Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Marco Túlio Jorge
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122
Resumo: The present work reports, analyzes and discusses the educational experience, held at the Federal University of Lavras, of the mini-course called "Critical Environmental Education", which it had as a means of stimulating discussions, the American commercial film "The Syndrome of China". The mini-course took place beyond the exhibition of the film with the discussion of issues such as the interest of the media and its role in capitalist society and proposed dialogues regarding overcoming this model of production. Evaluating the mini-course through written evaluations and analyzing through the analysis of thematic content, five categories were constructed that deal with topics such as the nature of critical environmental education, the methodology of mini-course and its importance for teacher training, relationships between media and capital and dialogues between the concepts of reality, news and truth. Stating with this work that, the historical-critical understanding of the media made possible by the minicourse was of great importance for the training of its participants, especially those who are already educators or are in the training since these are the main agents of environmental education.
id UFLA_d6431498689205b45903a14e3387c8f5
oai_identifier_str oai:localhost:1/33122
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docenteDialogues between media and critical environmental education from the film 'The Syndrome of China' in a teacher training experienceEl Diálogos en los medios de comunicación y la educación ambiental crítica por la película 'El Síndrome de China' en una experiencia de formación docenteCinemaSocioambientalismoIdeologiaCinemaSocio-environmentalismIdeologyCineIdeologíaThe present work reports, analyzes and discusses the educational experience, held at the Federal University of Lavras, of the mini-course called "Critical Environmental Education", which it had as a means of stimulating discussions, the American commercial film "The Syndrome of China". The mini-course took place beyond the exhibition of the film with the discussion of issues such as the interest of the media and its role in capitalist society and proposed dialogues regarding overcoming this model of production. Evaluating the mini-course through written evaluations and analyzing through the analysis of thematic content, five categories were constructed that deal with topics such as the nature of critical environmental education, the methodology of mini-course and its importance for teacher training, relationships between media and capital and dialogues between the concepts of reality, news and truth. Stating with this work that, the historical-critical understanding of the media made possible by the minicourse was of great importance for the training of its participants, especially those who are already educators or are in the training since these are the main agents of environmental education.O presente trabalho relata, analisa e discute a experiencia educativa, realizada na Universidade Federal de Lavras, do minicurso de nome “Educação Ambiental Crítica”, que teve como meio potencializador de discussões o filme comercial americano “A Síndrome da China”. O minicurso se deu, além da exibição do filme, com a discussão de questões como, os interesses da mídia e seu papel na sociedade capitalista e propôs diálogos a respeito da superação desse modelo de produção. Avaliando o minicurso por meio de avaliações escritas e o analisando por meio da análise de conteúdo temática, foram construídas cinco categorias que versam sobre temas como, a natureza da educação ambiental crítica, a metodologia do minicurso e sua importância para a formação de professores, as relações entre mídia e capital e diálogos entre os conceitos de realidade, notícia e verdade. Constatando com este trabalho, que a compreensão histórico-crítica da mídia possibilitada pelo minicurso foi de grande importância para a formação de seus participantes, principalmente daqueles que já são educadores ou estão em formação tendo em vista que estes são os principais agentes da educação ambiental.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)2019-03-01T14:27:08Z2019-03-01T14:27:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORTEZ, M. T. J.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 1-15, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181946.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCortez, Marco Túlio JorgeTemoteo, Paulo Antônio de OliveiraNascimento Junior, Antonio Fernandespor2019-03-01T14:27:09Zoai:localhost:1/33122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-03-01T14:27:09Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
Dialogues between media and critical environmental education from the film 'The Syndrome of China' in a teacher training experience
El Diálogos en los medios de comunicación y la educación ambiental crítica por la película 'El Síndrome de China' en una experiencia de formación docente
title Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
spellingShingle Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
Cortez, Marco Túlio Jorge
Cinema
Socioambientalismo
Ideologia
Cinema
Socio-environmentalism
Ideology
Cine
Ideología
title_short Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
title_full Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
title_fullStr Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
title_full_unstemmed Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
title_sort Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
author Cortez, Marco Túlio Jorge
author_facet Cortez, Marco Túlio Jorge
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Marco Túlio Jorge
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Socioambientalismo
Ideologia
Cinema
Socio-environmentalism
Ideology
Cine
Ideología
topic Cinema
Socioambientalismo
Ideologia
Cinema
Socio-environmentalism
Ideology
Cine
Ideología
description The present work reports, analyzes and discusses the educational experience, held at the Federal University of Lavras, of the mini-course called "Critical Environmental Education", which it had as a means of stimulating discussions, the American commercial film "The Syndrome of China". The mini-course took place beyond the exhibition of the film with the discussion of issues such as the interest of the media and its role in capitalist society and proposed dialogues regarding overcoming this model of production. Evaluating the mini-course through written evaluations and analyzing through the analysis of thematic content, five categories were constructed that deal with topics such as the nature of critical environmental education, the methodology of mini-course and its importance for teacher training, relationships between media and capital and dialogues between the concepts of reality, news and truth. Stating with this work that, the historical-critical understanding of the media made possible by the minicourse was of great importance for the training of its participants, especially those who are already educators or are in the training since these are the main agents of environmental education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-01T14:27:08Z
2019-03-01T14:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORTEZ, M. T. J.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 1-15, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181946.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122
identifier_str_mv CORTEZ, M. T. J.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 1-15, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181946.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439240288272384