Transtorno do espectro autista: do diagnóstico aos resultados da intervenção terapêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Gigliane Segovia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43638
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista vem sendo o foco de pesquisas ao longo dos anos, no entanto, mesmo com diversos avanços e descobertas a temática não se esgota. Sendo assim, este estudo apresenta os principais aspectos referentes ao TEA, um distúrbio complexo do neurodesenvolvimento, cuja origem ainda é desconhecida, ainda que seus sintomas comecem a se manifestar durante a primeira infância. Por se tratar de um espectro cada indivíduo apresenta sintomas diferentes, sempre caracterizando-se por déficits em duas grandes áreas: nas comunicações e interações sociais e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos; conforme a frequência e intensidade destes sintomas classifica-se em três níveis: leve, moderado e grave. Embora costume trazer grande impacto a realidade das famílias, por diversos motivos, a chegada a um diagnóstico nem sempre é fácil e rápida. Por não se tratar de uma doença, não há cura, porém um diagnóstico precoce, realizado por uma equipe multidisciplinar qualificada, potencializa um bom prognóstico trazendo melhor qualidade de vida tanto aos indivíduos com TEA quanto para seus familiares e demais grupos aos quais pertencem. Este acompanhamento pode ser baseado em uma ou várias possibilidades terapêuticas, as quais devem estar diretamente relacionadas as necessidades especificas de cada sujeito, afim de potencializar suas habilidades.
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