"SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Paulo Melgaço
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789
Resumo: O presente texto parte da perspectiva teórica decolonial para interrogar estudantes do nome ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na periferia da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, sobre suas noções de gênero, sexualidades, masculinidades e raça. Defendo a relevância deste estudo, uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos assim resignificando o processo de construção das relações de gênero. Para geração dos dados foram utilizados os subsídios disponibilizados pela pesquisa-ação, com a descrição e problematização de epsódios acontecidos em sala de aula. Por fim destaca possíveis contribuições da pesquisa para a discussão de gênero no universo escolar.
id GPCS-1_4ace093b6b20f214c55778af2151af40
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/789
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolarGênerosexualidadesmasculinidadesraçaprática pedagógicaO presente texto parte da perspectiva teórica decolonial para interrogar estudantes do nome ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na periferia da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, sobre suas noções de gênero, sexualidades, masculinidades e raça. Defendo a relevância deste estudo, uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos assim resignificando o processo de construção das relações de gênero. Para geração dos dados foram utilizados os subsídios disponibilizados pela pesquisa-ação, com a descrição e problematização de epsódios acontecidos em sala de aula. Por fim destaca possíveis contribuições da pesquisa para a discussão de gênero no universo escolar.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 53-702317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/789Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2017-07-28T07:35:36Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
title "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
spellingShingle "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
Silva Junior, Paulo Melgaço
Gênero
sexualidades
masculinidades
raça
prática pedagógica
title_short "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
title_full "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
title_fullStr "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
title_full_unstemmed "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
title_sort "SE DER MOLE... EU PASSO O RODO": quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça invadem o cotidiano escolar
author Silva Junior, Paulo Melgaço
author_facet Silva Junior, Paulo Melgaço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Paulo Melgaço
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
sexualidades
masculinidades
raça
prática pedagógica
topic Gênero
sexualidades
masculinidades
raça
prática pedagógica
description O presente texto parte da perspectiva teórica decolonial para interrogar estudantes do nome ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na periferia da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, sobre suas noções de gênero, sexualidades, masculinidades e raça. Defendo a relevância deste estudo, uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos assim resignificando o processo de construção das relações de gênero. Para geração dos dados foram utilizados os subsídios disponibilizados pela pesquisa-ação, com a descrição e problematização de epsódios acontecidos em sala de aula. Por fim destaca possíveis contribuições da pesquisa para a discussão de gênero no universo escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/789/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 53-70
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645369475072