Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1487 |
Resumo: | Este estudo, baseado em métodos cientométricos, propõe uma avaliação parcial da produção acadêmica relacionada ao Ensino de Sociologia no contexto das temáticas de raça e gênero. O escopo analítico abarca artigos acadêmicos publicados em periódicos brasileiros sobre o assunto. As análises se concentram nos/as autores/as, nos periódicos e nos próprios artigos, sendo conduzidas de maneira qualitativa e quantitativa, com o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente do estado atual da arte desses temas, marcado por uma ampliação recente, mas por autores/as, em sua maioria, pouco engajados/as no jogo do subcampo de Pesquisa. Palavras-Chave: Ensino de Sociologia. Raça. Gênero. Estado da Arte. Abstract This study, based on scientometric methods, proposes a partial evaluation of academic production related to the Teaching of Sociology within the context of race and gender themes. The analytical scope encompasses academic articles published in Brazilian journals on the subject. The analyses focus on authors, journals, and the articles themselves, conducted both qualitatively and quantitatively, aiming to provide a comprehensive understanding of the current state of the art in these topics, characterized by recent expansion but with authors mostly less engaged in the subfield of Research. Keywords: Sociology Education. Race. Gender. State of the Art. |
id |
GPCS-1_1843a3ef90ff76a64dcd70a50b35f644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1487 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científicaEnsino de SociologiaRaça e ensino de SociologiaRaçaGênero e ensino de SociologiaGêneroEstado da artePesquisaSubcampo de pesquisa do ensino de Sociologia Este estudo, baseado em métodos cientométricos, propõe uma avaliação parcial da produção acadêmica relacionada ao Ensino de Sociologia no contexto das temáticas de raça e gênero. O escopo analítico abarca artigos acadêmicos publicados em periódicos brasileiros sobre o assunto. As análises se concentram nos/as autores/as, nos periódicos e nos próprios artigos, sendo conduzidas de maneira qualitativa e quantitativa, com o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente do estado atual da arte desses temas, marcado por uma ampliação recente, mas por autores/as, em sua maioria, pouco engajados/as no jogo do subcampo de Pesquisa. Palavras-Chave: Ensino de Sociologia. Raça. Gênero. Estado da Arte. Abstract This study, based on scientometric methods, proposes a partial evaluation of academic production related to the Teaching of Sociology within the context of race and gender themes. The analytical scope encompasses academic articles published in Brazilian journals on the subject. The analyses focus on authors, journals, and the articles themselves, conducted both qualitatively and quantitatively, aiming to provide a comprehensive understanding of the current state of the art in these topics, characterized by recent expansion but with authors mostly less engaged in the subfield of Research. Keywords: Sociology Education. Race. Gender. State of the Art. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1487Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 108-1302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1487/578Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBodart, Cristiano das Neves2024-03-05T15:00:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1487Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-05T15:00:02Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
title |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
spellingShingle |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica Bodart, Cristiano das Neves Ensino de Sociologia Raça e ensino de Sociologia Raça Gênero e ensino de Sociologia Gênero Estado da arte Pesquisa Subcampo de pesquisa do ensino de Sociologia |
title_short |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
title_full |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
title_fullStr |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
title_full_unstemmed |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
title_sort |
Raça, gênero e Ensino de Sociologia: : uma análise da produção científica |
author |
Bodart, Cristiano das Neves |
author_facet |
Bodart, Cristiano das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bodart, Cristiano das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Raça e ensino de Sociologia Raça Gênero e ensino de Sociologia Gênero Estado da arte Pesquisa Subcampo de pesquisa do ensino de Sociologia |
topic |
Ensino de Sociologia Raça e ensino de Sociologia Raça Gênero e ensino de Sociologia Gênero Estado da arte Pesquisa Subcampo de pesquisa do ensino de Sociologia |
description |
Este estudo, baseado em métodos cientométricos, propõe uma avaliação parcial da produção acadêmica relacionada ao Ensino de Sociologia no contexto das temáticas de raça e gênero. O escopo analítico abarca artigos acadêmicos publicados em periódicos brasileiros sobre o assunto. As análises se concentram nos/as autores/as, nos periódicos e nos próprios artigos, sendo conduzidas de maneira qualitativa e quantitativa, com o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente do estado atual da arte desses temas, marcado por uma ampliação recente, mas por autores/as, em sua maioria, pouco engajados/as no jogo do subcampo de Pesquisa. Palavras-Chave: Ensino de Sociologia. Raça. Gênero. Estado da Arte. Abstract This study, based on scientometric methods, proposes a partial evaluation of academic production related to the Teaching of Sociology within the context of race and gender themes. The analytical scope encompasses academic articles published in Brazilian journals on the subject. The analyses focus on authors, journals, and the articles themselves, conducted both qualitatively and quantitatively, aiming to provide a comprehensive understanding of the current state of the art in these topics, characterized by recent expansion but with authors mostly less engaged in the subfield of Research. Keywords: Sociology Education. Race. Gender. State of the Art. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1487 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1487/578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 108-130 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645852868608 |