"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, José Carlos, Ril, Stephany Yolanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808
Resumo: ResumoEste trabalho trata de um relato de experiência sobre o processo educativo desenvolvido com um grupo de adolescentes das zonas periféricas de Florianópolis, cujo o objetivo foi promover um espaço de debate para inserção dos conceitos sobre gênero permitindo que a/o adolescente identificasse e problematizasse questões dadas socialmente como naturais. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial buscou-se: 1) valorizar as realidades das/os adolescentes para que elas conduzissem a um estado de reflexão; 2) construir uma relação dialógica entre as educadoras e o grupo de trabalho. Ao todo, participaram 19 adolescentes, de ambos os gêneros, entre 14 e 17 anos. A experiência permitiu observar a importância de considerar as múltiplas realidades locais para a compreensão da temática e a abertura das/os adolescentes paras as questões de gênero.Palavras-chave: Gênero. Adolescentes. Processo educativo."Like a girl": case studies on the educational process for promoting the gender debate with adolescents from FlorianópolisAbstract This work deals with a case studies about the educational process developed with a group of teenagers from the peripheral areas of Florianópolis, whose goal was to promote a discussion space for integration of gender concepts allowing the teenager to identify and questioning issues given socially as natural. Through a methodology of experiential learning-teaching sought: 1) highlight the realities of teenagers so that they lead to a state of reflection; 2) build a relation between horizontal and dialogic the educators and the working group. In all, 19 teenagers of both sexes, between 14 and 17 years. The experience allowed to observe the importance of considering the multiple local realities to the understanding of the theme and the opening of teenagers for the gender issues.Keywords: Gender. Adolescents. Educational process.
id GPCS-1_7bee341456fed410fa71a1a56fc463f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolisgêneroadolescentesprocesso educativo.ResumoEste trabalho trata de um relato de experiência sobre o processo educativo desenvolvido com um grupo de adolescentes das zonas periféricas de Florianópolis, cujo o objetivo foi promover um espaço de debate para inserção dos conceitos sobre gênero permitindo que a/o adolescente identificasse e problematizasse questões dadas socialmente como naturais. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial buscou-se: 1) valorizar as realidades das/os adolescentes para que elas conduzissem a um estado de reflexão; 2) construir uma relação dialógica entre as educadoras e o grupo de trabalho. Ao todo, participaram 19 adolescentes, de ambos os gêneros, entre 14 e 17 anos. A experiência permitiu observar a importância de considerar as múltiplas realidades locais para a compreensão da temática e a abertura das/os adolescentes paras as questões de gênero.Palavras-chave: Gênero. Adolescentes. Processo educativo."Like a girl": case studies on the educational process for promoting the gender debate with adolescents from FlorianópolisAbstract This work deals with a case studies about the educational process developed with a group of teenagers from the peripheral areas of Florianópolis, whose goal was to promote a discussion space for integration of gender concepts allowing the teenager to identify and questioning issues given socially as natural. Through a methodology of experiential learning-teaching sought: 1) highlight the realities of teenagers so that they lead to a state of reflection; 2) build a relation between horizontal and dialogic the educators and the working group. In all, 19 teenagers of both sexes, between 14 and 17 years. The experience allowed to observe the importance of considering the multiple local realities to the understanding of the theme and the opening of teenagers for the gender issues.Keywords: Gender. Adolescents. Educational process.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 213-2242317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Inara Fonseca Ferreira Mandu daLeite, José CarlosRil, Stephany Yolanda2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2017-07-28T07:35:36Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
title "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
spellingShingle "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da
gênero
adolescentes
processo educativo.
title_short "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
title_full "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
title_fullStr "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
title_full_unstemmed "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
title_sort "COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
author Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da
author_facet Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da
Leite, José Carlos
Ril, Stephany Yolanda
author_role author
author2 Leite, José Carlos
Ril, Stephany Yolanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da
Leite, José Carlos
Ril, Stephany Yolanda
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
adolescentes
processo educativo.
topic gênero
adolescentes
processo educativo.
description ResumoEste trabalho trata de um relato de experiência sobre o processo educativo desenvolvido com um grupo de adolescentes das zonas periféricas de Florianópolis, cujo o objetivo foi promover um espaço de debate para inserção dos conceitos sobre gênero permitindo que a/o adolescente identificasse e problematizasse questões dadas socialmente como naturais. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial buscou-se: 1) valorizar as realidades das/os adolescentes para que elas conduzissem a um estado de reflexão; 2) construir uma relação dialógica entre as educadoras e o grupo de trabalho. Ao todo, participaram 19 adolescentes, de ambos os gêneros, entre 14 e 17 anos. A experiência permitiu observar a importância de considerar as múltiplas realidades locais para a compreensão da temática e a abertura das/os adolescentes paras as questões de gênero.Palavras-chave: Gênero. Adolescentes. Processo educativo."Like a girl": case studies on the educational process for promoting the gender debate with adolescents from FlorianópolisAbstract This work deals with a case studies about the educational process developed with a group of teenagers from the peripheral areas of Florianópolis, whose goal was to promote a discussion space for integration of gender concepts allowing the teenager to identify and questioning issues given socially as natural. Through a methodology of experiential learning-teaching sought: 1) highlight the realities of teenagers so that they lead to a state of reflection; 2) build a relation between horizontal and dialogic the educators and the working group. In all, 19 teenagers of both sexes, between 14 and 17 years. The experience allowed to observe the importance of considering the multiple local realities to the understanding of the theme and the opening of teenagers for the gender issues.Keywords: Gender. Adolescents. Educational process.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 213-224
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645381009408