PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/372 |
Resumo: | PRÉ-COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – MÍDIAS PROJETANDO um sucesso lucrativoCOBERTURA PREVIA DE LA COPA DE LAS CONFEDERACIONES EN EL PERIÓDICO FOLHA DE SÃO PAULO – Medios de masa proyectan un éxito lucrativoABSTRACTThe present descriptive, quali-quantitative study analyzed a corpus comprising issues from the Brazilian newspaper Folha de São Paulo published from March 1 to June 15, 2013, which were read in full. The aim of this paper was to identify and interpret the production of meaning established by Folha de São Paulo in the pre-coverage of Brazil 2013 Confederations Cup. A total of 107 issues of the newspaper were analyze to assess and interpret the agenda and the bias adopted by the newspaper, considering texts, images, editorials, reports, panels, other online channels, and advertisements. The inferences obtained from this analysis were related to the following categories, which were formulated based on units of meaning: Sport result; Sport economy; Infrastructure; Political and social issues, and Publicity. We concluded that the newspaper Folha de São Paulo has the right to choose what, in its point of view, is more relevant for the society: attracting powerful sponsors or focusing its reports on discussing how to stimulate the development of the country and providing constructive information to a non-critical society. KEYWORDS: Media. Soccer. Confederations Cup. RESUMOA presente pesquisa caracteriza-se como descritiva/quali-quantitativa, tendo como corpus o jornal Folha de São Paulo/Brasil, analisado durante os dias 1 de Março ao dia 15 de junho em todo o seu exemplar. O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar a produção de sentido estabelecida pela Folha de São Paulo sobre a pré-cobertura da Copa das Confederações/Brasil/2013. Foram analisadas 107 edições do jornal, com o objetivo de analisar e interpretar o agendamento e o viés adotados pelo jornal, considerando textos, imagens, editoriais, matérias, painéis, outros canais, e publicidades. As inferências obtidas através dessa análiseforam relacionadas às seguintes categorias, formuladas a partir das unidades de significados:Esporte resultado; Esporte economia; Infraestrutura; Questões políticas e sociais e Publicidade. Concluímos que o jornal Folha de São Paulo tem o direito de escolher aquilo que é mais relevante para eleno contexto da sociedade: atrair poderosos patrocinadores oucentralizar seus cadernos na discussão de como alavancar o desenvolvimento do país e dispor informações construtivas para uma sociedade não crítica. PALAVRAS-CHAVES: Mídia. Futebol. Copa das Confederações. RESUMENLa presente investigación, caracterizada como descriptiva/cuali-cuantitativa, tiene como corpus las ediciones del periódico brasileño Folha de São Paulo publicadas del 1 de marzo a 15 de junio de 2013, que fueron leídas integralmente. El objetivo de este trabajo fue identificar e interpretar la producción de sentido establecida por Folha de São Paulo en la cobertura previa a la Copa de las Confederaciones de Brasil en 2013. Se analizaron 107 ediciones del periódico, con el objetivo de evaluar e interpretar la agenda y el sesgo adoptados por el periódico, considerando textos, imágenes, editoriales, materiales, paneles, otros canales en línea, y publicidades.Se relacionaron las inferencias obtenidas de ese análisis conlas siguientes categorías, formuladas a partir de las unidades de significado: Deporte resultado; Deporte economía; Infraestructura; Cuestiones políticas y sociales, y Publicidad. Concluimos que el periódico Folha de São Paulo tiene el derecho de elegir lo que considera más relevante para la sociedad: atraer poderosos patrocinadores o enfocar en sus reportajes la discusión de cómo fomentar el desarrollo del país y proveer informaciones constructivas a una sociedad no crítica. PALABRAS-CLAVES: Media. Fútbol. Copa de las Confederaciones. |
id |
Feevale-3_f3ac005d236ecfc21d940e492855f118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/372 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESSMedia. Soccer. Confederations Cup.PRÉ-COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – MÍDIAS PROJETANDO um sucesso lucrativoCOBERTURA PREVIA DE LA COPA DE LAS CONFEDERACIONES EN EL PERIÓDICO FOLHA DE SÃO PAULO – Medios de masa proyectan un éxito lucrativoABSTRACTThe present descriptive, quali-quantitative study analyzed a corpus comprising issues from the Brazilian newspaper Folha de São Paulo published from March 1 to June 15, 2013, which were read in full. The aim of this paper was to identify and interpret the production of meaning established by Folha de São Paulo