Vivendo um sonho em Vanilla Sky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiros, Carlos Eduardo Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1411
Resumo: Este artigo analisa como o cinema, através de suas produções fílmicas, se constitui como recurso de poder capaz de desenvolver formas de dominação baseadas na construção e reconstituição de ideologias, valores e diversas “realidades” sociais. Para isto, destacamos para este estudo o filme Vanilla Sky, com ênfase na relação desenvolvida entre os personagens principais, David (representando a classe dominante) e Sofia (a classe dominada), e o modo como essa relação explicita as desigualdades sociais e relações de poder, bem como as nuances dos ideais burgueses implícitos. O que, diga-se de passagem, também pode ser visto como uma forma de controle social a partir da qual o cinema opera através de “realidades” e representações do mundo social que ele mesmo constrói, envolve, deturpa e valoriza. Soma-se a isso, em seguida, o aspecto funcional e não menos importante que o cinema atribui ao caráter construtivo dos sentimentos, como o “amor” e a felicidade, por exemplo, e do seu interesse em proporcionar aos expectadores a possibilidade de viver nos filmes aquilo que eles sabem que é inalcançável na vida social. Isto é, produtos que o cinema oferece enquanto modelos idealizados e disponíveis em suas salas.
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