O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rost, Mariana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432
Resumo: A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana. Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual [1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon.
id GPCS-1_166547b6c292b6d56c921e16b654dff5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/432
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBIDPIBIDEnsino de Sociologia no Ensino MédioSociologia visualAntropologia Visual.A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana. Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual [1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 1 (2015): Jan./abr. 2015; 46-642317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432/pdfRost, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/432Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
title O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
spellingShingle O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
Rost, Mariana
PIBID
Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Sociologia visual
Antropologia Visual.
title_short O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
title_full O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
title_fullStr O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
title_full_unstemmed O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
title_sort O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
author Rost, Mariana
author_facet Rost, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rost, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Sociologia visual
Antropologia Visual.
topic PIBID
Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Sociologia visual
Antropologia Visual.
description A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana. Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual [1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 1 (2015): Jan./abr. 2015; 46-64
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644901810176