Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruczeveski, Laís Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Aline Oliveira Gomes da, Almeida, Aline Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043
Resumo: Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de participação nas oficinas de sociologia e política oferecidas dentro das salas de recurso do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em duas escolas estaduais da cidade de Londrina/PR. Estas oficinas foram presenciadas durante estágios e atividades desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC), durante os anos de 2015 e 2016. Em síntese, o relato objetiva apresentar o que são as salas de recursos para altas habilidades e como as oficinas podem contribuir para a formação dos/as estudantes, apresentando-lhes maneiras de estranhar o mundo social por meio de criticidade metodológica. A coleta dos dados aconteceu por meio da observação participante, no qual as pesquisadoras inseriram-se no contexto das atividades durante 15 meses. Diante do trabalho de campo, foi possível verificar que as oficinas de sociologia e política contribuíram de modo satisfatório no olhar de estranhamento e desnaturalização dos/as educandos/as para o mundo social, tendo em vista que as temáticas trabalhadas foram, em sua maioria, propostas por eles e elas, fazendo com que o estranhamento fosse ainda maior.
id GPCS-1_39af01b3f7c0e0184b8baab1b941ea7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1043
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiênciaEducação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política.Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de participação nas oficinas de sociologia e política oferecidas dentro das salas de recurso do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em duas escolas estaduais da cidade de Londrina/PR. Estas oficinas foram presenciadas durante estágios e atividades desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC), durante os anos de 2015 e 2016. Em síntese, o relato objetiva apresentar o que são as salas de recursos para altas habilidades e como as oficinas podem contribuir para a formação dos/as estudantes, apresentando-lhes maneiras de estranhar o mundo social por meio de criticidade metodológica. A coleta dos dados aconteceu por meio da observação participante, no qual as pesquisadoras inseriram-se no contexto das atividades durante 15 meses. Diante do trabalho de campo, foi possível verificar que as oficinas de sociologia e política contribuíram de modo satisfatório no olhar de estranhamento e desnaturalização dos/as educandos/as para o mundo social, tendo em vista que as temáticas trabalhadas foram, em sua maioria, propostas por eles e elas, fazendo com que o estranhamento fosse ainda maior.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2019-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043Revista Café com Sociologia; v. 7 n. 3 (2018): AGO./DEZ. 2018; 17-302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043/pdfCopyright (c) 2019 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKruczeveski, Laís ReginaSilva, Aline Oliveira Gomes daAlmeida, Aline Maria da Silva2019-02-21T17:10:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1043Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2019-02-21T17:10:05Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
title Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
spellingShingle Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
Kruczeveski, Laís Regina
Educação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política.
title_short Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
title_full Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
title_fullStr Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
title_full_unstemmed Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
title_sort Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
author Kruczeveski, Laís Regina
author_facet Kruczeveski, Laís Regina
Silva, Aline Oliveira Gomes da
Almeida, Aline Maria da Silva
author_role author
author2 Silva, Aline Oliveira Gomes da
Almeida, Aline Maria da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kruczeveski, Laís Regina
Silva, Aline Oliveira Gomes da
Almeida, Aline Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política.
topic Educação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política.
description Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de participação nas oficinas de sociologia e política oferecidas dentro das salas de recurso do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em duas escolas estaduais da cidade de Londrina/PR. Estas oficinas foram presenciadas durante estágios e atividades desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC), durante os anos de 2015 e 2016. Em síntese, o relato objetiva apresentar o que são as salas de recursos para altas habilidades e como as oficinas podem contribuir para a formação dos/as estudantes, apresentando-lhes maneiras de estranhar o mundo social por meio de criticidade metodológica. A coleta dos dados aconteceu por meio da observação participante, no qual as pesquisadoras inseriram-se no contexto das atividades durante 15 meses. Diante do trabalho de campo, foi possível verificar que as oficinas de sociologia e política contribuíram de modo satisfatório no olhar de estranhamento e desnaturalização dos/as educandos/as para o mundo social, tendo em vista que as temáticas trabalhadas foram, em sua maioria, propostas por eles e elas, fazendo com que o estranhamento fosse ainda maior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 7 n. 3 (2018): AGO./DEZ. 2018; 17-30
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645478526976