Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Paulo Melgaço da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Leandro da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888
Resumo: Este artigo se propõe a discutir como os jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos como atividade extraclasse uma roda de conversa com quatro alunos negros, a fim de conhecermos suas histórias e, a partir delas, buscarmos compreender como se constroem como homens negros, criando significados sobre a masculinidade legitimada e reconhecida pelo senso comum. O pensamento decolonial iluminou nossa reflexão. Como metodologia de pesquisa, nos inspiramos nas dinâmicas possibilitadas pelo grupo focal, subsidiados pelos estudos de Gondin (2003) e Morgan (1997). O estudo com o grupo de adolescentes negros apontou para a necessidade do estabelecimento de políticas educacionais de gênero e saúde voltadas para este segmento.
id UEPG-28_11a85296e040e4da376a8f47fa9d7562
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/11888
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e VivênciasAdolescentesGêneroMasculinidadesRaçaSexualidades.Este artigo se propõe a discutir como os jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos como atividade extraclasse uma roda de conversa com quatro alunos negros, a fim de conhecermos suas histórias e, a partir delas, buscarmos compreender como se constroem como homens negros, criando significados sobre a masculinidade legitimada e reconhecida pelo senso comum. O pensamento decolonial iluminou nossa reflexão. Como metodologia de pesquisa, nos inspiramos nas dinâmicas possibilitadas pelo grupo focal, subsidiados pelos estudos de Gondin (2003) e Morgan (1997). O estudo com o grupo de adolescentes negros apontou para a necessidade do estabelecimento de políticas educacionais de gênero e saúde voltadas para este segmento.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2018-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1188810.5212/Rlagg.v.9.i1.0001Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 1 (2018); 3-212177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888/pdf3Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço daBorges, Leandro da Conceição2019-01-24T23:33:16Zoai:uepg.br:article/11888Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2019-01-24T23:33:16Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
title Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
spellingShingle Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
Silva Junior, Paulo Melgaço da
Adolescentes
Gênero
Masculinidades
Raça
Sexualidades.
title_short Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
title_full Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
title_fullStr Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
title_full_unstemmed Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
title_sort Adolescentes Negros Moradores das Periferias Urbanas do Rio de Janeiro: entre Escola, Gênero, Masculinidades, Raça, Violência e Vivências
author Silva Junior, Paulo Melgaço da
author_facet Silva Junior, Paulo Melgaço da
Borges, Leandro da Conceição
author_role author
author2 Borges, Leandro da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Paulo Melgaço da
Borges, Leandro da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Gênero
Masculinidades
Raça
Sexualidades.
topic Adolescentes
Gênero
Masculinidades
Raça
Sexualidades.
description Este artigo se propõe a discutir como os jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos como atividade extraclasse uma roda de conversa com quatro alunos negros, a fim de conhecermos suas histórias e, a partir delas, buscarmos compreender como se constroem como homens negros, criando significados sobre a masculinidade legitimada e reconhecida pelo senso comum. O pensamento decolonial iluminou nossa reflexão. Como metodologia de pesquisa, nos inspiramos nas dinâmicas possibilitadas pelo grupo focal, subsidiados pelos estudos de Gondin (2003) e Morgan (1997). O estudo com o grupo de adolescentes negros apontou para a necessidade do estabelecimento de políticas educacionais de gênero e saúde voltadas para este segmento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888
10.5212/Rlagg.v.9.i1.0001
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.9.i1.0001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888/pdf3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 1 (2018); 3-21
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643589582848