“Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisangela Maria da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Carvalho, Magda Wacemberg Pereira Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3509
Resumo: Is it possible to live without love, without shared pleasure and without the value of the enchantment of words? These and other questions will lead our discussion about the path of Cristina Kupfer, who, based on her characters, reinvents ways of making us look and listen to autism in its traces, idiosyncrasies, subjective manifestations and in its writing. Thanks to Marguerite, Arthur was able to experience the taste of the written word, and this didn’t just shape his thinking, but created it. After all, the reader will discover that Arthur’s writing allowed him to put into words what he experienced, as well as translating the logic of his autism.
id GEL-1_a3ce000e5e1a5d08605c81b6b3839f73
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/3509
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêuticaTranstorno do Espectro Autista. Manifestações Subjetivas. Escrita.Is it possible to live without love, without shared pleasure and without the value of the enchantment of words? These and other questions will lead our discussion about the path of Cristina Kupfer, who, based on her characters, reinvents ways of making us look and listen to autism in its traces, idiosyncrasies, subjective manifestations and in its writing. Thanks to Marguerite, Arthur was able to experience the taste of the written word, and this didn’t just shape his thinking, but created it. After all, the reader will discover that Arthur’s writing allowed him to put into words what he experienced, as well as translating the logic of his autism.Será possível vivermos sem amor, sem o prazer compartilhado e sem o valor do encantamento das palavras? Estas são algumas das questões que conduzirão nossa discussão sobre o percurso da Cristina Kupfer que, a partir dos seus personagens, reinventa modos de nos fazer olhar e escutar o autismo nos seus traços, idiossincrasias, manifestações subjetivas e na sua escrita. Metodologicamente, realizamos uma discussão teórica sobre a importância terapêutica da escrita na clínica do autismo a partir de recortes ilustrativos do romance Arthur: um autista no século XIX. Mais do que explorar a riqueza poética e a sensibilidade da obra, a autora nos permite ver que, graças a Marguerite, Arthur pôde viver o gosto da palavra escrita e essa não apenas deu forma ao seu pensamento, mas o criou. O leitor descobrirá que a escrita de Arthur lhe permitiu colocar em palavras o que vivenciava, traduzir a lógica de seu autismo e ressaltar a relevância do processo de alfabetização, que permite o exercício de uma linguagem com significação para a transmissão de uma experiência, de uma vivência pessoal, que inclui o corpo e inclui o outro como interlocutor.Revista do Gel2024-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/350910.21165/gel.v20i2.3509Revista do GEL; v. 20 n. 2 (2023): Revista do GEL; 267-2881984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3509/2229Copyright (c) 2024 Revista do GELhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elisangela Maria daCarvalho, Magda Wacemberg Pereira Lima 2024-04-05T19:08:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3509Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2024-04-05T19:08Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
title “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
spellingShingle “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
Silva, Elisangela Maria da
Transtorno do Espectro Autista. Manifestações Subjetivas. Escrita.
title_short “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
title_full “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
title_fullStr “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
title_full_unstemmed “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
title_sort “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
author Silva, Elisangela Maria da
author_facet Silva, Elisangela Maria da
Carvalho, Magda Wacemberg Pereira Lima
author_role author
author2 Carvalho, Magda Wacemberg Pereira Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisangela Maria da
Carvalho, Magda Wacemberg Pereira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista. Manifestações Subjetivas. Escrita.
topic Transtorno do Espectro Autista. Manifestações Subjetivas. Escrita.
description Is it possible to live without love, without shared pleasure and without the value of the enchantment of words? These and other questions will lead our discussion about the path of Cristina Kupfer, who, based on her characters, reinvents ways of making us look and listen to autism in its traces, idiosyncrasies, subjective manifestations and in its writing. Thanks to Marguerite, Arthur was able to experience the taste of the written word, and this didn’t just shape his thinking, but created it. After all, the reader will discover that Arthur’s writing allowed him to put into words what he experienced, as well as translating the logic of his autism.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3509
10.21165/gel.v20i2.3509
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3509
identifier_str_mv 10.21165/gel.v20i2.3509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3509/2229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista do GEL
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista do GEL
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 20 n. 2 (2023): Revista do GEL; 267-288
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113209098240