O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Tarcisio Dunga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802
Resumo: ResumoNeste artigo, discuto como pessoas trans percorrem um caminho de busca por reconhecimento no cotidiano escolar, alertando para as intempéries que demarcam esse processo. Para isso, utilizo, enquanto experiência empírica, as narrativas de uma jovem transexual em duas escolas cidade de Natal/RN, salientando como os marcadores "˜gênero"™ e "˜sexualidade"™ inferem nessa conjuntura. Tais marcadores possibilitarão entender como um complexo emaranhado de práticas e discursos do/no espaço educacional distanciam pessoas trans da categoria "˜cidadania"™. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo qualitativa, com desdobramento etnográfico. A análise dos achados da pesquisa foi possibilitada a partir da análise de conteúdo (Caregnato e Mutti, 2006).Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Escola. Natal/RN.THE SET OF EXCLUSIONS:Intersections between trans* experience(s) and school environment in the city of Natal / RNAbstractIn this article, I discuss how trans people go through a path of search for recognition in everyday school, alerting to the intemperies that demarcate this process. For that, I use, as empirical experience, the narratives of a young transsexual in two schools of Natal / RN, highlighting how the markers 'gender' and 'sexuality' infer in this conjuncture. Such markers will make it possible to understand how a complex tangle of practices and discourses in the educational space distances trans people from the category 'citizenship'. Methodologically, the research is classified as being qualitative, with ethnographic unfolding. The analysis of the research findings was made possible through content analysis (Caregnato and Mutti, 2006).Keywords: Gender. Transsexuality. School. Natal, RN.
id GPCS-1_7492c721d2f073784e60ea5222ffa68b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/802
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.GêneroExperiências transEscolaNatal/RN.ResumoNeste artigo, discuto como pessoas trans percorrem um caminho de busca por reconhecimento no cotidiano escolar, alertando para as intempéries que demarcam esse processo. Para isso, utilizo, enquanto experiência empírica, as narrativas de uma jovem transexual em duas escolas cidade de Natal/RN, salientando como os marcadores "˜gênero"™ e "˜sexualidade"™ inferem nessa conjuntura. Tais marcadores possibilitarão entender como um complexo emaranhado de práticas e discursos do/no espaço educacional distanciam pessoas trans da categoria "˜cidadania"™. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo qualitativa, com desdobramento etnográfico. A análise dos achados da pesquisa foi possibilitada a partir da análise de conteúdo (Caregnato e Mutti, 2006).Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Escola. Natal/RN.THE SET OF EXCLUSIONS:Intersections between trans* experience(s) and school environment in the city of Natal / RNAbstractIn this article, I discuss how trans people go through a path of search for recognition in everyday school, alerting to the intemperies that demarcate this process. For that, I use, as empirical experience, the narratives of a young transsexual in two schools of Natal / RN, highlighting how the markers 'gender' and 'sexuality' infer in this conjuncture. Such markers will make it possible to understand how a complex tangle of practices and discourses in the educational space distances trans people from the category 'citizenship'. Methodologically, the research is classified as being qualitative, with ethnographic unfolding. The analysis of the research findings was made possible through content analysis (Caregnato and Mutti, 2006).Keywords: Gender. Transsexuality. School. Natal, RN.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 124-1372317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Tarcisio Dunga2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/802Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-06T12:28:07.148825Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
title O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
spellingShingle O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
Pinheiro, Tarcisio Dunga
Gênero
Experiências trans
Escola
Natal/RN.
title_short O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
title_full O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
title_fullStr O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
title_full_unstemmed O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
title_sort O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
author Pinheiro, Tarcisio Dunga
author_facet Pinheiro, Tarcisio Dunga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Tarcisio Dunga
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Experiências trans
Escola
Natal/RN.
topic Gênero
Experiências trans
Escola
Natal/RN.
description ResumoNeste artigo, discuto como pessoas trans percorrem um caminho de busca por reconhecimento no cotidiano escolar, alertando para as intempéries que demarcam esse processo. Para isso, utilizo, enquanto experiência empírica, as narrativas de uma jovem transexual em duas escolas cidade de Natal/RN, salientando como os marcadores "˜gênero"™ e "˜sexualidade"™ inferem nessa conjuntura. Tais marcadores possibilitarão entender como um complexo emaranhado de práticas e discursos do/no espaço educacional distanciam pessoas trans da categoria "˜cidadania"™. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo qualitativa, com desdobramento etnográfico. A análise dos achados da pesquisa foi possibilitada a partir da análise de conteúdo (Caregnato e Mutti, 2006).Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Escola. Natal/RN.THE SET OF EXCLUSIONS:Intersections between trans* experience(s) and school environment in the city of Natal / RNAbstractIn this article, I discuss how trans people go through a path of search for recognition in everyday school, alerting to the intemperies that demarcate this process. For that, I use, as empirical experience, the narratives of a young transsexual in two schools of Natal / RN, highlighting how the markers 'gender' and 'sexuality' infer in this conjuncture. Such markers will make it possible to understand how a complex tangle of practices and discourses in the educational space distances trans people from the category 'citizenship'. Methodologically, the research is classified as being qualitative, with ethnographic unfolding. The analysis of the research findings was made possible through content analysis (Caregnato and Mutti, 2006).Keywords: Gender. Transsexuality. School. Natal, RN.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 124-137
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1792807729373380608