"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789 |
Resumo: | O presente texto parte da perspectiva teórica decolonial para interrogar estudantes do nome ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na periferia da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, sobre suas noções de gênero, sexualidades, masculinidades e raça. Defendo a relevância deste estudo, uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos assim resignificando o processo de construção das relações de gênero. Para geração dos dados foram utilizados os subsídios disponibilizados pela pesquisa-ação, com a descrição e problematização de epsódios acontecidos em sala de aula. Por fim destaca possíveis contribuições da pesquisa para a discussão de gênero no universo escolar. |
id |
GPCS-1_4ace093b6b20f214c55778af2151af40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/789 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolarGênerosexualidadesmasculinidadesraçaprática pedagógicaO presente texto parte da perspectiva teórica decolonial para interrogar estudantes do nome ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na periferia da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, sobre suas noções de gênero, sexualidades, masculinidades e raça. Defendo a relevância deste estudo, uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos assim resignificando o processo de construção das relações de gênero. Para geração dos dados foram utilizados os subsídios disponibilizados pela pesquisa-ação, com a descrição e problematização de epsódios acontecidos em sala de aula. Por fim destaca possíveis contribuições da pesquisa para a discussão de gênero no universo escolar.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 53-702317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/789Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2017-07-28T07:35:36Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
title |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
spellingShingle |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar Silva Junior, Paulo Melgaço Gênero sexualidades masculinidades raça prática pedagógica |
title_short |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
title_full |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
title_fullStr |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
title_sort |
"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar |
author |
Silva Junior, Paulo Melgaço |
author_facet |
Silva Junior, Paulo Melgaço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Paulo Melgaço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero sexualidades masculinidades raça prática pedagógica |
topic |
Gênero sexualidades masculinidades raça prática pedagógica |
description |
O presente texto parte da perspectiva teórica decolonial para interrogar estudantes do nome ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na periferia da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, sobre suas noções de gênero, sexualidades, masculinidades e raça. Defendo a relevância deste estudo, uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos assim resignificando o processo de construção das relações de gênero. Para geração dos dados foram utilizados os subsídios disponibilizados pela pesquisa-ação, com a descrição e problematização de epsódios acontecidos em sala de aula. Por fim destaca possíveis contribuições da pesquisa para a discussão de gênero no universo escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 53-70 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645369475072 |