Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Gustavo Cravo de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/336
Resumo: O artigo pretende desenvolver reflexões sobre as ações de ensinar, aprender e avaliar Sociologia no ensino médio. Propõe reflexões sobre o peso das políticas de avaliação e de responsabilização da educação sobre os professores a partir da proposta de uso do currículo mínimo de Sociologia e com base na literatura especializada em avaliação. A discussão é permeada pela autonomia ou falta de autonomia dos professores nesse uso e, por último, propõe reflexões se essa política estimula ou garante a aprendizagem.
id GPCS-1_49bdfd67b0125937ed57a3578d999993
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/336
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de JaneiroAvaliaçãoEnsino de SociologiaCurrículo Mínimo.O artigo pretende desenvolver reflexões sobre as ações de ensinar, aprender e avaliar Sociologia no ensino médio. Propõe reflexões sobre o peso das políticas de avaliação e de responsabilização da educação sobre os professores a partir da proposta de uso do currículo mínimo de Sociologia e com base na literatura especializada em avaliação. A discussão é permeada pela autonomia ou falta de autonomia dos professores nesse uso e, por último, propõe reflexões se essa política estimula ou garante a aprendizagem.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/336Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 161-1762317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/336/pdfAzevedo, Gustavo Cravo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/336Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
title Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
Azevedo, Gustavo Cravo de
Avaliação
Ensino de Sociologia
Currículo Mínimo.
title_short Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
title_full Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
title_sort Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do Currículo Mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro
author Azevedo, Gustavo Cravo de
author_facet Azevedo, Gustavo Cravo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Gustavo Cravo de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino de Sociologia
Currículo Mínimo.
topic Avaliação
Ensino de Sociologia
Currículo Mínimo.
description O artigo pretende desenvolver reflexões sobre as ações de ensinar, aprender e avaliar Sociologia no ensino médio. Propõe reflexões sobre o peso das políticas de avaliação e de responsabilização da educação sobre os professores a partir da proposta de uso do currículo mínimo de Sociologia e com base na literatura especializada em avaliação. A discussão é permeada pela autonomia ou falta de autonomia dos professores nesse uso e, por último, propõe reflexões se essa política estimula ou garante a aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/336
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/336/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 161-176
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644504399872