A SEDUÇÃO DA AUSÊNCIA: O TEXTO E A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fukui, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Giering, Maria Eduarda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1461
Resumo: O objetivo deste estudo é mostrar como o produtor textual organiza, em artigos de divulgação científica para crianças da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), a passagem do senso comum para o saber científico. Para isso, estudam-se, tendo por base a Linguística Textual e a Semiolinguística, o título e os parágrafos iniciais dos artigos, observando como acontecem a instalação do tópico discursivo, a construção de objetos de discurso e a orientação argumentativa. A análise linguística proposta é iluminada pelos princípios da Epistemologia da Ciência, de Bachelard, que orientam o produtor-divulgador da ciência. Observa-se que o texto se organiza de forma a desencadear um processo de orientação argumentativa que parte de um saber comum à instalação do saber científico, base do fim discursivo de incitação ao fazer, comum aos artigos do corpus. Na perspectiva da Semiolinguística, trata-se da indicação de uma lacuna existente, seja de ação, seja de conhecimento, seguida de informações que permitem o preenchimento do espaço vazio.
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Fukui, Ana
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