Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122 |
Resumo: | The present work reports, analyzes and discusses the educational experience, held at the Federal University of Lavras, of the mini-course called "Critical Environmental Education", which it had as a means of stimulating discussions, the American commercial film "The Syndrome of China". The mini-course took place beyond the exhibition of the film with the discussion of issues such as the interest of the media and its role in capitalist society and proposed dialogues regarding overcoming this model of production. Evaluating the mini-course through written evaluations and analyzing through the analysis of thematic content, five categories were constructed that deal with topics such as the nature of critical environmental education, the methodology of mini-course and its importance for teacher training, relationships between media and capital and dialogues between the concepts of reality, news and truth. Stating with this work that, the historical-critical understanding of the media made possible by the minicourse was of great importance for the training of its participants, especially those who are already educators or are in the training since these are the main agents of environmental education. |
id |
UFLA_d6431498689205b45903a14e3387c8f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/33122 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docenteDialogues between media and critical environmental education from the film 'The Syndrome of China' in a teacher training experienceEl Diálogos en los medios de comunicación y la educación ambiental crítica por la película 'El Síndrome de China' en una experiencia de formación docenteCinemaSocioambientalismoIdeologiaCinemaSocio-environmentalismIdeologyCineIdeologíaThe present work reports, analyzes and discusses the educational experience, held at the Federal University of Lavras, of the mini-course called "Critical Environmental Education", which it had as a means of stimulating discussions, the American commercial film "The Syndrome of China". The mini-course took place beyond the exhibition of the film with the discussion of issues such as the interest of the media and its role in capitalist society and proposed dialogues regarding overcoming this model of production. Evaluating the mini-course through written evaluations and analyzing through the analysis of thematic content, five categories were constructed that deal with topics such as the nature of critical environmental education, the methodology of mini-course and its importance for teacher training, relationships between media and capital and dialogues between the concepts of reality, news and truth. Stating with this work that, the historical-critical understanding of the media made possible by the minicourse was of great importance for the training of its participants, especially those who are already educators or are in the training since these are the main agents of environmental education.O presente trabalho relata, analisa e discute a experiencia educativa, realizada na Universidade Federal de Lavras, do minicurso de nome “Educação Ambiental Crítica”, que teve como meio potencializador de discussões o filme comercial americano “A Síndrome da China”. O minicurso se deu, além da exibição do filme, com a discussão de questões como, os interesses da mídia e seu papel na sociedade capitalista e propôs diálogos a respeito da superação desse modelo de produção. Avaliando o minicurso por meio de avaliações escritas e o analisando por meio da análise de conteúdo temática, foram construídas cinco categorias que versam sobre temas como, a natureza da educação ambiental crítica, a metodologia do minicurso e sua importância para a formação de professores, as relações entre mídia e capital e diálogos entre os conceitos de realidade, notícia e verdade. Constatando com este trabalho, que a compreensão histórico-crítica da mídia possibilitada pelo minicurso foi de grande importância para a formação de seus participantes, principalmente daqueles que já são educadores ou estão em formação tendo em vista que estes são os principais agentes da educação ambiental.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)2019-03-01T14:27:08Z2019-03-01T14:27:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORTEZ, M. T. J.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 1-15, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181946.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCortez, Marco Túlio JorgeTemoteo, Paulo Antônio de OliveiraNascimento Junior, Antonio Fernandespor2019-03-01T14:27:09Zoai:localhost:1/33122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-03-01T14:27:09Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente Dialogues between media and critical environmental education from the film 'The Syndrome of China' in a teacher training experience El Diálogos en los medios de comunicación y la educación ambiental crítica por la película 'El Síndrome de China' en una experiencia de formación docente |
title |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente |
spellingShingle |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente Cortez, Marco Túlio Jorge Cinema Socioambientalismo Ideologia Cinema Socio-environmentalism Ideology Cine Ideología |
title_short |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente |
title_full |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente |
title_fullStr |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente |
title_sort |
Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente |
author |
Cortez, Marco Túlio Jorge |
author_facet |
Cortez, Marco Túlio Jorge Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Marco Túlio Jorge Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Socioambientalismo Ideologia Cinema Socio-environmentalism Ideology Cine Ideología |
topic |
Cinema Socioambientalismo Ideologia Cinema Socio-environmentalism Ideology Cine Ideología |
description |
The present work reports, analyzes and discusses the educational experience, held at the Federal University of Lavras, of the mini-course called "Critical Environmental Education", which it had as a means of stimulating discussions, the American commercial film "The Syndrome of China". The mini-course took place beyond the exhibition of the film with the discussion of issues such as the interest of the media and its role in capitalist society and proposed dialogues regarding overcoming this model of production. Evaluating the mini-course through written evaluations and analyzing through the analysis of thematic content, five categories were constructed that deal with topics such as the nature of critical environmental education, the methodology of mini-course and its importance for teacher training, relationships between media and capital and dialogues between the concepts of reality, news and truth. Stating with this work that, the historical-critical understanding of the media made possible by the minicourse was of great importance for the training of its participants, especially those who are already educators or are in the training since these are the main agents of environmental education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-03-01T14:27:08Z 2019-03-01T14:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORTEZ, M. T. J.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 1-15, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181946. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122 |
identifier_str_mv |
CORTEZ, M. T. J.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Diálogos entre a mídia e a educação ambiental crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma experiência de formação docente. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 1-15, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181946. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fórum Ambiental da Alta Paulista reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439240288272384 |