FALAR DE SI NA REDE: UM ESPAÇO PARA QUEM (NÃO) SOU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/375 |
Resumo: | Refletiremos neste texto sobre a constituição subjetiva e a circulação da linguagem no espaço virtual por meio de uma análise de perfis do Twitter em que o sujeito se descreve ou se apresenta usando uma negação. Consideramos, para tanto, que o virtual tem uma existência histórica regida tanto pela fixidez da memória metálica quanto pelo devir do sujeito na memória discursiva. Em decorrência disso, a escrita de si na rede assume uma forma narrativa provisória, voltada para o futuro do não-ser ou do ser-outros, em contraposição ao efeito de atualidade, instantaneidade e totalidade das informações alimentadas pela rede eletrônica. A partir daí, perguntamos como o sujeito se inscreve nessa rede que tende à totalidade e quais são os efeitos do virtual em sua constituição. Deriva, suspensão e ubiquidade são algumas das formas de virtualizar-se, ver e ser visto pela tela. Efeitos de sentido que não são sem consequência para a vida social fora dela e que encontram na negação uma forma de expor as contradições do contemporâneo. Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. |
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FALAR DE SI NA REDE: UM ESPAÇO PARA QUEM (NÃO) SOUEscrita de siTecnologias de linguagemNegação.A negação em perfis do TwitterRefletiremos neste texto sobre a constituição subjetiva e a circulação da linguagem no espaço virtual por meio de uma análise de perfis do Twitter em que o sujeito se descreve ou se apresenta usando uma negação. Consideramos, para tanto, que o virtual tem uma existência histórica regida tanto pela fixidez da memória metálica quanto pelo devir do sujeito na memória discursiva. Em decorrência disso, a escrita de si na rede assume uma forma narrativa provisória, voltada para o futuro do não-ser ou do ser-outros, em contraposição ao efeito de atualidade, instantaneidade e totalidade das informações alimentadas pela rede eletrônica. A partir daí, perguntamos como o sujeito se inscreve nessa rede que tende à totalidade e quais são os efeitos do virtual em sua constituição. Deriva, suspensão e ubiquidade são algumas das formas de virtualizar-se, ver e ser visto pela tela. Efeitos de sentido que não são sem consequência para a vida social fora dela e que encontram na negação uma forma de expor as contradições do contemporâneo. Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.Revista do Gel2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/375Revista do GEL; v. 12 n. 1 (2015): Revista do GEL; 81-1081984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/375/421Fedatto, Carolina Padilhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:01:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/375Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:01:57Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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Refletiremos neste texto sobre a constituição subjetiva e a circulação da linguagem no espaço virtual por meio de uma análise de perfis do Twitter em que o sujeito se descreve ou se apresenta usando uma negação. Consideramos, para tanto, que o virtual tem uma existência histórica regida tanto pela fixidez da memória metálica quanto pelo devir do sujeito na memória discursiva. Em decorrência disso, a escrita de si na rede assume uma forma narrativa provisória, voltada para o futuro do não-ser ou do ser-outros, em contraposição ao efeito de atualidade, instantaneidade e totalidade das informações alimentadas pela rede eletrônica. A partir daí, perguntamos como o sujeito se inscreve nessa rede que tende à totalidade e quais são os efeitos do virtual em sua constituição. Deriva, suspensão e ubiquidade são algumas das formas de virtualizar-se, ver e ser visto pela tela. Efeitos de sentido que não são sem consequência para a vida social fora dela e que encontram na negação uma forma de expor as contradições do contemporâneo. Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. |
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