Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Palma, Rogério
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves Gonçalves de Campos, Fernanda Cecília, da Silva Miranda, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1443
Resumo: O presente artigo tem a intenção de apresentar uma pesquisa realizada junto a alunos de Ensino Médio de uma escola do município de Paranaíba, situado no nordeste do estado de Mato Grosso do Sul. Na ocasião do estudo, pretendeu-se, a partir da utilização em sala de aula da obra de dois rappers brasileiros (Rincón Sapiência e Baco Exu do Blues), formular e implementar estratégias didáticas voltadas para o combate ao racismo religioso, em especial nas aulas de Sociologia. No intuito de se concretizar ações para uma educação antirracista, a ideia central foi apresentar aos alunos como a estética presente na obra desses artistas (letras, batidas, imagens, vestuários, coreografias etc.) carrega uma crítica ao racismo religioso presente na sociedade brasileira, demonstrando como certa parcela da nossa população sofre violentamente com essa situação. Argumentaremos que é fundamental pensar estratégias didático-pedagógicas de combate ao racismo religioso exatamente por ele se firmar, historicamente, como um dos pilares centrais das desigualdades raciais no Brasil, sendo o seu combate, especialmente no âmbito da escola, um dos principais desafios enfrentado pelas políticas voltadas para uma educação antirracista. Palavras-chaves: Racismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.   Abstract This article intends to present a research carried out with high school students from a school in the municipality of Paranaíba, located in the northeast of the state of Mato Grosso do Sul. At the time of the study, it was intended, based on use in classroom of the work of two Brazilian rappers (Rincón Sapiência and Baco Exu do Blues), formulate and implement diactic strategies aimed at combating religious racism, especially in Sociology classes. In order to implement actions for anti-racist education, the central idea was to present to students how the aesthetics present in the work of these artists (lyrics, beats, images, clothing, choreography, etc.) carry a criticism of the religious racism present in Brazilian society, demonstrating how a certain portion of our population suffers violently from this situation. We will argue that it is essential to think about didactic-pedagogical strategies to combat religious racism precisely because it has historically established itself as one of the central pillars of racial inequalities in Brazil, with its combat, especially within the school, being one of the main challenges faced by policies aimed at anti-racist education. Keywords: Religious Racism. Brazilian rap.   Teaching Sociology.
id GPCS-1_6a59bbf9ce3819e4a368f5e78519feb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de SociologiaRacismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.O presente artigo tem a intenção de apresentar uma pesquisa realizada junto a alunos de Ensino Médio de uma escola do município de Paranaíba, situado no nordeste do estado de Mato Grosso do Sul. Na ocasião do estudo, pretendeu-se, a partir da utilização em sala de aula da obra de dois rappers brasileiros (Rincón Sapiência e Baco Exu do Blues), formular e implementar estratégias didáticas voltadas para o combate ao racismo religioso, em especial nas aulas de Sociologia. No intuito de se concretizar ações para uma educação antirracista, a ideia central foi apresentar aos alunos como a estética presente na obra desses artistas (letras, batidas, imagens, vestuários, coreografias etc.) carrega uma crítica ao racismo religioso presente na sociedade brasileira, demonstrando como certa parcela da nossa população sofre violentamente com essa situação. Argumentaremos que é fundamental pensar estratégias didático-pedagógicas de combate ao racismo religioso exatamente por ele se firmar, historicamente, como um dos pilares centrais das desigualdades raciais no Brasil, sendo o seu combate, especialmente no âmbito da escola, um dos principais desafios enfrentado pelas políticas voltadas para uma educação antirracista. Palavras-chaves: Racismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.   Abstract This article intends to present a research carried out with high school students from a school in the municipality of Paranaíba, located in the northeast of the state of Mato Grosso do Sul. At the time of the study, it was intended, based on use in classroom of the work of two Brazilian rappers (Rincón Sapiência and Baco Exu do Blues), formulate and implement diactic strategies aimed at combating religious racism, especially in Sociology classes. In order to implement actions for anti-racist education, the central idea was to present to students how the aesthetics present in the work of these artists (lyrics, beats, images, clothing, choreography, etc.) carry a criticism of the religious racism present in Brazilian society, demonstrating how a certain portion of our population suffers violently from this situation. We will argue that it is essential to think about didactic-pedagogical strategies to combat religious racism precisely because it has historically established itself as one of the central pillars of racial inequalities in Brazil, with its combat, especially within the school, being one of the main challenges faced by policies aimed at anti-racist education. Keywords: Religious Racism. Brazilian rap.   Teaching Sociology.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1443Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 26-432317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1443/581Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Palma, RogérioAlves Gonçalves de Campos, Fernanda Cecília da Silva Miranda, Natália2024-03-05T15:00:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-05T15:00:02Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
title Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
spellingShingle Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
da Palma, Rogério
Racismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.
title_short Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
title_full Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
title_fullStr Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
title_full_unstemmed Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
title_sort Exu não é satã: o rap nacional e o combate ao racismo religioso nas aulas de Sociologia
author da Palma, Rogério
author_facet da Palma, Rogério
Alves Gonçalves de Campos, Fernanda Cecília
da Silva Miranda, Natália
author_role author
author2 Alves Gonçalves de Campos, Fernanda Cecília
da Silva Miranda, Natália
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Palma, Rogério
Alves Gonçalves de Campos, Fernanda Cecília
da Silva Miranda, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.
topic Racismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.
description O presente artigo tem a intenção de apresentar uma pesquisa realizada junto a alunos de Ensino Médio de uma escola do município de Paranaíba, situado no nordeste do estado de Mato Grosso do Sul. Na ocasião do estudo, pretendeu-se, a partir da utilização em sala de aula da obra de dois rappers brasileiros (Rincón Sapiência e Baco Exu do Blues), formular e implementar estratégias didáticas voltadas para o combate ao racismo religioso, em especial nas aulas de Sociologia. No intuito de se concretizar ações para uma educação antirracista, a ideia central foi apresentar aos alunos como a estética presente na obra desses artistas (letras, batidas, imagens, vestuários, coreografias etc.) carrega uma crítica ao racismo religioso presente na sociedade brasileira, demonstrando como certa parcela da nossa população sofre violentamente com essa situação. Argumentaremos que é fundamental pensar estratégias didático-pedagógicas de combate ao racismo religioso exatamente por ele se firmar, historicamente, como um dos pilares centrais das desigualdades raciais no Brasil, sendo o seu combate, especialmente no âmbito da escola, um dos principais desafios enfrentado pelas políticas voltadas para uma educação antirracista. Palavras-chaves: Racismo religioso. Rap nacional. Ensino de Sociologia.   Abstract This article intends to present a research carried out with high school students from a school in the municipality of Paranaíba, located in the northeast of the state of Mato Grosso do Sul. At the time of the study, it was intended, based on use in classroom of the work of two Brazilian rappers (Rincón Sapiência and Baco Exu do Blues), formulate and implement diactic strategies aimed at combating religious racism, especially in Sociology classes. In order to implement actions for anti-racist education, the central idea was to present to students how the aesthetics present in the work of these artists (lyrics, beats, images, clothing, choreography, etc.) carry a criticism of the religious racism present in Brazilian society, demonstrating how a certain portion of our population suffers violently from this situation. We will argue that it is essential to think about didactic-pedagogical strategies to combat religious racism precisely because it has historically established itself as one of the central pillars of racial inequalities in Brazil, with its combat, especially within the school, being one of the main challenges faced by policies aimed at anti-racist education. Keywords: Religious Racism. Brazilian rap.   Teaching Sociology.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1443
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1443/581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 26-43
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645837139968