in the pre-coverage of Brazil 2013 Confederations Cup. A total of 107 issues of the newspaper were analyze to assess and interpret the agenda and the bias adopted by the newspaper, considering texts, images, editorials, reports, panels, other online channels, and advertisements. The inferences obtained from this analysis were related to the following categories, which were formulated based on units of meaning: Sport result; Sport economy; Infrastructure; Political and social issues, and Publicity. We concluded that the newspaper Folha de São Paulo has the right to choose what, in its point of view, is more relevant for the society: attracting powerful sponsors or focusing its reports on discussing how to stimulate the development of the country and providing constructive information to a non-critical society. KEYWORDS: Media. Soccer. Confederations Cup. RESUMOA presente pesquisa caracteriza-se como descritiva/quali-quantitativa, tendo como corpus o jornal Folha de São Paulo/Brasil, analisado durante os dias 1 de Março ao dia 15 de junho em todo o seu exemplar. O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar a produção de sentido estabelecida pela Folha de São Paulo sobre a pré-cobertura da Copa das Confederações/Brasil/2013. Foram analisadas 107 edições do jornal, com o objetivo de analisar e interpretar o agendamento e o viés adotados pelo jornal, considerando textos, imagens, editoriais, matérias, painéis, outros canais, e publicidades. As inferências obtidas através dessa análiseforam relacionadas às seguintes categorias, formuladas a partir das unidades de significados:Esporte resultado; Esporte economia; Infraestrutura; Questões políticas e sociais e Publicidade. Concluímos que o jornal Folha de São Paulo tem o direito de escolher aquilo que é mais relevante para eleno contexto da sociedade: atrair poderosos patrocinadores oucentralizar seus cadernos na discussão de como alavancar o desenvolvimento do país e dispor informações construtivas para uma sociedade não crítica. PALAVRAS-CHAVES: Mídia. Futebol. Copa das Confederações. RESUMENLa presente investigación, caracterizada como descriptiva/cuali-cuantitativa, tiene como corpus las ediciones del periódico brasileño Folha de São Paulo publicadas del 1 de marzo a 15 de junio de 2013, que fueron leídas integralmente. El objetivo de este trabajo fue identificar e interpretar la producción de sentido establecida por Folha de São Paulo en la cobertura previa a la Copa de las Confederaciones de Brasil en 2013. Se analizaron 107 ediciones del periódico, con el objetivo de evaluar e interpretar la agenda y el sesgo adoptados por el periódico, considerando textos, imágenes, editoriales, materiales, paneles, otros canales en línea, y publicidades.Se relacionaron las inferencias obtenidas de ese análisis conlas siguientes categorías, formuladas a partir de las unidades de significado: Deporte resultado; Deporte economía; Infraestructura; Cuestiones políticas y sociales, y Publicidad. Concluimos que el periódico Folha de São Paulo tiene el derecho de elegir lo que considera más relevante para la sociedad: atraer poderosos patrocinadores o enfocar en sus reportajes la discusión de cómo fomentar el desarrollo del país y proveer informaciones constructivas a una sociedad no crítica. PALABRAS-CLAVES: Media. Fútbol. Copa de las Confederaciones. Universidade Feevale2016-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/37210.25112/rco.v1i0.372Revista Conhecimento Online; v. 1 (2016): Janeiro / Junho; 77-852176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/372/416Copyright (c) 2016 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanfelice, Gustavo RoeseFeltes, Alessandra FernandesLuiz de Oliveira Junior, LafaieteKuhn Junior, NorbertoMarín Montín, Joaquín2017-06-29T22:54:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/372Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T22:54:39Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
title |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
spellingShingle |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS Sanfelice, Gustavo Roese Media. Soccer. Confederations Cup. |
title_short |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
title_full |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
title_fullStr |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
title_full_unstemmed |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
title_sort |
PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS |
author |
Sanfelice, Gustavo Roese |
author_facet |
Sanfelice, Gustavo Roese Feltes, Alessandra Fernandes Luiz de Oliveira Junior, Lafaiete Kuhn Junior, Norberto Marín Montín, Joaquín |
author_role |
