GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: Silêncio, Discussão e Ruídos na Escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Profírio, Ana Luiza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/794
Resumo: O presente artigo busca discutir as (im)possibilidades relacionadas a abordagem sobre diversidade sexual e de gênero na escola. A literatura sobre gênero, sexualidade e educação afirma que o silêncio é uma das principais barreiras à promoção do tema no espaço escolar, sendo o mesmo problematizado enquanto uma ferramenta para a reprodução da heteronormatividade. A ruptura do silêncio se faz importante para a desconstrução de percepções arraigadas sobre o gênero e a sexualidade, baseadas no senso comum repleto de preconceitos, porém é necessário refletir sobre o tencionamento do silêncio. Até que ponto seu rompimento pode contribuir para a construção de um espaço escolar que respeite os direitos humanos? O silêncio sobre diversidade sexual e de gênero na escola não teria enraizamentos mais profundos que os abordados pela literatura? E em determinadas situações políticas, o tencionamento do silêncio não poderia mais atrapalhar que contribuir para a promoção da diversidade? Percebemos que muitas são as (im)possibilidades relacionadas a abordagem sobre diversidade sexual e de gênero na escola, mas a percepção destes limites está associada a imensa potencialidade crítica que a própria abordagem provoca, é nesta dimensão que pode ocorrer uma real contribuição política.
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