DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zubek Valente, Thaysa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa Novo, Arthur Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/813
Resumo: Esse trabalho analisa as concepções de gênero e sexualidade expressadas por estudantes em atividades de um projeto de extensão. O projeto objetivou promover o diálogo sobre esses temas com estudantes de Ensino Médio e Fundamental. Para esta reflexão, escolhemos analisar um grupo de estudantes que participou de cinco encontros organizados a partir das seguintes temáticas: “Gênero e Cotidiano”; “Lugares sociais (im)possíveis a homens, mulheres e sujeitos que não correspondem aos padrões heteronormativos – a questão da identidade/expressão de gênero”; “Violências de gênero – as lutas pelo respeito e garantia da manifestação da diversidade sexual”; “Sexualidade, prevenção a ISTs e gravidez precoce”. Analisando os discursos que emergiram nesses encontros, observamos que muitos estudantes possuem concepções sobre gênero e diversidade que são heteronormativas, mas há também o movimento de questioná-las. O diálogo se mostrou estratégia fundamental para a efetivação de trocas e reflexões a respeito de vivências dos estudantes e das problemáticas que envolvem desigualdade de gênero e práticas de violência. This article analyze conceptions about gender and sexuality expressed by students on the activities of an educational extension project. The project was based on dialogues over this themes with High School and Elementary School. For the present reflection, one group of students was chosen; they participated in five meetings, which posed the following themes: "Gender and Daily Life"; "(Im)possible social positions for men, women and individuals that do not correspond to heteronormative patterns – the question of gender identity / expression"; "Gender-based violence – the struggle for respect and the assurance of sexual diversity in its manifestations"; "Sexuality, prevention of STIs and early pregnancy". Analyzing the discourses that emerged on this meetings, we noted that many students have heteronormatives conceptions about gender and sexuality, but there is also a movement to question them. The dialogue was a fundamental strategy to effectuation of exchanges and reflections about their personal experiences and about problems that envolved gender inequality and violent practices.
id GPCS-1_2c0f97621d175dff2d57a70cfaad555f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/813
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICAGêneroSexualidadesDiversidadeEducaçãoEsse trabalho analisa as concepções de gênero e sexualidade expressadas por estudantes em atividades de um projeto de extensão. O projeto objetivou promover o diálogo sobre esses temas com estudantes de Ensino Médio e Fundamental. Para esta reflexão, escolhemos analisar um grupo de estudantes que participou de cinco encontros organizados a partir das seguintes temáticas: “Gênero e Cotidiano”; “Lugares sociais (im)possíveis a homens, mulheres e sujeitos que não correspondem aos padrões heteronormativos – a questão da identidade/expressão de gênero”; “Violências de gênero – as lutas pelo respeito e garantia da manifestação da diversidade sexual”; “Sexualidade, prevenção a ISTs e gravidez precoce”. Analisando os discursos que emergiram nesses encontros, observamos que muitos estudantes possuem concepções sobre gênero e diversidade que são heteronormativas, mas há também o movimento de questioná-las. O diálogo se mostrou estratégia fundamental para a efetivação de trocas e reflexões a respeito de vivências dos estudantes e das problemáticas que envolvem desigualdade de gênero e práticas de violência. This article analyze conceptions about gender and sexuality expressed by students on the activities of an educational extension project. The project was based on dialogues over this themes with High School and Elementary School. For the present reflection, one group of students was chosen; they participated in five meetings, which posed the following themes: "Gender and Daily Life"; "(Im)possible social positions for men, women and individuals that do not correspond to heteronormative patterns – the question of gender identity / expression"; "Gender-based violence – the struggle for respect and the assurance of sexual diversity in its manifestations"; "Sexuality, prevention of STIs and early pregnancy". Analyzing the discourses that emerged on this meetings, we noted that many students have heteronormatives conceptions about gender and sexuality, but there is also a movement to question them. The dialogue was a fundamental strategy to effectuation of exchanges and reflections about their personal experiences and about problems that envolved gender inequality and violent practices.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2018-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/813Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 3 (2017): Ago./dez. Dossiê Movimentos Sociais; 260-2812317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/813/pdfCopyright (c) 2018 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessZubek Valente, ThaysaCosta Novo, Arthur Leonardo2018-03-11T20:41:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/813Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2018-03-11T20:41:47Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Zubek Valente, Thaysa
Gênero
Sexualidades
Diversidade
Educação
title_short DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Zubek Valente, Thaysa
author_facet Zubek Valente, Thaysa
Costa Novo, Arthur Leonardo
author_role author
author2 Costa Novo, Arthur Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zubek Valente, Thaysa
Costa Novo, Arthur Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidades
Diversidade
Educação
topic Gênero
Sexualidades
Diversidade
Educação
description Esse trabalho analisa as concepções de gênero e sexualidade expressadas por estudantes em atividades de um projeto de extensão. O projeto objetivou promover o diálogo sobre esses temas com estudantes de Ensino Médio e Fundamental. Para esta reflexão, escolhemos analisar um grupo de estudantes que participou de cinco encontros organizados a partir das seguintes temáticas: “Gênero e Cotidiano”; “Lugares sociais (im)possíveis a homens, mulheres e sujeitos que não correspondem aos padrões heteronormativos – a questão da identidade/expressão de gênero”; “Violências de gênero – as lutas pelo respeito e garantia da manifestação da diversidade sexual”; “Sexualidade, prevenção a ISTs e gravidez precoce”. Analisando os discursos que emergiram nesses encontros, observamos que muitos estudantes possuem concepções sobre gênero e diversidade que são heteronormativas, mas há também o movimento de questioná-las. O diálogo se mostrou estratégia fundamental para a efetivação de trocas e reflexões a respeito de vivências dos estudantes e das problemáticas que envolvem desigualdade de gênero e práticas de violência. This article analyze conceptions about gender and sexuality expressed by students on the activities of an educational extension project. The project was based on dialogues over this themes with High School and Elementary School. For the present reflection, one group of students was chosen; they participated in five meetings, which posed the following themes: "Gender and Daily Life"; "(Im)possible social positions for men, women and individuals that do not correspond to heteronormative patterns – the question of gender identity / expression"; "Gender-based violence – the struggle for respect and the assurance of sexual diversity in its manifestations"; "Sexuality, prevention of STIs and early pregnancy". Analyzing the discourses that emerged on this meetings, we noted that many students have heteronormatives conceptions about gender and sexuality, but there is also a movement to question them. The dialogue was a fundamental strategy to effectuation of exchanges and reflections about their personal experiences and about problems that envolved gender inequality and violent practices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/813
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/813/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 3 (2017): Ago./dez. Dossiê Movimentos Sociais; 260-281
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645387300864