O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodart, cristianobodart das Neves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1
Resumo: O presente artigo objetiva apontar as dificuldades docente no uso da música brasileira em aulas de Sociologia, assim como discutir de quais formas é possível utilizar-se das letras das canções sem distanciar-se de uma análise sociológica. O artigo se fundamenta na revisão de literatura e na prática docente do autor. Apontamos que tais dificuldades, relacionados à análise nociva a docência da disciplina de sociologia, estariam ligadas a formação do professor, a recente inclusão da disciplina na grade curricular e as dificuldades de definição das fronteiras da Sociologia com a História, com a Geografia e com o senso comum.
id GPCS-1_2f1020cff8ff998ac806ff7db9f78437
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O uso de letras de músicas nas aulas de SociologiaSociologiaMúsicaAnáliseSala de aulaPerversidades.O presente artigo objetiva apontar as dificuldades docente no uso da música brasileira em aulas de Sociologia, assim como discutir de quais formas é possível utilizar-se das letras das canções sem distanciar-se de uma análise sociológica. O artigo se fundamenta na revisão de literatura e na prática docente do autor. Apontamos que tais dificuldades, relacionados à análise nociva a docência da disciplina de sociologia, estariam ligadas a formação do professor, a recente inclusão da disciplina na grade curricular e as dificuldades de definição das fronteiras da Sociologia com a História, com a Geografia e com o senso comum. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1Revista Café com Sociologia; v. 1 n. 1 (2012): ago./dez. 2012; 13-262317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1/543Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBodart, cristianobodart das Neves2024-05-13T14:17:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:51Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
title O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
spellingShingle O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
Bodart, cristianobodart das Neves
Sociologia
Música
Análise
Sala de aula
Perversidades.
title_short O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
title_full O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
title_fullStr O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
title_full_unstemmed O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
title_sort O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia
author Bodart, cristianobodart das Neves
author_facet Bodart, cristianobodart das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodart, cristianobodart das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Música
Análise
Sala de aula
Perversidades.
topic Sociologia
Música
Análise
Sala de aula
Perversidades.
description O presente artigo objetiva apontar as dificuldades docente no uso da música brasileira em aulas de Sociologia, assim como discutir de quais formas é possível utilizar-se das letras das canções sem distanciar-se de uma análise sociológica. O artigo se fundamenta na revisão de literatura e na prática docente do autor. Apontamos que tais dificuldades, relacionados à análise nociva a docência da disciplina de sociologia, estariam ligadas a formação do professor, a recente inclusão da disciplina na grade curricular e as dificuldades de definição das fronteiras da Sociologia com a História, com a Geografia e com o senso comum.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1/543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 1 n. 1 (2012): ago./dez. 2012; 13-26
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644403736576