelor’s.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1316
10.25112/rco.v2i0.1316
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1316
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1316/2223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 03-24
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1754570022894698496