author |
author2 |
Feltes, Alessandra Fernandes Luiz de Oliveira Junior, Lafaiete Kuhn Junior, Norberto Marín Montín, Joaquín |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanfelice, Gustavo Roese Feltes, Alessandra Fernandes Luiz de Oliveira Junior, Lafaiete Kuhn Junior, Norberto Marín Montín, Joaquín |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media. Soccer. Confederations Cup. |
topic |
Media. Soccer. Confederations Cup. |
description |
PRÉ-COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – MÍDIAS PROJETANDO um sucesso lucrativoCOBERTURA PREVIA DE LA COPA DE LAS CONFEDERACIONES EN EL PERIÓDICO FOLHA DE SÃO PAULO – Medios de masa proyectan un éxito lucrativoABSTRACTThe present descriptive, quali-quantitative study analyzed a corpus comprising issues from the Brazilian newspaper Folha de São Paulo published from March 1 to June 15, 2013, which were read in full. The aim of this paper was to identify and interpret the production of meaning established by Folha de São Paulo in the pre-coverage of Brazil 2013 Confederations Cup. A total of 107 issues of the newspaper were analyze to assess and interpret the agenda and the bias adopted by the newspaper, considering texts, images, editorials, reports, panels, other online channels, and advertisements. The inferences obtained from this analysis were related to the following categories, which were formulated based on units of meaning: Sport result; Sport economy; Infrastructure; Political and social issues, and Publicity. We concluded that the newspaper Folha de São Paulo has the right to choose what, in its point of view, is more relevant for the society: attracting powerful sponsors or focusing its reports on discussing how to stimulate the development of the country and providing constructive information to a non-critical society. KEYWORDS: Media. Soccer. Confederations Cup. RESUMOA presente pesquisa caracteriza-se como descritiva/quali-quantitativa, tendo como corpus o jornal Folha de São Paulo/Brasil, analisado durante os dias 1 de Março ao dia 15 de junho em todo o seu exemplar. O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar a produção de sentido estabelecida pela Folha de São Paulo sobre a pré-cobertura da Copa das Confederações/Brasil/2013. Foram analisadas 107 edições do jornal, com o objetivo de analisar e interpretar o agendamento e o viés adotados pelo jornal, considerando textos, imagens, editoriais, matérias, painéis, outros canais, e publicidades. As inferências obtidas através dessa análiseforam relacionadas às seguintes categorias, formuladas a partir das unidades de significados:Esporte resultado; Esporte economia; Infraestrutura; Questões políticas e sociais e Publicidade. Concluímos que o jornal Folha de São Paulo tem o direito de escolher aquilo que é mais relevante para eleno contexto da sociedade: atrair poderosos patrocinadores oucentralizar seus cadernos na discussão de como alavancar o desenvolvimento do país e dispor informações construtivas para uma sociedade não crítica. PALAVRAS-CHAVES: Mídia. Futebol. Copa das Confederações. RESUMENLa presente investigación, caracterizada como descriptiva/cuali-cuantitativa, tiene como corpus las ediciones del periódico brasileño Folha de São Paulo publicadas del 1 de marzo a 15 de junio de 2013, que fueron leídas integralmente. El objetivo de este trabajo fue identificar e interpretar la producción de sentido establecida por Folha de São Paulo en la cobertura previa a la Copa de las Confederaciones de Brasil en 2013. Se analizaron 107 ediciones del periódico, con el objetivo de evaluar e interpretar la agenda y el sesgo adoptados por el periódico, considerando textos, imágenes, editoriales, materiales, paneles, otros canales en línea, y publicidades.Se relacionaron las inferencias obtenidas de ese análisis conlas siguientes categorías, formuladas a partir de las unidades de significado: Deporte resultado; Deporte economía; Infraestructura; Cuestiones políticas y sociales, y Publicidad. Concluimos que el periódico Folha de São Paulo tiene el derecho de elegir lo que considera más relevante para la sociedad: atraer poderosos patrocinadores o enfocar en sus reportajes la discusión de cómo fomentar el desarrollo del país y proveer informaciones constructivas a una sociedad no crítica. PALABRAS-CLAVES: Media. Fútbol. Copa de las Confederaciones. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/372 10.25112/rco.v1i0.372 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/372 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/372/416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2016): Janeiro / Junho; 77-85 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798320930045296640 |