O currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9886 |
Resumo: | Esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas de ensino. De acordo com os dados coletados e codificados ao longo da pesquisa pudermos perceber que não há currículo sem professor e o trabalho docente não acontece sem o currículo e é preciso explorar essa relação, tendo como parâmetro a realidade do ensino da Sociologia escolar na rede fluminense de ensino médio. A amostra da pesquisa compõe-se de cinco professores de Sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apontam que de um lado, muitos professores entendem que o currículo é um importante guia para o ensino, que oferece várias margens de manobra aos professores nas diversas situações educativas. De outro lado, há aqueles docentes que enxergam no programa uma imposição verticalizada do Estado sobre o seu trabalho, que se atenta muito mais a indicadores educacionais e o ENEM do que a verdadeira qualidade do ensino. Para estes últimos, a articulação entre os conteúdos do currículo e essas avaliações, acompanhadas por bonificações administrativas àqueles que seguirem fielmente as prescrições, interfere no exercício da docência que deve ser questionada |
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O currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questõesSociologia escolarCurrículo mínimoEscola básicaSociologia educacionalCurrículo escolarEnsino médioEsse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas de ensino. De acordo com os dados coletados e codificados ao longo da pesquisa pudermos perceber que não há currículo sem professor e o trabalho docente não acontece sem o currículo e é preciso explorar essa relação, tendo como parâmetro a realidade do ensino da Sociologia escolar na rede fluminense de ensino médio. A amostra da pesquisa compõe-se de cinco professores de Sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apontam que de um lado, muitos professores entendem que o currículo é um importante guia para o ensino, que oferece várias margens de manobra aos professores nas diversas situações educativas. De outro lado, há aqueles docentes que enxergam no programa uma imposição verticalizada do Estado sobre o seu trabalho, que se atenta muito mais a indicadores educacionais e o ENEM do que a verdadeira qualidade do ensino. Para estes últimos, a articulação entre os conteúdos do currículo e essas avaliações, acompanhadas por bonificações administrativas àqueles que seguirem fielmente as prescrições, interfere no exercício da docência que deve ser questionadaQueiroz, Paulo Pires deCruvello, ElisabeteSantiago, Mylene CristinaCosta, Suza Mara Sousa da2019-06-06T19:44:21Z2019-06-06T19:44:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9886Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T19:17:37Zoai:app.uff.br:1/9886Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T19:17:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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