Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043 |
Resumo: | Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de participação nas oficinas de sociologia e política oferecidas dentro das salas de recurso do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em duas escolas estaduais da cidade de Londrina/PR. Estas oficinas foram presenciadas durante estágios e atividades desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC), durante os anos de 2015 e 2016. Em síntese, o relato objetiva apresentar o que são as salas de recursos para altas habilidades e como as oficinas podem contribuir para a formação dos/as estudantes, apresentando-lhes maneiras de estranhar o mundo social por meio de criticidade metodológica. A coleta dos dados aconteceu por meio da observação participante, no qual as pesquisadoras inseriram-se no contexto das atividades durante 15 meses. Diante do trabalho de campo, foi possível verificar que as oficinas de sociologia e política contribuíram de modo satisfatório no olhar de estranhamento e desnaturalização dos/as educandos/as para o mundo social, tendo em vista que as temáticas trabalhadas foram, em sua maioria, propostas por eles e elas, fazendo com que o estranhamento fosse ainda maior. |
id |
GPCS-1_39af01b3f7c0e0184b8baab1b941ea7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1043 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiênciaEducação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política.Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de participação nas oficinas de sociologia e política oferecidas dentro das salas de recurso do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em duas escolas estaduais da cidade de Londrina/PR. Estas oficinas foram presenciadas durante estágios e atividades desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC), durante os anos de 2015 e 2016. Em síntese, o relato objetiva apresentar o que são as salas de recursos para altas habilidades e como as oficinas podem contribuir para a formação dos/as estudantes, apresentando-lhes maneiras de estranhar o mundo social por meio de criticidade metodológica. A coleta dos dados aconteceu por meio da observação participante, no qual as pesquisadoras inseriram-se no contexto das atividades durante 15 meses. Diante do trabalho de campo, foi possível verificar que as oficinas de sociologia e política contribuíram de modo satisfatório no olhar de estranhamento e desnaturalização dos/as educandos/as para o mundo social, tendo em vista que as temáticas trabalhadas foram, em sua maioria, propostas por eles e elas, fazendo com que o estranhamento fosse ainda maior.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2019-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043Revista Café com Sociologia; v. 7 n. 3 (2018): AGO./DEZ. 2018; 17-302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043/pdfCopyright (c) 2019 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKruczeveski, Laís ReginaSilva, Aline Oliveira Gomes daAlmeida, Aline Maria da Silva2019-02-21T17:10:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1043Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2019-02-21T17:10:05Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
title |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
spellingShingle |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência Kruczeveski, Laís Regina Educação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política. |
title_short |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
title_full |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
title_fullStr |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
title_sort |
Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no atendimento de estudantes superdotados/as: um relato de experiência |
author |
Kruczeveski, Laís Regina |
author_facet |
Kruczeveski, Laís Regina Silva, Aline Oliveira Gomes da Almeida, Aline Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aline Oliveira Gomes da Almeida, Aline Maria da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kruczeveski, Laís Regina Silva, Aline Oliveira Gomes da Almeida, Aline Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política. |
topic |
Educação especial. Altas habilidades/superdotação. NAAH/S. Sociologia. Política. |
description |
Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de participação nas oficinas de sociologia e política oferecidas dentro das salas de recurso do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em duas escolas estaduais da cidade de Londrina/PR. Estas oficinas foram presenciadas durante estágios e atividades desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC), durante os anos de 2015 e 2016. Em síntese, o relato objetiva apresentar o que são as salas de recursos para altas habilidades e como as oficinas podem contribuir para a formação dos/as estudantes, apresentando-lhes maneiras de estranhar o mundo social por meio de criticidade metodológica. A coleta dos dados aconteceu por meio da observação participante, no qual as pesquisadoras inseriram-se no contexto das atividades durante 15 meses. Diante do trabalho de campo, foi possível verificar que as oficinas de sociologia e política contribuíram de modo satisfatório no olhar de estranhamento e desnaturalização dos/as educandos/as para o mundo social, tendo em vista que as temáticas trabalhadas foram, em sua maioria, propostas por eles e elas, fazendo com que o estranhamento fosse ainda maior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1043/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 7 n. 3 (2018): AGO./DEZ. 2018; 17-30 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645478526976 |