O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432 |
Resumo: | A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana. Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual [1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon. |
id |
GPCS-1_166547b6c292b6d56c921e16b654dff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/432 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBIDPIBIDEnsino de Sociologia no Ensino MédioSociologia visualAntropologia Visual.A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana. Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual [1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 1 (2015): Jan./abr. 2015; 46-642317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432/pdfRost, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/432Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
title |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
spellingShingle |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID Rost, Mariana PIBID Ensino de Sociologia no Ensino Médio Sociologia visual Antropologia Visual. |
title_short |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
title_full |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
title_fullStr |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
title_full_unstemmed |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
title_sort |
O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID |
author |
Rost, Mariana |
author_facet |
Rost, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rost, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Ensino de Sociologia no Ensino Médio Sociologia visual Antropologia Visual. |
topic |
PIBID Ensino de Sociologia no Ensino Médio Sociologia visual Antropologia Visual. |
description |
A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana. Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual [1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 1 (2015): Jan./abr. 2015; 46-64 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644901810176 |