ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rissi, Paula Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luccas, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1830
Resumo: RESUMOA pesquisa em questão identifica a necessidade de estudos na área da avaliação formativa, que desencadeou a produção da dissertação “Avaliação escolar: diferentes olhares acerca das práticas avaliativas”. Partindo do intuito de realizar um levantamento da existência de teses e dissertações que abordam os procedimentos avaliativos (em fases, por pares e autoavaliação), de cunho formativo, realizou-se uma Revisão Sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo o método defendido por Kitchenham como subsídio norteador. A investigação parte da seleção de trabalhos que se referem a esses procedimentos e a sua prática no âmbito escolar. A busca resultou em uma pequena quantidade de estudos, relacionados aos procedimentos avaliativos, expondo a incipiência das investigações e a escassez de discussões a respeito do assunto em nosso país, ratificando a relevância em se desenvolver pesquisas voltadas para a avaliação. Palavras-chave: Avaliação escolar. Avaliação formativa. Procedimentos avaliativos.ABSTRACTThe research in question identifies the need for studies in the area of formative assessment, which triggered the production of the dissertation "School evaluation: different perspectives on evaluative practices". A Systematic Review was carried out at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, with the aim of evaluating the existence of theses and dissertations that deal with the evaluative procedures (in phases, by pairs and self-evaluation). defended by Kitchenham as a guiding subsidy. The investigation starts with the selection of papers that refer to these procedures and their practice in the school context. The search resulted in a small number of studies, related to the evaluation procedures, exposing the incipience of the investigations and the lack of discussions about the subject, in our country, ratifying the relevance in developing research oriented to the evaluation.Keywords: School evaluation. Formative evaluation. Evaluation procedures.
id Feevale-3_f0fc01212a793e49071e2f034539e896
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1830
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃORESUMOA pesquisa em questão identifica a necessidade de estudos na área da avaliação formativa, que desencadeou a produção da dissertação “Avaliação escolar: diferentes olhares acerca das práticas avaliativas”. Partindo do intuito de realizar um levantamento da existência de teses e dissertações que abordam os procedimentos avaliativos (em fases, por pares e autoavaliação), de cunho formativo, realizou-se uma Revisão Sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo o método defendido por Kitchenham como subsídio norteador. A investigação parte da seleção de trabalhos que se referem a esses procedimentos e a sua prática no âmbito escolar. A busca resultou em uma pequena quantidade de estudos, relacionados aos procedimentos avaliativos, expondo a incipiência das investigações e a escassez de discussões a respeito do assunto em nosso país, ratificando a relevância em se desenvolver pesquisas voltadas para a avaliação. Palavras-chave: Avaliação escolar. Avaliação formativa. Procedimentos avaliativos.ABSTRACTThe research in question identifies the need for studies in the area of formative assessment, which triggered the production of the dissertation "School evaluation: different perspectives on evaluative practices". A Systematic Review was carried out at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, with the aim of evaluating the existence of theses and dissertations that deal with the evaluative procedures (in phases, by pairs and self-evaluation). defended by Kitchenham as a guiding subsidy. The investigation starts with the selection of papers that refer to these procedures and their practice in the school context. The search resulted in a small number of studies, related to the evaluation procedures, exposing the incipience of the investigations and the lack of discussions about the subject, in our country, ratifying the relevance in developing research oriented to the evaluation.Keywords: School evaluation. Formative evaluation. Evaluation procedures.Universidade Feevale2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/183010.25112/rco.v3i0.1830Revista Conhecimento Online; v. 3 (2019): Setembro / Dezembro; 115-1292176-850110.25112/rco.v3i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1830/2415Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRissi, Paula SilvaLuccas, Simone2019-09-06T00:59:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1830Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-09-06T00:59:31Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
title ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
spellingShingle ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
Rissi, Paula Silva
title_short ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
title_full ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
title_fullStr ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
title_full_unstemmed ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
title_sort ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO
author Rissi, Paula Silva
author_facet Rissi, Paula Silva
Luccas, Simone
author_role author
author2 Luccas, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rissi, Paula Silva
Luccas, Simone
description RESUMOA pesquisa em questão identifica a necessidade de estudos na área da avaliação formativa, que desencadeou a produção da dissertação “Avaliação escolar: diferentes olhares acerca das práticas avaliativas”. Partindo do intuito de realizar um levantamento da existência de teses e dissertações que abordam os procedimentos avaliativos (em fases, por pares e autoavaliação), de cunho formativo, realizou-se uma Revisão Sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo o método defendido por Kitchenham como subsídio norteador. A investigação parte da seleção de trabalhos que se referem a esses procedimentos e a sua prática no âmbito escolar. A busca resultou em uma pequena quantidade de estudos, relacionados aos procedimentos avaliativos, expondo a incipiência das investigações e a escassez de discussões a respeito do assunto em nosso país, ratificando a relevância em se desenvolver pesquisas voltadas para a avaliação. Palavras-chave: Avaliação escolar. Avaliação formativa. Procedimentos avaliativos.ABSTRACTThe research in question identifies the need for studies in the area of formative assessment, which triggered the production of the dissertation "School evaluation: different perspectives on evaluative practices". A Systematic Review was carried out at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, with the aim of evaluating the existence of theses and dissertations that deal with the evaluative procedures (in phases, by pairs and self-evaluation). defended by Kitchenham as a guiding subsidy. The investigation starts with the selection of papers that refer to these procedures and their practice in the school context. The search resulted in a small number of studies, related to the evaluation procedures, exposing the incipience of the investigations and the lack of discussions about the subject, in our country, ratifying the relevance in developing research oriented to the evaluation.Keywords: School evaluation. Formative evaluation. Evaluation procedures.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1830
10.25112/rco.v3i0.1830
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1830
identifier_str_mv 10.25112/rco.v3i0.1830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1830/2415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 3 (2019): Setembro / Dezembro; 115-129
2176-8501
10.25112/rco.v3i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525354696704