Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Laila dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5522
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação de gênero integrada ao ensino da Geografia escolar e como os desafios para o alcance da mesma são elucidados na ótica de autoras/es que debatem a importância do ensino de gênero nas escolas. Este artigo está estruturado de forma a enfatizar a importância da educação de gênero e sexualidade e como essa constituição funciona, ou deveria funcionar, estando associada no ensino de Geografia. Considera-se a relevância desse entendimento para a formação de profissionais da educação e, em especial, de professoras/es de geografia comprometidas/os com um projeto de uma sociedade igualitária em termos políticos e sociais. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível sobre a temática.
id UNEB-8_f028a54b569c7f9b219c601e1be1a9c7
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5522
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.Geography and gender education: a possible dialogue in school geography.EducaçãoGêneroSexualidadeGeografiaDiversidadeA presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação de gênero integrada ao ensino da Geografia escolar e como os desafios para o alcance da mesma são elucidados na ótica de autoras/es que debatem a importância do ensino de gênero nas escolas. Este artigo está estruturado de forma a enfatizar a importância da educação de gênero e sexualidade e como essa constituição funciona, ou deveria funcionar, estando associada no ensino de Geografia. Considera-se a relevância desse entendimento para a formação de profissionais da educação e, em especial, de professoras/es de geografia comprometidas/os com um projeto de uma sociedade igualitária em termos políticos e sociais. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível sobre a temática.This research aims to discuss the importance of gender education integrated to the teaching of school geography and how the challenges for its achievement are elucidated from the perspective of authors who debate the importance of gender teaching in schools. This article is structured in order to emphasize the importance of gender and sexuality education and how this constitution works, or should work, being associated with the teaching of Geography. The relevance of this understanding is considered for the training of education professionals and, in particular, of geography teacherscommitted to a project of an egalitarian society in political and social terms. Therefore, an integrative review of the available literature on the subject was carried out.Universidade do Estado da BahiaColegiado de GeografiaSouza, Luciana Cristina Teixeira deCosta, Gisele das ChagasKustner, Rocio CastroOliveira, Laila dos Santos2024-06-05T22:19:57Z2024-06-05T22:19:57Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Laila dos Santos. Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5522porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:58Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5522Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:58Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
Geography and gender education: a possible dialogue in school geography.
title Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
spellingShingle Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
Oliveira, Laila dos Santos
Educação
Gênero
Sexualidade
Geografia
Diversidade
title_short Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
title_full Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
title_fullStr Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
title_full_unstemmed Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
title_sort Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.
author Oliveira, Laila dos Santos
author_facet Oliveira, Laila dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Luciana Cristina Teixeira de
Costa, Gisele das Chagas
Kustner, Rocio Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Laila dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Sexualidade
Geografia
Diversidade
topic Educação
Gênero
Sexualidade
Geografia
Diversidade
description A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação de gênero integrada ao ensino da Geografia escolar e como os desafios para o alcance da mesma são elucidados na ótica de autoras/es que debatem a importância do ensino de gênero nas escolas. Este artigo está estruturado de forma a enfatizar a importância da educação de gênero e sexualidade e como essa constituição funciona, ou deveria funcionar, estando associada no ensino de Geografia. Considera-se a relevância desse entendimento para a formação de profissionais da educação e, em especial, de professoras/es de geografia comprometidas/os com um projeto de uma sociedade igualitária em termos políticos e sociais. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível sobre a temática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
2024-06-05T22:19:57Z
2024-06-05T22:19:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Laila dos Santos. Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5522
identifier_str_mv OLIVEIRA, Laila dos Santos. Geografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151165325312