Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Elizabeth
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1465
Resumo: Este artigo tem como foco de investigação analisar a inclusão dos temas de gênero e raça no currículo referencial do Estado do Rio de Janeiro para o ensino de Sociologia, em conformidade com as normativas da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio. Busca-se relacionar o currículo escolar de Sociologia, para o segundo semestre, com as reflexões propostas por Lélia Gonzalez, que oferecem uma interpretação crítica da formação social no Brasil em relação aos conceitos de gênero e raça. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar elementos representativos que possam enriquecer o olhar crítico sobre as questões contemporâneas relacionadas à raça e gênero, além de propor alternativas para a abordagem desses temas no currículo escolar de Sociologia. Ao longo do texto, é destacada a importância de sugerir caminhos para a promoção de uma educação antirracista em uma sociedade em que os elementos de raça e gênero são utilizados como base para o preconceito. Palavras-chave: Currículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gênero   Abstract This article proposes to think about the place that the aspects of gender and race occupy in the referential curriculum of the State of Rio de Janeiro, for the teaching of Sociology, in basic general training, in accordance with the regulations of the National Common Curricular Base for teaching medium, articulating the field of curriculum as a discursive, cultural, power and meaning practice and some reflections proposed by Lélia Gonzalez that give the concepts of gender and race a critical interpretation of social formation in Brazil. With this approach, I seek to demonstrate some representative constituent elements, which have the possibility of creating alternatives for themes incorporated in the school Sociology curriculum, consequently enriching the critical look at contemporary issues of a racial and gender nature. In the considerations developed throughout the text, it translates into realizing how relevant it is to suggest ways to promote anti-racist education, in a society where race and gender characteristics end up operating as a reference for prejudice. Keywords: Curriculum. Sociology teaching. Race and gender themes.
id GPCS-1_16c24f9404f9d15dfa5067a2bf0012ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1465
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de JaneiroCurrículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gêneroEste artigo tem como foco de investigação analisar a inclusão dos temas de gênero e raça no currículo referencial do Estado do Rio de Janeiro para o ensino de Sociologia, em conformidade com as normativas da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio. Busca-se relacionar o currículo escolar de Sociologia, para o segundo semestre, com as reflexões propostas por Lélia Gonzalez, que oferecem uma interpretação crítica da formação social no Brasil em relação aos conceitos de gênero e raça. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar elementos representativos que possam enriquecer o olhar crítico sobre as questões contemporâneas relacionadas à raça e gênero, além de propor alternativas para a abordagem desses temas no currículo escolar de Sociologia. Ao longo do texto, é destacada a importância de sugerir caminhos para a promoção de uma educação antirracista em uma sociedade em que os elementos de raça e gênero são utilizados como base para o preconceito. Palavras-chave: Currículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gênero   Abstract This article proposes to think about the place that the aspects of gender and race occupy in the referential curriculum of the State of Rio de Janeiro, for the teaching of Sociology, in basic general training, in accordance with the regulations of the National Common Curricular Base for teaching medium, articulating the field of curriculum as a discursive, cultural, power and meaning practice and some reflections proposed by Lélia Gonzalez that give the concepts of gender and race a critical interpretation of social formation in Brazil. With this approach, I seek to demonstrate some representative constituent elements, which have the possibility of creating alternatives for themes incorporated in the school Sociology curriculum, consequently enriching the critical look at contemporary issues of a racial and gender nature. In the considerations developed throughout the text, it translates into realizing how relevant it is to suggest ways to promote anti-racist education, in a society where race and gender characteristics end up operating as a reference for prejudice. Keywords: Curriculum. Sociology teaching. Race and gender themes.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1465Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 96-1082317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1465/585Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Elizabeth2024-03-05T15:00:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1465Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-05T15:00:02Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
title Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
Campos, Elizabeth
Currículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gênero
title_short Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
title_full Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
title_sort Conversas sobre a inclusão de gênero e raça no currículo de Sociologia para a educação básica no estado do Rio de Janeiro
author Campos, Elizabeth
author_facet Campos, Elizabeth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gênero
topic Currículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gênero
description Este artigo tem como foco de investigação analisar a inclusão dos temas de gênero e raça no currículo referencial do Estado do Rio de Janeiro para o ensino de Sociologia, em conformidade com as normativas da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio. Busca-se relacionar o currículo escolar de Sociologia, para o segundo semestre, com as reflexões propostas por Lélia Gonzalez, que oferecem uma interpretação crítica da formação social no Brasil em relação aos conceitos de gênero e raça. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar elementos representativos que possam enriquecer o olhar crítico sobre as questões contemporâneas relacionadas à raça e gênero, além de propor alternativas para a abordagem desses temas no currículo escolar de Sociologia. Ao longo do texto, é destacada a importância de sugerir caminhos para a promoção de uma educação antirracista em uma sociedade em que os elementos de raça e gênero são utilizados como base para o preconceito. Palavras-chave: Currículo. Ensino de Sociologia. Temas de raça e gênero   Abstract This article proposes to think about the place that the aspects of gender and race occupy in the referential curriculum of the State of Rio de Janeiro, for the teaching of Sociology, in basic general training, in accordance with the regulations of the National Common Curricular Base for teaching medium, articulating the field of curriculum as a discursive, cultural, power and meaning practice and some reflections proposed by Lélia Gonzalez that give the concepts of gender and race a critical interpretation of social formation in Brazil. With this approach, I seek to demonstrate some representative constituent elements, which have the possibility of creating alternatives for themes incorporated in the school Sociology curriculum, consequently enriching the critical look at contemporary issues of a racial and gender nature. In the considerations developed throughout the text, it translates into realizing how relevant it is to suggest ways to promote anti-racist education, in a society where race and gender characteristics end up operating as a reference for prejudice. Keywords: Curriculum. Sociology teaching. Race and gender themes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1465
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1465/585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 96-108
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645846577152