O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802 |
Resumo: | ResumoNeste artigo, discuto como pessoas trans percorrem um caminho de busca por reconhecimento no cotidiano escolar, alertando para as intempéries que demarcam esse processo. Para isso, utilizo, enquanto experiência empírica, as narrativas de uma jovem transexual em duas escolas cidade de Natal/RN, salientando como os marcadores "˜gênero"™ e "˜sexualidade"™ inferem nessa conjuntura. Tais marcadores possibilitarão entender como um complexo emaranhado de práticas e discursos do/no espaço educacional distanciam pessoas trans da categoria "˜cidadania"™. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo qualitativa, com desdobramento etnográfico. A análise dos achados da pesquisa foi possibilitada a partir da análise de conteúdo (Caregnato e Mutti, 2006).Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Escola. Natal/RN.THE SET OF EXCLUSIONS:Intersections between trans* experience(s) and school environment in the city of Natal / RNAbstractIn this article, I discuss how trans people go through a path of search for recognition in everyday school, alerting to the intemperies that demarcate this process. For that, I use, as empirical experience, the narratives of a young transsexual in two schools of Natal / RN, highlighting how the markers 'gender' and 'sexuality' infer in this conjuncture. Such markers will make it possible to understand how a complex tangle of practices and discourses in the educational space distances trans people from the category 'citizenship'. Methodologically, the research is classified as being qualitative, with ethnographic unfolding. The analysis of the research findings was made possible through content analysis (Caregnato and Mutti, 2006).Keywords: Gender. Transsexuality. School. Natal, RN. |
id |
GPCS-1_7492c721d2f073784e60ea5222ffa68b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/802 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN.GêneroExperiências transEscolaNatal/RN.ResumoNeste artigo, discuto como pessoas trans percorrem um caminho de busca por reconhecimento no cotidiano escolar, alertando para as intempéries que demarcam esse processo. Para isso, utilizo, enquanto experiência empírica, as narrativas de uma jovem transexual em duas escolas cidade de Natal/RN, salientando como os marcadores "˜gênero"™ e "˜sexualidade"™ inferem nessa conjuntura. Tais marcadores possibilitarão entender como um complexo emaranhado de práticas e discursos do/no espaço educacional distanciam pessoas trans da categoria "˜cidadania"™. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo qualitativa, com desdobramento etnográfico. A análise dos achados da pesquisa foi possibilitada a partir da análise de conteúdo (Caregnato e Mutti, 2006).Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Escola. Natal/RN.THE SET OF EXCLUSIONS:Intersections between trans* experience(s) and school environment in the city of Natal / RNAbstractIn this article, I discuss how trans people go through a path of search for recognition in everyday school, alerting to the intemperies that demarcate this process. For that, I use, as empirical experience, the narratives of a young transsexual in two schools of Natal / RN, highlighting how the markers 'gender' and 'sexuality' infer in this conjuncture. Such markers will make it possible to understand how a complex tangle of practices and discourses in the educational space distances trans people from the category 'citizenship'. Methodologically, the research is classified as being qualitative, with ethnographic unfolding. The analysis of the research findings was made possible through content analysis (Caregnato and Mutti, 2006).Keywords: Gender. Transsexuality. School. Natal, RN.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 124-1372317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Tarcisio Dunga2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/802Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-06T12:28:07.148825Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
title |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
spellingShingle |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. Pinheiro, Tarcisio Dunga Gênero Experiências trans Escola Natal/RN. |
title_short |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
title_full |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
title_fullStr |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
title_full_unstemmed |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
title_sort |
O CONJUNTO DAS EXCLUSÕS: Intersecções entre vivência(s) trans* e ambiente escolar na cidade de Natal/RN. |
author |
Pinheiro, Tarcisio Dunga |
author_facet |
Pinheiro, Tarcisio Dunga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Tarcisio Dunga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Experiências trans Escola Natal/RN. |
topic |
Gênero Experiências trans Escola Natal/RN. |
description |
ResumoNeste artigo, discuto como pessoas trans percorrem um caminho de busca por reconhecimento no cotidiano escolar, alertando para as intempéries que demarcam esse processo. Para isso, utilizo, enquanto experiência empírica, as narrativas de uma jovem transexual em duas escolas cidade de Natal/RN, salientando como os marcadores "˜gênero"™ e "˜sexualidade"™ inferem nessa conjuntura. Tais marcadores possibilitarão entender como um complexo emaranhado de práticas e discursos do/no espaço educacional distanciam pessoas trans da categoria "˜cidadania"™. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo qualitativa, com desdobramento etnográfico. A análise dos achados da pesquisa foi possibilitada a partir da análise de conteúdo (Caregnato e Mutti, 2006).Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Escola. Natal/RN.THE SET OF EXCLUSIONS:Intersections between trans* experience(s) and school environment in the city of Natal / RNAbstractIn this article, I discuss how trans people go through a path of search for recognition in everyday school, alerting to the intemperies that demarcate this process. For that, I use, as empirical experience, the narratives of a young transsexual in two schools of Natal / RN, highlighting how the markers 'gender' and 'sexuality' infer in this conjuncture. Such markers will make it possible to understand how a complex tangle of practices and discourses in the educational space distances trans people from the category 'citizenship'. Methodologically, the research is classified as being qualitative, with ethnographic unfolding. The analysis of the research findings was made possible through content analysis (Caregnato and Mutti, 2006).Keywords: Gender. Transsexuality. School. Natal, RN. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/802/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 124-137 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1792807729373380608 |